Olá! Meu nome é Gustavo também conhecido por GustavoRPS;
Tenho mais de 10 anos de experiência no mercado de tecnologia da informação, passando por instituições como Vale, Accenture, Universidade Federal do Espírito Santo, entre outras;
Tenho sistemas rodando em Java, JavaScript (Node.js) e Python.
Tenho experiência com diversos frameworks, bibliotecas e pacotes;
Sou especialista em desenvolvimento web e APIs.
Sou apaixonado por tecnologia tendo contato desde os 14 anos e sendo minha principal fonte de renda desde então;
Utilizo a metodologia de Projeto de Aprendizagem que é uma pedagog…
Olá! Meu nome é Gustavo também conhecido por GustavoRPS;
Tenho mais de 10 anos de experiência no mercado de tecnologia da informação, passando por instituições como Vale, Accenture, Universidade Federal do Espírito Santo, entre outras;
Tenho sistemas rodando em Java, JavaScript (Node.js) e Python.
Tenho experiência com diversos frameworks, bibliotecas e pacotes;
Sou especialista em desenvolvimento web e APIs.
Sou apaixonado por tecnologia tendo contato desde os 14 anos e sendo minha principal fonte de renda desde então;
Utilizo a metodologia de Projeto de Aprendizagem que é uma pedagogia construtivista que tem como propósito promover aprendizado profundo através de um enfoque baseado em indagações para engajar os alunos com questões e conflitos que sejam ricos, reais e relevantes a suas vidas.
Desenvolvo os projetos de aprendizagem conforme etapas sistemáticas, cada uma delas produzindo conteúdos para serem utilizados pela próxima, de modo que todas elas são interconectadas.
Para saber mais leia sobre as etapas abaixo:
A primeira etapa é a de identificação da questão de investigação. É necessário que os alunos livremente possam expressar questões sem que se preocupem em ser julgados ou inibidos de alguma forma. É a fase onde o aluno expõe problemas que de certa forma instigam-no a caminho da solução.
A segunda etapa é a identificação da relevância das questões levantadas para investigação. Para tal, é necessário que haja uma forma de os alunos avaliarem seus interesses nas questões levantadas e para isto uma votação é necessária. Durante esta etapa, o professor poderá identificar as questões mais relevantes (votadas) e ir fechando as votações, para que outras questões sejam avaliadas. À medida que houver a visibilidade de quais questões estão sendo escolhidas, o professor poderá optar por trabalhar com várias questões de investigação, de modo que abranja todos os alunos e interesses.
Assim que as questões de investigação forem criadas, dentro do espaço do projeto de aprendizagem, os alunos ingressam em sua questão escolhida, tendo acesso a um novo espaço com os recursos para iniciarem sua participação em determinada questão de investigação.
Ao depararem-se com a questão de investigação escolhida, cada aluno precisa realizar um levantamento do que ele sabe sobre aquele assunto e do que ele não sabe. Esta etapa é o registro de dúvidas e certezas que é essencial para que se identifique o conhecimento que será validado e construído dentro do projeto.
O próximo passo dentro do projeto é analisar todo o conteúdo levantado e subtrair semelhanças e tratar particularidades. Deste modo, questões duplicadas são removidas, erros e inconcordâncias são corrigidos e as questões seguem para a etapa de criação de unidade de investigação.
Na fase de criação de unidades de investigação, as dúvidas e certezas de temas semelhantes ou de afinidades são classificados em blocos. Isso facilitará a abordagem das mesmas pelos alunos, seguindo a estratégia de dividir e conquistar. Assim, os alunos integram unidades de investigação para validação das certezas e busca pelas respostas.
Durante a fase de validação e busca pelas respostas, os alunos estarão envolvidos diretamente com informações e artefatos. É uma etapa de grande potencial de construção de conhecimento. Todos os envolvidos em uma unidade de investigação comunicam-se, debatem, escrevem e atualizam informações que validem e respondam às dúvidas e certezas da unidade de investigação. Durante esta etapa, é esperado que surjam novas certezas e novas dúvidas, por isso o inventário é constantemente alterado.
À medida que as unidades de investigação são populadas com conteúdos, o professor vai acompanhando os avanços gerais e individuais dentro de cada microetapa, tendo acesso a conteúdos pessoais de cada aluno, como diários de bordo e páginas individuais, até conteúdos coletivos como páginas colaborativas.
Quando as unidades de investigação estiverem completas, os alunos formulam uma síntese, que é uma descrição para aquela unidade de investigação respondendo às dúvidas levantadas e validando as certezas. O resultado pode ser um mapa conceitual, um texto dissertativo, um vídeo gravado ou quaisquer artefatos que siga a metodologia desejada pelos professores. Este compilado é o fecho daquela unidade de investigação em especial e sintetiza todo o trabalho formulado pelo grupo, sendo disponível para visualização pública pelos demais grupos do projeto ou quem mais for necessário.
Na próxima etapa, os alunos tem acesso à sintese formulada pelos demais grupos e podem contribuir com comentários. Todas as sínteses permanecem disponíveis para os alunos, que compreenderão em que os demais colegas contribuíram para a resolução da questão de investigação e para o projeto em si.
A parte final compreende em uma síntese que busca unir todas as unidades de investigação e explicitar todos os avanços dentro do projeto, respondendo à questão de investigação. Nesta fase, todos os alunos possuem os mesmos artefatos de construção do conhecimento, tanto o construído por eles, quanto pelos demais colegas. Após a construção da síntese final, os alunos apresentam os resultados para todos os envolvidos e disponibilizam-nos para público, que compreende a etapa final do projeto de aprendizagem.
Ofereço a primeira aula demonstrativa gratuita sem compromisso, para que você tenha a oportunidade de conhecer minha metodologia e minha dinâmica.
Se você quer aprender programação de verdade, contate-me aqui! Vamos começar? Automatizar tarefas? Desenvolver um projeto? Criar uma startup?
Tem alguma dúvida? Que desmitificar a programação? Estou a disposição! Vamos em frente? Estou aqui para te ajudar. Até mais!
Aulas sempre dinâmicas, compartilhando muito conhecimento, com Boa didática. Ate o momento tenho feito aulas de php e javascript e tenho evoluído bastante graças as aulas. Super recomendo.