Os 4 passos para ir atrás do primeiro emprego
Por: Hardtec E.
25 de Setembro de 2022

Os 4 passos para ir atrás do primeiro emprego

4 passos que irão te ajudar a seguir um caminho

Coaching Planejamento pessoal Planejamento de carreira Empregabilidade Primeiro Emprego

Muitas pessoas ficam a procura do primeiro emprego ou até mesmo quando saem de um e começam uma nova jornada atrás do proximo, mas você ja parou e planejou o que iria fazer para encontrar o emprego ideal para você?

Nesse artigo vamos explorar o plano de ação, 4 passos que irão te ajudar a encontrar o emprego ideal para você, mas antes temos que deixar claro que tudo depende de você, sim de você! Esses 4 passoas apenas irão te ajudar a tomar um caminho, saber o que fazer e o proximo passo a seguir.

 

OS 4 PASSOS PARA IR ATRÁS DO PRIMEIRO EMPREGO

 

1 - O QUE EU GOSTO DE FAZER E NO QUE SOU BOM FAZENDO.

Comece se fazendo esssas duas perguntas, muitas vezes apenas queremos um emprego no qual ganhamos bem, e ta tudo bem por querer isso, mas não podemos esquecer que um emprego é o local no qual passamos a maior parte das nossas vidas, por isso temos que entender o que gostamos de fazer. Já que quando trabalhamos com o que gostamos o trabalho deixa de ser um trabalho, e assim evitamos de fazer algo que não gostamos e não nos faz sentirmos bem.

Então primeiro temos que saber o que gostamos de fazer, mas tendo em mente que não se limita a apenas isso mesmo que gostemos de fazer derterminada coisa ainda precisamos ser bom no que fazemos, logico que se é algo que você realmente gosta e quer seguir, se dedique e aprimore suas habilidades.

A segunda coisa é ser bom em algo, muitas vezes amigos ou familiares nos pedem para fazer determinada coisa, porque eles acham que somos bons ou pelo menos melhor do que eles ao fazer determinada coisa.

Assim que temos claro na nossa mente o que gostamos de fazer e no que somos bons fazendo, podemos ir para o proximo passo.

 

2 - QUAIS MINHAS EXPERIENCIAS E HABILIDADES.

Quando se fala em trabalho todos nos temos alguma experiência ou habilidade, mesmo que seja algo simples. Nessa etapa vamos endender o que é experiêcia e habilidades.

Muitas pessoas cometem o erro de achar que experiência apenas se encaixa no anbito profissonal, ou seja, apenas pessoas que ja trabalharam em empresas tem experiência, mas não é bem assim, experiência é tudo aquilo no qual você ja vivenciou, fez ou executou na pratica. Caso você tenha feito algo na pratica por um determinado tempo e acabou aprendendo a executar tal função você ja tem a experiencia em tal área.

Quando falamos de habilidades não esta longe de experiencia, já que se trata de algo no que sabemos fazer e podemos ser até mesmo bons fazendo como, por exemplo, cozinhar, podemos saber cozinhar e sermos bons cozinhando ja que é algo no qual fazemos na pratica.

Agora que temos uma noção do que é experiência e habilidades, para e análise suas experiências e habilidades.

 

3 - QUAL AREA DE ATUAÇÃO EU MAIS ME ENCAIXO

Após entender o passo 1 e o passo 2, vamos analizar qual área você mais se encaixa.

Caso você seja uma pessoa na qual gosta de cozinhar e é boa cozinhando, além de já ter alguma experiência fazendo bolos e vendendo, por exemplo, já podemos ter uma análise de possiveis áreas na qual você poderia atuar, como: confeiteiro, auxiliar de confeitaria, auxiliar de produção, boleira entre outros...

Com isso em mente, liste o que você gosta de fazer e no que é bom fazendo, suas experiências e habilidades e depois analise quais as áreas que elas mais se encaixam e faça uma peguena lista dessas areas no minimo uma lista com 5 possiveis áreas. Agora se pergunte se você tem capacidade de atuar nessas areas, ja que tem áreas que se precisa ter uma faculdade para atuar, como é o caso de medicina. 

Agora com sua análise ja feita vamos para o proximo e ultimo passo.

 

4 - QUAIS EMPRESAS NA MINHA CIDADE OU CIDADE VISINHA ATUAM NESSA ÁREA.

Nessa última epata temos que procurar os possiveis locais onde podemos trabalhar, então saia de casa e vá fazer uma procura atrás das possiveis empresas na qual atuam na área que você quer seguir, faça um lista com no minimo 5 locais, estude sobre esses locais e se prepare para ir levar um curriculo.

Sempre que for entregar curriculo vá bem vestido, como dizem a primeira aparencia é a que fica, se vista como se estuvesse indo para uma entrevista de emprego, que não real não é muito diferente disso. Quando chegar no local sempre procure pelo responsavel pelo estabelecimento e peça para ter uma conversa com ele pessoalmente, fale dos motivos de esta indo falar com ele, suas habilidades, experiencias e no por que quer trabalhar naquele estabelecimento, nunca fale que é apenas pelo dinheiro.

Durante a conversa mantenha um postura reta e confiante, fale olhando olho no olho e mostrando que esta prestando atenção no que o outro fala, apos a conversa deixe seu curriculo nas mãos do responsavel pelo estabelecimento que assim que surgir uma vaga que se encaixe com você ela ira entrar em contato, já que você deixou uma imagem marcante na mente dele.

Esses 4 passos são apenas para te ajudar a seguir um caminho e facilitar a sua procura por um trabalho, possa ser que não consiga de primeira ou demore ate um tempo para conseguir, mas usando esses 4 passos vai aumentar suas chances de conseguir o tão desejado emprego.

 

R$ 40 / h
Hardtec E.
Girau do Ponciano / AL
Hardtec E.
1ª hora grátis
Para quem quiser conhecer mais do mundo da tecnologia, venha desbravar esse novo mundo comigo
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil