Natureza e formação da humanidade
Por: Nilton M.
19 de Julho de 2022

Natureza e formação da humanidade

O surgimento da espécie humana

História História Geral Ensino Médio Reforço Escolar

Quem somos e como chegamos até aqui? Desde quando o planeta Terra existe e é habitado por seres humanos? De que forma nos aproximamos e nos distanciamos da natureza? O que nos diferencia de outras espécies animais?

Os seres humanos sempre tiveram curiosidade em saber sua própria origem. 
Além das investigações sobre o princípio do universo e dos organismos vivos do planeta, muitas pesquisas científicas são desenvolvidas com o objetivo de compreender o processo evolutivo humano. Por meio dos estudos de biologia, arqueologia e paleontologia, é possível acessar várias informações que possibilitam a elaboração de hipóteses e teorias. 
Uma das principais teorias científicas sobre o aparecimento da vida e a trajetória da humanidade é o evolucionismo, ou darwinismo, segundo a qual o ser humano e os demais seres vivos originaram-se de organismos mais simples, que sofreram transformações ao longo do tempo. Formulada na segunda metade do século XIX, com base em estudos realizados pelos naturalistas ingleses Charles Darwin e Alfred Russel Wallace, essa teoria fundamenta-se, entre outras análises, na observação de fósseis de seres vivos. Darwin e Wallace perceberam que alguns indivíduos da mesma espécie apresentavam variações que os tornavam mais adaptados ao ambiente do que outros. Segundo a teoria evolucionista, tais variações conferem vantagens que aumentam as chances de sobrevivência e de geração de descendentes herdeiros das mesmas características. Esse processo foi denominado seleção natural.
Wallace viajou para o Brasil, a Indonésia e a Malásia entre 1848 e 1852 e coletou plantas e animais para realizar as suas pesquisas. Com base nas correspondências trocadas com Wallace e no conhecimento construído com outros cientistas, como botânicos e zoólogos, Darwin publicou, em 1859, o livro A origem das espécies, em que apresenta um amplo estudo sobre a formação, a evolução e a extinção das espécies. Doze anos depois, ele publicou A origem do homem e a seleção sexual, que trata especificamente da evolução da espécie humana. Diferentemente do que se costuma imaginar, Darwin nunca afirmou que os seres humanos descendiam dos macacos, e sim que a espécie humana e os grandes primatas, como gorilas e chimpanzés, evoluíram de um ancestral comum.

PRIMEIROS HOMINÍDEOS:
Como vimos, segundo a teoria evolucionista, os seres humanos e os grandes primatas têm um ancestral comum. 
Com base na análise de fósseis e em pesquisas genéticas desenvolvidas nas últimas décadas nos campos da antropologia, da biologia e da arqueologia, presume-se que a separação entre a linhagem dos seres humanos e a dos grandes primatas ocorreu entre 10 e 7 milhões de anos atrás. 
A maior quantidade de fósseis, incluindo os mais antigos, foi descoberta na África. Em razão disso, os pesquisadores concluíram que os seres humanos tiveram origem nesse continente.
Os seres originados da ordem dos primatas e com algumas características semelhantes às do ser humano moderno foram chamados hominídeos.
Os primeiros hominídeos de que temos notícia viveram nas savanas africanas há cerca de 4,3 milhões de anos e pertenceram ao gênero Australopithecus. No período compreendido entre 4 e 1 milhão de anos atrás, diversas espécies de australopitecos podem ter coexistido e, eventualmente, competido umas com as outras. Estudos indicam que se alimentavam de folhas, grãos e frutos e andavam sobre as duas pernas sem apoio dos braços.

PARA ENRIQUECER O CONHECIMENTO, VOCÊ SABE O QUE É UM FOSSIL? Fóssil: resto de ser vivo (ou evidência de vida) preservado, durante muitos anos, em diversos materiais por meio de processos naturais. Conchas, ossos e madeira ou marcas, como pedras trabalhadas e pegadas, podem ser considerados fósseis.

GÊNERO HOMO:
É possível que mudanças ambientais nas savanas africanas tenham provocado a extinção de grande parte das espécies de australopitecos. No entanto, algumas linhagens, por apresentarem características que facilitavam a adaptação ao ambiente, sobreviveram e geraram descendentes. Alguns desses descendentes deram origem ao gênero Homo por volta de 2,5 milhões de anos atrás. Acredita-se que o Homo sapiens, espécie à qual pertencemos e única sobrevivente do gênero Homo, tenha se desenvolvido no continente africano há aproximadamente 150 mil anos. As principais características de algumas espécies do gênero Homo são:
Homo habilis – Primeira espécie do gênero Homo. Foi a primeira a fabricar instrumentos de pedra, osso e madeira.
Homo erectus – Andava completamente ereta. Começou a dominar o fogo e a lascar a pedra. Habitava em cavernas. Foi a primeira a sair da África para viver na Ásia e na Europa.
Homo neanderthalensis – Provavelmente conviveu com o Homo sapiens. Vivia em grupos, fabricava instrumentos de pedra, vestia-se com peles de animais e enterrava seus mortos. Comunicava-se por meio de sons articulados.
Homo sapiens – Espécie à qual pertencemos. Desenvolveu as técnicas da cerâmica e da metalurgia. Construiu cidades e desenvolveu a agricultura e a criação de animais. 
Elaborou a linguagem falada e, depois, a escrita

ÁRVORE DA EVOLUÇÃO HUMANA

ANÁLISE DE IMAGEM:

1. Por que não é possível representar a evolução da espécie humana de forma linear e contínua?
2. Como se chama o gênero que teve existência simultânea com o gênero Homo, do qual se originou o Homo sapiens? Que habilidade a primeira espécie do gênero Homo desenvolveu que a distinguiu desse gênero?

PERIODIZAÇÃO DA HISTÓRIA HUMANA:
Convencionou-se chamar de Pré-história o período anterior à invenção da escrita. Contudo, sabemos que, se os sujeitos da história são todos os homens e as mulheres que com suas ideias e ações transformam a natureza para poder sobreviver, a história existe desde o momento em que as primeiras espécies do gênero Homo surgiram no planeta, há cerca de 2 milhões de anos. 
Assim, a história não se constitui nem pode ser compreendida apenas por meio de documentos escritos. Todos os vestígios deixados pelos seres humanos são fontes que nos ajudam a conhecer o modo de vida das pessoas e dos grupos sociais em outros tempos. 
Por meio da análise das ferramentas e dos esqueletos fósseis encontrados em sítios arqueológicos do mundo inteiro foi possível criar uma periodização da história humana, inclusive daquela anterior à invenção da escrita, a qual é dividida nas seguintes fases:
• PALEOLÍTICO, ou período da pedra lascada: teve início com o surgimento do Homo habilis, há cerca de 2 milhões de anos, e se estendeu até aproximadamente 12 mil anos atrás. A evolução do gênero Homo até o surgimento do Homo sapiens, única espécie desse gênero que sobreviveu e à qual todos nós pertencemos, ocorreu nesse período.

• NEOLÍTICO, ou período da pedra polida: teve início por volta de 12 mil anos atrás até por volta de 4000 a.C.


• IDADE DOS METAIS: teve início com o desenvolvimento da metalurgia do cobre, por volta de 8000 a.C.
Essa periodização, contudo, assim como outras, serve apenas como recurso didático. As transformações pelas quais passaram os grupos humanos não aconteceram
da mesma maneira nem ao mesmo tempo. Além disso, as inovações de determinada época conviveram com tecnologias desenvolvidas em períodos anteriores. Instrumentos ou utensílios de pedra, por exemplo, continuaram sendo utilizados pelos seres humanos que já produziam artefatos de cerâmica ou de metal.

 

Fonte: Moderna Plus - Ciências Humanas e Sociais Aplicadas - Natureza em Transformação 1ª Edição São Paulo, 2020

RESPOSTA: ANÁLISE DE IMAGEM: 1) Não é possível porque diversos hominídeos, com características específicas, coexistiram durante longos períodos. Grupos de Homo sapiens, por exemplo, provavelmente conviveram com grupos de Homo neanderthalensis. 2) Gênero Australopithecus. A habilidade de produzir ferramentas foi o que distinguiu a primeira espécie do gênero Homo do Australopithecus.

 

R$ 50 / h
Nilton M.
Pelotas / RS
Nilton M.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
História do Brasil História para Ensino Fundamental Reforço Escolar em História
Graduação: Segunda Licenciatura em Pedagogia (Faculdade de Educação Paulistana)
Vem com o niltão, o que vai virar história são as suas dúvidas.
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil