Me lembro da época do ensino médio. Eu não gostava de física por que nao fazia sentido. Mas ela faz, só não avisam isso para a gente.
Quem está no ensino superior provavelmente ja sabe disso. Mas para o pessoal do ensino médio, já deram uma olhada no vestibular do ITA? Cai análise dimensional, carinhosamente apelidada de anadim, por que ela realmente merece este carinho. Fui pedir para o professor me ajudar a resolver e ele disse que não se ensina isso no ensino médio. Por que? Não sei.
Provável que voce conhece alguma fórmula que relaciona velocidade, tempo e espaço de um corpo sólido (as dos fluidos é mais legal!), talvez até por "Fórmula do sorvetão". S=S0+V0T+½AT². Por que ela? Eu nao sabia, você talvez sabe. Quer saber?
Muito simples: a velocidade média é uma relação entre espaço e tempo (la vai a anadim), logo, precisamos ter espaço dividido por tempo. Ótimo. Mas e a velocidade instantanea(NÃO dividimos por zero! Como nada se cria nem distrói, e para dividir em nenhuma parte precisariamos eliminar a existência da coisa que estamos dividindo, nós nao temos a capacidade de dividir por zero). Podemos dividir por quase zero, que o cálculo chama de incremento e apelida de infinitésimo, e ninguém vai perceber que fizemos isso, por que o erro vai para a infinitésima casa decimal, e nós nunca chagremos lá. O nome disso é derivada. Bem vindo ao cálculo 1.
Lembe-se, a aceleração é a velocidade de velocidade.
A derivada(dx/dy - derivada de x na variável y) de uma função ax+b(não se preocupe com as outras, você não vai usar agora) é xax-1(a constante some). Logo, a aceleração a é a derivada da velocidade (v=v0+at => dv/dt = a) e assim o espaço é a derivada da velocidade, ou a a derivada da derivada da aceleração. Daí se entende daonde surgiu aquele ½at² que parece ser maluquice do professor.
O ensino médio deve ser direcionado a humanos, humanos tem inteligencia. Abaixo o decoreba! Viva o entendimento!
Acorda MEC! Salve a Educação!