
A Estrela de Hollywood Marilyn Monre e Albert Einstein

em 11 de Abril de 2025
Me lembro da época do ensino médio. Eu não gostava de física por que nao fazia sentido. Mas ela faz, só não avisam isso para a gente.
Quem está no ensino superior provavelmente ja sabe disso. Mas para o pessoal do ensino médio, já deram uma olhada no vestibular do ITA? Cai análise dimensional, carinhosamente apelidada de anadim, por que ela realmente merece este carinho. Fui pedir para o professor me ajudar a resolver e ele disse que não se ensina isso no ensino médio. Por que? Não sei.
Provável que voce conhece alguma fórmula que relaciona velocidade, tempo e espaço de um corpo sólido (as dos fluidos é mais legal!), talvez até por "Fórmula do sorvetão". S=S0+V0T+½AT². Por que ela? Eu nao sabia, você talvez sabe. Quer saber?
Muito simples: a velocidade média é uma relação entre espaço e tempo (la vai a anadim), logo, precisamos ter espaço dividido por tempo. Ótimo. Mas e a velocidade instantanea(NÃO dividimos por zero! Como nada se cria nem distrói, e para dividir em nenhuma parte precisariamos eliminar a existência da coisa que estamos dividindo, nós nao temos a capacidade de dividir por zero). Podemos dividir por quase zero, que o cálculo chama de incremento e apelida de infinitésimo, e ninguém vai perceber que fizemos isso, por que o erro vai para a infinitésima casa decimal, e nós nunca chagremos lá. O nome disso é derivada. Bem vindo ao cálculo 1.
Lembe-se, a aceleração é a velocidade de velocidade.
A derivada(dx/dy - derivada de x na variável y) de uma função ax+b(não se preocupe com as outras, você não vai usar agora) é xax-1(a constante some). Logo, a aceleração a é a derivada da velocidade (v=v0+at => dv/dt = a) e assim o espaço é a derivada da velocidade, ou a a derivada da derivada da aceleração. Daí se entende daonde surgiu aquele ½at² que parece ser maluquice do professor.
O ensino médio deve ser direcionado a humanos, humanos tem inteligencia. Abaixo o decoreba! Viva o entendimento!
Acorda MEC! Salve a Educação!