Em Tempos Dificeis
Por: Ilma D.
01 de Junho de 2020

Em Tempos Dificeis

Como ter conforto quando tudo parece estar desabando?

Teologia Vida e espiritualidade

man sitting at the shed beside the street

 

O ano de 2020 comecou diferente. Rumores de guerra, Covid-19, raiva e odio racial pelo mundo, e mortes. Todo ano nos experimentamos coisas desse tipo, mas tem algo diferente about 2020. Acabamos de chegar no meio do ano, e parece que se passou dois anos de janeiro para ca. Estamos cansados, sem esperanca, de luto, desanimados, e sem ter no que acreditar. A Biblia nos diz no livro de Mateus capitulo 24 que nos ultimos dias aconteceriam coisas desse tipo. Na verdade parece mesmo que estamos vivendo no Apocalipse. Mas vamos deixar o fim do mundo para outro dia, e vamos voltar ao nosso assunto. O que devemos fazer em tempos como este. Nao sei. Mas eu sei que NAO devemos fazer:

1. Nao julgar. Apontar o dedo dizendo que e a ira de Deus sobre a humanidade ou algumas povos nao vai melhorar nem confortar ninguem;

2. Nao ignorar. Se voce pode se cuidar, se cuide, faca o que estiver ao teu alcance para evitar o pior.

3. Nao se desesperar. Quando nos desesperamos, nao conseguimos focar nossa atencao em nada. Apesar de dificil, manter a calma ainda e o melhor remedio.

4. Nao culpar Deus. Deus nao e o culpado pelas miserias desse mundo. Devido a natureza humana, o pecado, o egoismo, e a ganancia de muitos, coisas ruins acontecem, e infelizmente inocentes pagam o preco. Mas Deus nao se alegra com o sofrimento de ninguem, seja ele cristao, ou nao. 

Quando nos nao fazemos todas essas coisas citadas acima (tem muito mais), nos abrimos nossos olhos para as coisas que podemos fazer, como se abrisse uma janelinha, uma luz, que nos mostra pouco a pouco coisas que podemos fazer para aliviar o sofrimento de alguem, para ter esperanca, para crer que existe um Deus que por incrivel que pareca nao perdeu o controle de nenhuma situacao, e que acima de tudo nos ama com amor incondicional. E ore. Isso, ore. Seja voce um crente ou nao, as vezes conversar com Deus e a melhor coisa. Nao estou falando de rituais, ou oracoes super elaboradas. Pelo contrario, as vezes tudo que eu faco e sentar no chao e dizer: "Deus, eu nao tenho a minina ideia do que fazer, sinceramente, eu estou cansada, preciso da tua forca..." Ou apenas chore. As vezes oracao nao precisa de palavras, porque Deus sabe o que esta no seu coracao. Ele ouve, acredite ou nao, ele ainda esta no controle.

Fique em paz.

Ilma Delarosa

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil