Aprenda Inglês: O mito do método
Por: João M.
17 de Novembro de 2016

Aprenda Inglês: O mito do método

Inglês Geral Aprendizado Aprendizagem Contexto Trabalho

     Uma das palavras mais comuns quando se quer aprender Inglês, é a palavra "método", é frequente escutarmos coisas como "nós temos o melhor método", ou "nosso método é revolucionário!"  e afirmações similares, também é uma das primeiras coisas que eu ouço, quando um aluno em potencial quer conhecer como eu trabalho "qual é o seu método"?.

Ao considerarmos isso, pode surgir a pergunta: "o que é um método"?

     Particularmente eu gosto de trabalhar passo a passo, afinal de contas, é importante adquirirmos novas informações, mas é igualmente importante que essas informações estejam propriamente organizadas. Obter muitas informações não será muito útil se você não souber organizá-las em um contexto. É preciso que busquemos a compreensão do todo, é preciso saber não só o "como" algo acontece, mas os "porques" também importam e aprender Inglês não é muito diferente.

Sendo assim, podemos dar nosso primeiro passo as começar pela origem:

Método, é uma palavra que vem do grego "methodos" e significa: caminho.

Podemos entender que um método é como um caminho, ou ainda, podemos  dizer que se trata de uma "forma de aprender" específica.

      Tendo isso em mente, imaginemos o seguinte: vamos supor que você quer chegar à um determinado lugar que você nunca conheceu (sua finalidade), em um certo período de tempo, alguém poderia lhe indicar algum caminho (método), mas este pode levar muito tempo e você tem pressa, ou talvez, o caminho é rápido mas é através de várias montanhas, e você ainda não tem forças o suficiente para tal investimento.

     É certo que, cada jornada demanda capacidades e objetivos distintos e cada uma delas vai lhe propiciar lugares diversificados e lhe oferecerá conhecimentos diferentes. Se, portanto, o método é um caminho para o aprendizado, cada método vai propiciar conhecimentos específicos, e conduzirá à diferentes lugares.

 Em suma o que eu quero dizer é: Todo caminho leva à algum lugar. E a questão que paira é: 

Onde VOCÊ quer chegar?

Levando isso em conta, diante de alguém defenda a existencia de um "melhor método" ou "método ideal"podemos perguntar:

E se o lugar que eu quero chegar não é o mesmo que você? 
E se, o lugar é o mesmo, mas nós possuímos características e interesses diferentes? 
E se nós vamos ao mesmo destino, mas diferimos no ponto de partida?


Enfim, como pode haver um "melhor método de Inglês"?

Essas considerações parecem colocar em "xeque" a ideia de "método ideal".

Mas se não há "método ideal" será que existem os métodos mais rapidos ou ao menos algum que propicie resultados superiores para aprender Inglês?

Para tratar desses questionamentos, considero relevante partir da minha experiência pessoal ensinando Inglês.

     O que é evidente na minha experiência lecionando Inglês, foi que, cada aluno responde de uma forma diferente aos diferentes métodos (formas de aprender), também possuem seus pontos fortes e fracos, bem como seus próprios conhecimentos e habilidades, isto é, cada aluno aprende Inglês à sua maneira; além disso, em geral, eles  possuem objetivos singulares, e esses aspectos são determinantes nos resultados obtidos sempre de forma singular.

     Sendo assim, adotar um único método para que um aluno adapte-se à ele, não é o melhor caminho para aprender Inglês, de uma forma geral, o trabalho experimental com o aluno deve ser norteado a partir do processo de aprendizagem que ocorre continuamente, portanto, o próprio aluno deve guiar o processo de ensino-aprendizagem e não um método ou material pré-estabelecido, ou seja, é justamente o processo oposto que será o ideal.

     Desse modo, devemos entender o método como uma ferramenta para o educador, logo, deve servir para possibilitar e facilitar a aprendizagem de seus alunos, e não serem elas o fator principal para o sucesso na aprendizagem dos educandos.


    Então, ainda que busquemos o mesmo destino, não quer dizer (necessáriamente) que devemos seguir pelo mesmo caminho, dentro do processo de aprendizagem, devemos ser percebidos como seres únicos, e é por isso que o melhor caminho é o seu caminho.

R$ 60 / h
João M.
Florianópolis / SC
João M.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
English Pronunciation Inglês Básico Inglês Profissional
Graduação: Filosofia (Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC))
Olá, meu nome é João Gustavo, eu ofereço aulas com treinamento personalizado!
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.
em 17 de novembro de 2016

Adorei o artigo João! :) Também fico com os dois pés atrás quando um professor me apresenta um "método milagroso". É muito importante entender o contexto e objetivo de cada aluno e, dessa forma, desenhar o melhor caminho da aprendizagem.

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.
em 24 de Novembro de 2016

Sem dúvida Nicoli, ensinar é uma arte, e um bom artista nunca adota uma única forma de fazer as coisas.

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil