É melhor aprender sozinho(a) ou com um professor?
Por: João M.
01 de Setembro de 2020

É melhor aprender sozinho(a) ou com um professor?

Essa é uma pergunta que me faço com frequência, quais as vantagens e desvantagens de aprender sozinho com relação ao aprendizado com um(a) tutor(a)?

Inglês Básico Avançado Profissional Todos os níveis Intermediário Conversação

Eis a questão...

Por vezes me pego refletindo sobre essa questão; sem dúvidas, ambos possuem certas vantagens e desvantagens, e no meu entendimento, os dois meios podem oferecem ferramentas úteis para nos ajudar a alcançar um alto nível no idioma rapidamente.

 

Na minha história pessoal, o processo de aprendizagem do Inglês iniciou por minha conta e se manteve assim por vários anos. Desde que tive um primeiro contato, passei a gostar bastante do idioma e aproveitei as chances que tive para aprender mais, seja através de jogos, desenhos animados, etc.

Basicamente, esse é o Mindset autodidata, i.e, uma intensa curiosidade a respeito daquilo que se quer aprender, além de perceber o idioma como um meio para alcançar o que queremos, e uma forma de entender o mundo ao nosso redor.

 Isso é algo comum para o aprendiz autodidata, mesmo sem adotar uma estrutura de estudo,essa pessoa em geral, possui um sincero interesse pelo objeto de estudo, e uma curiosidade que lhe serve de motivação para entender mais sobre ele. Na minha experiência, curiosidade e prazer são provavelmente os melhores combustíveis para o aprendizado, ter uma curiosidade genuína em relação ao que se está aprendendo pode ser uma grande motivação e uma ferramenta poderosa.

 

Além do prazer em aprender que muitas vezes está associado ao aprendizado autodidata, ao aprendermos um idioma por nossa conta, exercitamos nossa autonomia. O autodidata é aquele que não depende de outra pessoa para guiar seu aprendizado, ao invés disso, ele toma do professor o poder para buscar e desenvolver conhecimento.

Sendo assim, existe alguma desvantagem em buscar o caminho autodidata?

Toda abordagem, por melhor que seja, tem sempre algo que é perdido ou algum tipo de desvantagem.

Quando se fala em aprendizagem autodidata é muito comum e quase esperado que a pessoa desenvolva maus hábitos e “gaps” em seu conhecimento; devido à falta de estrutura e de um tutor que está atento às eventuais falhas e fraquezas, é muito comum o desconhecimento de regras e habilidades básicas, que seriam tratadas como prioridade por um tutor bem preparado.

 

O que o autodidata ganha em autonomia, ele perde em precisão.

Já tive vários alunos que aprenderam por conta e possuíam diversas limitações em relação ao idioma, são extremamente frequentes pessoas que tem um Inglês razoável, mas não sabem explicar o que é o verbo to be, ou ainda que conheçam expressões pouco comuns, mas tem dificuldades com estruturas simples e verbal tenses.

Chegamos então à outra questão, quais são as vantagens em se aprender com um tutor em oposição ao aprendizado por conta própria?

Comentei acima que, apesar da maior autonomia, o autodidata tende a criar maus hábitos e inconsistências em seu conhecimento e habilidade com o idioma, além disso, existe outro ponto que vale ser comentado: velocidade e eficiência.

 

Se você quer chegar a algum lugar sem saber o caminho, é provável que sua jornada demande mais tempo e energia do que no caso de você tem algum guia que lhe auxilie nesse processo, podemos dizer que o caminho autodidata é mais longo e que não há certezas de que o aprendiz chegue ao nível que quer ou precisa.

Um bom professor é como um guia no conhecimento, ele pode lhe auxiliar a chegar a seu destino mais rapidamente e com menos recursos, além de estar atento às suas características pessoais e fraquezas. Um bom professor vai entender seu ritmo de aprendizagem e lhe ajudar a equilibrar suas expectativas com o tempo que você tem para desenvolver seu conhecimento.

 

 

Chegamos então à um impasse: qual é o melhor meio de se aprender um novo idioma?

Eu diria que seria uma combinação dos dois.

 

Por um lado, devemos buscar o Mindset autodidata: entender o idioma como um meio para aquilo que temos interesse, estimular nossa curiosidade e não nos limitar com um único meio de aprender, por outro lado, ter um professor é um ótimo recurso, pois irá lhe proporcionar um aprendizado mais rápido e mais consistente.

 

Portanto, pense como um autodidata, mas se a sua necessidade com o idioma é eminente, contrate um professor, pois ele entenderá suas fraquezas e objetivos e lhe proporcionará um método estruturado que vai de encontro às suas necessidades.

 

Minha dica geral é: comece agora, como puder, invista pouco a pouco no seu conhecimento, pois mesmo pequenos estímulos podem fazer uma grande diferença no longo prazo, use o idioma para aquilo que lhe da prazer e contrate um professor caso o Inglês seja algo importante para você.

R$ 60 / h
João M.
Florianópolis / SC
João M.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Exercícios de Inglês Inglês - Inglês para mestrado Inglês - Inglês para viagem
Graduação: Filosofia (Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC))
Olá, meu nome é João Gustavo, eu ofereço aulas com treinamento personalizado!
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil