Estudando com gatilhos de memória
Por: Antônio L.
23 de Abril de 2023

Estudando com gatilhos de memória

Técnicas para estudar e produzir gatilhos de memória

Matemática Apoio escolar Resolução de exercícios Acompanhamento Resolução de Listas Acompanhamento Estudantil

Estudar é essencial para o sucesso acadêmico, mas muitos alunos enfrentam dificuldades ao tentar estudar efetivamente. Eles muitas vezes se sentem sobrecarregados e não sabem como começar, ou acabam tendo que revisar várias vezes o mesmo conteúdo porque não conseguem memorizá-lo de forma eficiente.

Uma estratégia eficaz é entender a diferença entre estudar e revisar. Estudar envolve realmente aprender algo novo, entendendo seus detalhes e aplicações. Já revisar é simplesmente relembrar algo que já foi estudado anteriormente. E para relembrar de forma efetiva, precisamos de gatilhos de memória.

Esses gatilhos podem ser qualquer coisa que ajude a associar o conteúdo com uma experiência, sensação ou emoção. Pode ser um resumo, um mapa mental, uma ilustração, um vídeo, ou até mesmo um aroma ou sabor. Quando usamos esses recursos para estudar, nosso cérebro associa o estímulo com o conteúdo e cria uma conexão que ajuda na retenção da informação. Já pega aí algumas sugestões de como estudar criando gatilhos:

  1. Resumo e revisão: Uma técnica eficaz é fazer resumos do que você aprendeu e revisá-los regularmente. Ao escrever e reler esses resumos, você está reforçando a informação em sua mente e criando gatilhos que podem ajudá-lo a lembrar-se do que foi estudado.

  2. Mapas mentais: Os mapas mentais são uma técnica visual que ajuda a conectar conceitos relacionados em sua mente. Ao criar um mapa mental para um tópico que você está estudando, você está criando uma imagem visual que pode ajudá-lo a lembrar dos detalhes do assunto.

  3. Associar informações a objetos e lugares: Uma técnica comum é associar informações a objetos ou lugares. Por exemplo, se você está estudando geografia, pode associar um país a uma comida ou objeto que seja comum nesse lugar. Isso pode ajudá-lo a lembrar da informação associada ao objeto ou lugar.

Então, da próxima vez que for estudar, tente criar gatilhos de revisão. Utilize diferentes recursos para associar o conteúdo a uma experiência sensorial ou emocional, para que seu cérebro possa lembrar da informação com mais facilidade. Lembre-se de que a prática é fundamental, mas também requer tempo. E se quiser acelerar seus resultados, pode contar com a minha experiência em estudos e resoluções de provas. Procure meu perfil no Profes!

R$ 55 / h
Antônio L.
Palmelo / GO
Antônio L.
5,0 (4 avaliações)
Horas de aulas particulares ministradas 1 hora de aula
Tarefas resolvidas 3 tarefas resolvidas
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Aulas Individuais de Matemática Números Primos Matemática - Cursinhos
Mestrado: Profissional em Matemática (Universidade Federal de Catalão)
Professor de exatas, mestrando em matemática, estudante de engenharia civil. Bora estudar juntos?
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil