Osmose
Por: Isabella L.
22 de Março de 2016

Osmose

Química EM Energia Concentração

A osmose é um processo natural, que não demanda energia e que consiste na passagem de solvente de uma solução através de uma membrana semi-permeável (que não permite a passagem de soluto) seguindo o gradiente de concentração (da solução menos concentrada para a mais concentrada, até que a concentração de soluto em ambas as soluções se iguale e elas tornem-se isotônicas).

  • Quando a concentração de soluto das duas soluções é a mesma, diz-se que ambas são isotônicas;
  • Quando uma solução é mais concentrada que a outra, ela é chamada de hipertônica;
  • Quando uma solução é mais concentrada que a outra, ela é chamada de hipotônica.

 

 

A osmose é um processo muito comum em sistemas vivos, como por exemplo nas hemácias. No caso, a membrana semi-permeável é a membrana celular e a troca de solvente se dá entre os ambientes interno e externo da célula.

 

 

A passagem de solvente seguindo o gradiente de concentração chama-se transporte passivo por ser espontâneo e não haver gasto de energia. O processo contrário ao da osmose, não-espontâneo, ocorre do solvente mais concentrado para o menos concentrado, não gera duas soluções de mesma concentração e chama-se transporte ativo (há gasto energético). Também ocorre em seres vivos, e um exemplo é a bomba de sódio e potássio.

 

Imagens extraídas do portal Brasil Escola.

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil