Há quem diga que a vida do professor de idiomas é responder a seguinte pergunta: "Quando vou ficar fluente?" Durante os anos de ensino no Brasil e no Exterior percebi que essa é uma pergunta que tira o sono de muito aluno, inclusive, do professor, como eu.
Todo mundo quer assistir um filme em inglês sem legenda, passar naquela entrevista de emprego ou bater um papo com o Mickey Mouse na Disney.
Porém, o caminho dos tijolos amarelos é muito mais longo do que alguns pensam. Infelizmente, muitos estudantes acreditam que falar um idioma é como acordar num dia lindo e ensolarado, abrir a janela e sair cantando a música " I Say a Little Prayer For You" sem nunca tê-la ouvido antes ou ao menos ter dedicado algumas horas praticando-a. É, a verdade é dura, mas é real. Aprender um idioma exige prática e dedicação. Mas não só isso: exige Português também! Deixa eu te mostrar um exemplo clássico disso:
Certa vez, um aluno me escreveu " Teacher, estou muito triste porque não consigo aprender inglês. Eu e minha esposa conversa todo o dia e nós nunca chega numa conclusão do que está errado com a gente!"
Na hora, pensei: " Eu sei a resposta! Quando você melhorar seu Português, seu Inglês irá decolar!. Claro que não foi isso que escrevi para ele. Tentei encorajá-lo a continuar e aos poucos fui ajudando-lhes com o português. Automaticamente, o inglês foi melhorando!
Alguns alunos ainda me perguntam como é possível que o Inglês deles melhorará quando eles ficarem "fluentes" em Português. " Quer dizer que não sou fluente em Português?" "Como assim, teacher?"
Ora, meu caro estudante, toda língua tem seu processo LÓGICO que leva uma CONCLUSÃO e que CONCORDA com a realidade. Ninguém sai por aí falando " Eu comer bolo de chocolate" ou " Mim ama estudar Inglês", a não ser que você seja um índio de uma ilha perdida que nunca teve contato nenhum com a vida em sociedade, neste caso, por favor, perdoe-me.
Se você não sabe o que é " Passado", "Presente" ou "Futuro" no seu idioma materno, como acredita que vai aprender isso em outro idioma? Acredite ou não, erros de Português atrapalham e muito.
Outra coisa que quase sempre escuto "NÃO" como resposta é : " Você gosta de ler?". Muitos torcem o nariz e não hesitam em falar um "não" bem grande (E estou falando de ler em Português, eih!) Leitura, meu caro aluno, é ELEMENTAR. Sem ela, seu raciocínio fica lento e, sabe aquela tal aula de conversação em inglês? Já era! Se você não lê e não busca por novas palavras todos os dias, como você acha que a mágica vai acontecer? Ler - e estou falando de livros- ajuda o cérebro a entender aquela tal LÓGICA, que eu mencionei anteriormente e a ordem das palavras. A Leitura faz você adquirir novos caminhos cerebrais que permitem uma maior absorção de conteúdos novos. Sem falar que, ela te ajuda a expressar sua opinião sobre diversos assuntos. Quem lê jornal, por exmplo, consegue discutir sobre assuntos do dia a dia, política, economia, etc... Agora, quem só lê as machetes dos jornais...Bom, deixa pra lá! Você já entendeu, né?
Ah, outra coisa! Seja CURIOSO! Querer saber o que significa o nome do seu perfume favorito, o sabonete que você usa, o tênis que você calça vai te fazer entender que o inglês faz parte da sua vida tanto quanto o Facebook faz ( opss.. aí vai outra palavra em inglês que muitos não sabem o significado). Já teve a curiosidade em saber o que significa DOVE, REDBULL, EVERLAST, BURGUER KING, APPLE, etc?
E por último, a imersão. Sim, I-M-E-R-S-Ã-O. Não estou dizendo que, para aprender inglês, você deve vender sua casa e comprar uma em Londres. (Pronto, problema resolvido, né Teacher?). Não! Eu mesma não aprendi inglês morando fora. Aprendi no Brasil. Sim, na terra onde canta o sabiá. Estou falando de ter contato com o idioma todos os dias. Sim, ouvir bastante em inglês, ler muito em inglês, praticar o que você aprende com o seus professores e amigos, escrever em inglês... Enfim, tudo isso vai te ajudar a contruir o alicerce da fluência.
Pois é, como eu havia dito, o caminho dos tijolos amarelos é longo, mas não é impossível. Assim como a Dorothy precisou enfrentar seus medos e problemas durante o percurso para chegar ao Mágico de Oz você também chegará lá com o seu inglês. E quando chegar, vai ver que não era assim tão dificil como parecia ser no começo. Lembre-se, a Dorothy, não chegou sozinha, mas com seus amigos. Você também não precisa chegar. Cá estamos, os professores de idiomas.
Adorei!