Como procurar um professor aqui no Profes
Jacqueline Vazquez
em 22 de Fevereiro de 2015

Utilizo a plataforma há cerca de 5 anos e nesse meu tempo de experiência com o Profes fui reunindo algumas informações e resolvi fazer um post para ajudar os alunos que buscam um professor por aqui (e de forma correlata aos professores do site). Vamos lá, preste muita atenção, pois estas dicas vão ajudar e muito na sua procura:

 

1 - Não tenha preguiça de ler!

Isso mesmo, não tenha preguiça de ler! Por que digo isso? Porque, por exemplo, no meu perfil do Profes estão TODAS as informações necessárias e 99% das pessoas me escrevem perguntando coisas que já estão no meu perfil porque não leram. Então, antes de escrever ao professor, investigue todo o perfil dele, blog, recomendações e todas as informações que ele preencher, isso evita perguntas desnecessárias (perda de tempo de ambas as partes) e você já consegue ver se esse professor tem o perfil que você busca de antemão.

Claro que para isso o professor deve preencher todas as informações, se ele não preenche tudo, não tem como o aluno saber. Portanto essa dica serve para professores também: completem os perfis de vocês para facilitar na hora da pesquisa.

 

2 - Detalhe todas as suas informações em mensagem

Quando escrever ao professor dê o máximo de detalhes sobre si mesmo. Já facilita o contato e economiza tempo de ambas as partes. Exemplo: tem gente que me escreve assim = 

"trabalho"

"aula particular"

"ajuda"

"quero fazer aulas" e por aí vai.

Se o professor só dá 1 matéria até que fica fácil de saber qual aula o aluno quer, mas no meu caso que leciono diversas coisas, fica complicado. Então, quando escrever ao professor, conte toda a história, para que o docente te responda mais precisamente sobre o seu caso em particular. Vou dar um exemplo de como contactar o educador:

"Olá, meu nome é Fulano, tenho XX anos, moro em TAL lugar, trabalho com BLÁ coisa e busco aula particular ONLINE/PRESENCIAL de TAL MATÉRIA. O meu conhecimento nessa matéria é BÁSICO/INTERMEDIÁRIO/AVANÇADO e o meu objetivo é ...(fazer um concurso, recuperação escolar, fluência etc)... Gostaria de aulas às ... (dia da semana)... de XX horas de duração e TANTAS vezes por semana. Tenho muita dificuldade no assunto X, Y e Z e queria me apronfundar nisso para sanar minhas dúvidas. Tenho mais facilidade com A, B e C e sou uma pessoa mais VISUAL/AUDITIVA/SENSORIAL para aprender." (E se for presencial adicionar Cidade e Bairro)

Em poucas linhas você conta tudo o que o professor precisa saber sobre você e se ele poderá ou não te ajudar no seu caso. Se ele puder, vocês já entram na descussão de valores, material etc. Se ele não puder, já te indica outra pessoa ou informa que não poderá ajudar-te. Economizando tempo dos dois lados. E inclusive o professor pode te responder com algumas sugestões, mudanças, dicas que podem ser muito úteis. Por exemplo: uma estudante informa que precisa de aulas de inglês e já tem nível avançado. O professor pode responder sugerindo um intercâmbio cultural ao invés de aulas particulares para a fluência ser mais satisfatória e rápida. Coisa que se a aluna não tivesse dado todas as infomações sobre si, o professor ia marcar aula e de repente nem seria necessário.

 

3 - Não marque aula sem antes combinar todos os pormenores com o professor

Tem gente que nem conversa comigo e já sai agendando aula pela plataforma Profes. Antes de mais nada, eu faço um processo investigativo para saber se eu realmente posso ajudar a pessoa dentro das minhas condições e do que ela precisa. Por exemplo: não adianta o aluno querer marcar aula presencial em São Paulo, porque eu não atendo lá ou marcar num dia/horário que eu não possa. Então sempre converse tudo direitinho, somente quando o professor escrever: "então está combinado, vamos marcar nossa primeira aula" que você agenda, ou deixe a cargo do professor agendar. Principalmente porque professores costumam ter horários bem diferenciados, ao invés do costumeiro horário comercial da maioria das pessoas. Por exemplo: Dia 22/02/15 eu fiz uma prova de processo seletivo, passei a semana anterior inteira estudando, por conta disso não marquei nenhuma aula além das minhas obrigatórias na escola onde lecionava. Por isso, na semana seguinte estive mais atarefada, visto que adiei tudo. Então, por mais que eu tenha postado no meu perfil que tenho disponibilidade total, em especial esta semana não tive. Por isso, nunca agende aula sem conversar antes com o docente, pois ele pode ter algum compromisso.

 

4 - Nunca minta

Nunca minta ou omita informações pertinentes, isso é ruim tanto para você quanto para o educador. Seja sincero naquilo que você busca, tanto antes quanto depois de marcar uma aula. Por exemplo: você não curtiu muito (como dizem por aí, o santo não bateu) o professor e decidiu não ter mais aulas com ele, ao invés de inventar que a tia morreu, que o gato fugiu, que a sogra está internada... fale a verdade (sendo gentil) e sugira alguns pontos para o professor melhorar. Cada um é de um jeito e pode ser que o nosso jeito de lecionar não agrede a determinado aluno, podemos aprender uma nova forma de ensinar com os toques que esse aluno der (afinal de contas, professor não sabe tudo e também, enquanto cativamos alguns, não aprazemos outros). Ou dizer que ama de paixão inglês quando na verdade você detesta, uma hora ou outra o docente vai perceber e enquanto ele estava preparando aulas achando que você ia adorar, não estava gostando nem um pouco. Sendo necessário outro tipo de abordagem (ou causando desistência por parte do contratador). Assim como em qualquer relação (especialmente de trabalho) a honestidade é essencial.

 

Por enquanto são essas as dicas, conforme forem surgindo mais eu vou atualizando o post.

Confiram todas as minhas postagens, principalmente as "Meus horários" e "FAQ" onde dou as informações pertinentes às minhas aulas e horários.

Dúvidas? Entre em contato.

 

Carapicuíba / SP

8 avaliações
Curso Livre: Marketing Digital (IAB Spain)
FAVOR LER TODO O PERFIL E POSTAGENS DO BLOG ANTES! * Todas as informações pertinentes se encontram aqui em meu perfil e postagens no blog do Profes. * Meu perfil no Facebook é particular, não adianta procurar meu nome lá e mandar mensagem. Sobre aulas eu trato por aqui ou pelo meu site próprio. * Uma rede social que é voltada para o profissional é o Linked In, lá sim vocês podem me pesquisar, ver meu currículo completo, referências e muito mais. Histórico profissional • Aulas Particulares – ...
Gramática em Inglês , Interpretação de Texto em Inglês, Conversação em Inglês, Cultura Pop Inglesa e Americana, Inglês para Executivos, Exercícios de Inglês, ESL English
Oferece aulas online (sala profes)
R$ 40 / aula
Conversar
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.
Andrés Alañón Vázquez
em 13 de Novembro de 2016

bom artigo

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil