A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO DE FÍSICA

O MÉTODO DE ENSINO TRADICIONAL

Física Ensino Médio Ensino Fundamental
A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO DE FÍSICA
Jackeline F.
em 01 de Agosto de 2021

Os sistemas nacionais de ensino surgiram no início do século IX, se embasaram que a
educação é direito de todos e dever do estado, sendo a educação visada diretamente no orientador em
fazer com os esses indivíduos pensem por si só (MOURÃO, 2008).
O papel da escola tradicional é fazer com que o aluno cresça pelo próprio mérito a partir do
professor que repassa a eles o conhecimento que possui, de uma forma mecânica e crua, onde as
particularidades não eram respeitadas, alunos sempre seriam alunos independente das especificidades,
e o professor seria o dono do saber e do conhecimento, deixando assim evidente a posição do
professor como sujeito ativo, e o aluno como sujeito passivo (MOURÃO, 2008).
O método de ensino tradicional é marcado por verdades impostas, os conteúdos repassados
são basicamente os valores sociais acumulados com o passar dos tempos com o intuito de os preparar
para a vida, e esses conteúdos são determinados pela sociedade e ordenados na legislação
independente da experiência do aluno e das realidades sociais, o ensino independe do aluno, pois este
não tem o poder de contestar e nem de dar a sua opinião. Cabe ao aluno a função da aprendizagem
decorativa, e ao professor a função do ensino direto.
Este método é falho. Nele o professor é visto como ditador em sala de aula, quase não ocorre
relação entre ele e os alunos, o professor atua como repassador de conhecimentos, sem nenhum
sentimento, seus alunos são apenas alunos, não se consideram as especificidades, todos os alunos são
iguais diante dele.
Também é considerado falho por considerar todos os alunos iguais e apresentar a aula da
mesma forma para todos. Como seria possível um aluno cego aprender numa aula de óptica na forma
tradicional? Como poderia um aluno surdo aprender numa aula de ondas na forma tradicional? Isso
não é possível, é necessário considerar essas diferenças e desenvolver aulas não tradicionais, utilizar
recursos para que eles consigam aprender também. Um bom material faz com que o aluno exiba seus
conhecimentos e habilidades que variam até atingir desempenhos mais avançados.
O ensino de física ainda enfrenta aspectos muito tradicionais, conteudistas e matemáticos.
Existe a necessidade de uma escola inclusiva, onde todos os alunos tenham o direito de aprender no
mesmo espaço e sem distinções, para isso é fundamental que a escola se modifique, e que cada aluno
possa se apropriar de seu aprendizado para que seja efetivado o seu desenvolvimento intelectual e
social.
É de suma importância que a disciplina de física não seja apenas um acumulado de
informações e números, mas que seja parte efetiva do cotidiano dos alunos e represente algum tipo de
significado para os que tenham ou não alguma deficiência. É fundamental fazer esta disciplina ser
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percebida pelo aluno, que ela parta de um aspecto motivacional e que agregue informações e
significados que venham a provocar interesses e questionamentos na sua visão de mundo. Também é
importante os professores questionarem a opinião dos alunos sobre a aula a fim de melhorar e planejar
ações educacionais futuras.
O processo de ensino e aprendizagem deve ser feito de maneira a aprimorar e perceber a
capacidade intelectual de cada aluno. Levando em consideração essa questão, escolas e salas de aula
tradicionais não auxiliam o desenvolvimento cognitivo de vários estudantes, uma vez que os
conteúdos são lançados, com muita frequência, para o cumprimento de cronogramas e não para um
enriquecimento cultural e social.
Para assegurar e garantir que todos os estudantes tenham boas experiências de aprendizagem,
relevantes e adequadas às suas características individuais e diferenciadas, há necessidade de
flexibilizar a proposta curricular, as adaptações curriculares devem ser entendidas como mais um
instrumento que auxilia no processo ensino-aprendizagem.
O conceito de escola inclusiva implica uma nova postura da escola comum, que propõe em
seu projeto político pedagógico, ações que favoreçam a interação social e sua opção por práticas
heterogêneas. Para promover a educação inclusiva, além de trabalhar com o professor o capacitando
para a sala de aula que possui alunos com deficiência, o psicopedagogo também pode atuar ao
auxiliar os pais a compreenderem melhor o processo de inclusão.
Bischoff, Santos e Muncinelli (2006), observam que:
A inclusão não é um processo rápido e fácil, mas requer uma preparação
adequada e mudanças atitudinais de todos que atuam direta ou indiretamente.
Dessa forma, necessita-se de um ensino que trabalhe as diferenças, bem
como, que valorize as potencialidades de cada um. A principal barreira para a
efetivação da inclusão é o despreparo dos professores do sistema regular.
(BISCHOFF; SANTOS; MUNCINELLI, 2006)
É importante superar os elementos tradicionais, professores e discentes passivos, que
envolvem atividades de ensino de física e centrar as atividades em alunos e professores ativos,
trabalhos em grupos, aproximação do aluno com o professor e do aluno sem deficiência com os que
possuem deficiência.

5,0 (1)
2 horas ministradas
Goiânia / GO
Graduação: Física - Licenciatura (Universidade Federal de Goiás)
Física - Física Ondulatória Física para o 2° ano Imagenologia Física - Enem e Concursos Resolução de Exercícios de Física Física - EN Física - UDESC
Professora de física e matemática nos níveis ensino fundamental, médio e superior.
Oferece aulas online (sala profes)
Oferece aulas presenciais
R$ 40 / aula
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1ª aula demonstrativa
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