Análise de Imagem – Arte Medieval
Por: Jacquelyne O.
21 de Janeiro de 2020

Análise de Imagem – Arte Medieval

Pintura História da Arte

Nome: Jacquelyne Neves De Oliveira
RA:0050061371
Curso: Dança
Turma: 4MA
Turno: Manhã
Disciplina: História da arte
Atividade: Análise de Imagem – Arte Medieval

 

 

 

 

 

Nesta obra podemos ver Jesus e seus apóstolos em um barco a vela. Neste momento retratado, Jesus está adormecido e as nuvens negras nos cantos superiores da tela, juntamente com a imagem da vela que flutua ao vento, nos indicam uma tempestade. Podemos ver com as cores do céu, que transitam entre um tom claro de azul e um mais escuro, as rajadas de vento e o barco inclinado para a esquerda nos mostram a força das ondas. A maioria dos presentes no barco tem uma aureola envolta da cabeça, sendo que a de Jesus conta com o uso de um tom mais claro de marrom expressando luminosidade e maior importância divina. Os trajes usados são simples e foram pintado de azul e branco. Os dois apóstolos da proa do barco observam a vela com um ar de espanto, os dois seguintes olham ao horizonte, como se vissem o que lhes aguarda; os dois logo atrás se entreolham como se não soubessem o que fazer a seguir e os apóstolos da poupa do barco demonstram medo, estão acuados.
Jesus dorme a direita do barco, coberto com uma mata e com um travesseiro a apoiar sua cabeça, um dos apóstolos pousa uma mão sobre seu ombro direito, como se lhe quisesse acordar.

Esta Obra de arte se insere no período medieval (Séc V – Séc XV). Foi um período de reconfiguração, onde se reordenou as tradições do mundo antigo (greco-romano) a partir de valores germânicos e com forte influencia da religião cristã.

Essa passagem retratada na obra, tratasse do episódio em que Jesus acalma uma tempestade. Ele dormia no barco juntamente com seus apóstolos no momento em que uma tempestade abateu-se sobre o mar, Os apóstolos acordaram Jesus pedindo que os salvassem. Ele ergue-se e ordenou que o vento e o mar se acalmassem e fez-se calmaria.

Estão presentes na obra características que representam a realidade como a pintura dos apóstolos, que se parecem com homens comuns, o barco feito de madeira como na realidade é feito e o retrato de um fenômeno meteorológico que faz parte da vida das pessoas.

Esta obra que aborda a superação de Jesus sobre uma tempestade, tem semelhanças com a obra “diluvio universal” de Miguel Angel, pois as duas abordam passagens bíblicas em que o homem derrota a natureza. Nas duas obras tons de cores frias, que denotam tristeza e medo, estão presentes.

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil