Ententendo: deslocamento, velocidade e aceleração

Guia para estudantes de ensino médio e concurseiros

Física Ensino Médio ENEM Concursos Física básica Cinemática
Ententendo: deslocamento, velocidade e aceleração
Jamuarê A.
em 03 de Setembro de 2020

Bem-vindo!

Se chegou até aqui é porque possui dúvidas nos tópicos do título. Para uma boa compreesão das materias que seguem o conteúdo de cinemática precisamos primeiro compreender as bases da matéria. É exatamente isso que faremos aqui, construíremos uma base sólida para que possas construir o seu conhecimento em cima dela.

Deslocamento x Caminho Percorrido

O deslocamento consiste em ir de um ponto A a um ponto B sem levar em consideração por onde passou, apenas a posição inicial e final. Imagine que você está em um campo de futebol, pode ir da marca do penâlti de um lado do campo à outra. Este caminho pode ser pelas laterais, pelo meio de campo, parte pela lateral e parte pelo meio, ainda sim as posições iniciais e finais (as marcas de penâlti de cada lado do campo) são as mesmas em qualquer trajetória. Essa distância entre as marcas de penalidade máxima são o deslocamento, enquanto a trajetória entre elas é o caminho percorrido.

Referencial

Para poder dizer o quanto a gente se deslocou precisamos de um ponto de referência. Exemplos: estou a 5 metros daquele carro, 1.5 metros da parede, caminhei 10 metros a direita da árvore. O referencial é isso, um ponto de referência. Todas as contas que faremos em cinemática são feitas em relação ao ponto de referência que escolhemos. Uma curiosidade: todas as equações na física funcionam independentemente do referencial que escolhemos! Não importa se o seu ponto de referência é o carro ao seu lado, o prédio a sua frente, o sol ou até mesmo o centro da galáxia, as equações funcionam. Por isso você é livre para escolher o referencial mais adequado às suas necessidades.

Sentido

O sentido representa para qual "lado" do referencial você está indo. Geralmente o lado direito é o lado positivo e o esquerdo o negativo. Imagine que você está do lado direito de uma árvore e começa a caminhar para o lado esquerdo. Seu deslocamento nesse momento tem um sinal negativo, após passar a árvore e continuar seu caminho a esquerda dela, você terá uma distância cada vez mais "negativa" pois está indo cada vez mais longe para o lado esquerdo.

Velocidade

A velocidade nada mais é do que a taxa com a qual a gente se distancia do referencial. Exemplo 1: 5 m/s significa que andamos 5 metros para a direita do nosso referencial a cada segundo. Exemplo 2: 50 km/h significa que andamos 50 km para o lado direito do nosso ponto de referência a cada hora. Exemplo 3: -15 m/s significa que andamos 15 metros em direção a esquerda do nosso referencial a cada segundo.

Aceleração

A aceleração é uma taxa que diz como a velocidade se altera ao longo do tempo. Então, queremos saber o quanto a velocidade [metros/segundos] muda a cada segundo [s]. Velocidade a cada segundo: v/s ou [m/s]/s, por isso m/s².

Trocando isso em palavras, a aceleração é "o quanto a velocidade muda a cada unidade de tempo". Exemplo 1: 4 m/s² significa que a velocidade aumenta em 4 m/s a cada segundo. Exemplo 2: -1 m/s² significa que a velocidade diminue em 1 m/s a cada segundo.

Espero ter ajudado a esclarecer a matéria para você. Qualquer dúvida, entre em contato comigo. Ficarei feliz em lhe ajudar.

Porto Alegre / RS
Mestrado: Ciências de Materiais (UFRGS - Federal do Rio Grande do Sul)
Física Profissional Física para Ensino Médio Física para o 1º ano do ensino médio Física para o 3º ano do Ensino Médio Física para Pré-Vestibular Técnico em Física Física para o 2º ano do Ensino Médio
Venha aprender Física
Oferece aulas online (sala profes)
Oferece aulas presenciais
R$ 50 / aula
Conversar Whatsapp do professor Jamuarê A. Whatsapp do professor Jamuarê A. Ver WhatsApp
1ª aula demonstrativa
Responde em 3 h e 41 min
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Listas de exercícios, Documentos, Revisões de textos, Trabalhos?

Se seu problema for dificuldade em uma lista de exercícios, revisão de teses e dissertações, correção de textos ou outros trabalhos, peça uma ajuda pelo Tarefas Profes.

Enviar Tarefa

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil