Ententendo: deslocamento, velocidade e aceleração
Por: Jamuarê S.
03 de Setembro de 2020

Ententendo: deslocamento, velocidade e aceleração

Guia para estudantes de ensino médio e concurseiros

Física Ensino Médio ENEM Concursos Física básica Cinemática

Bem-vindo!

Se chegou até aqui é porque possui dúvidas nos tópicos do título. Para uma boa compreesão das materias que seguem o conteúdo de cinemática precisamos primeiro compreender as bases da matéria. É exatamente isso que faremos aqui, construíremos uma base sólida para que possas construir o seu conhecimento em cima dela.

Deslocamento x Caminho Percorrido

O deslocamento consiste em ir de um ponto A a um ponto B sem levar em consideração por onde passou, apenas a posição inicial e final. Imagine que você está em um campo de futebol, pode ir da marca do penâlti de um lado do campo à outra. Este caminho pode ser pelas laterais, pelo meio de campo, parte pela lateral e parte pelo meio, ainda sim as posições iniciais e finais (as marcas de penâlti de cada lado do campo) são as mesmas em qualquer trajetória. Essa distância entre as marcas de penalidade máxima são o deslocamento, enquanto a trajetória entre elas é o caminho percorrido.

Referencial

Para poder dizer o quanto a gente se deslocou precisamos de um ponto de referência. Exemplos: estou a 5 metros daquele carro, 1.5 metros da parede, caminhei 10 metros a direita da árvore. O referencial é isso, um ponto de referência. Todas as contas que faremos em cinemática são feitas em relação ao ponto de referência que escolhemos. Uma curiosidade: todas as equações na física funcionam independentemente do referencial que escolhemos! Não importa se o seu ponto de referência é o carro ao seu lado, o prédio a sua frente, o sol ou até mesmo o centro da galáxia, as equações funcionam. Por isso você é livre para escolher o referencial mais adequado às suas necessidades.

Sentido

O sentido representa para qual "lado" do referencial você está indo. Geralmente o lado direito é o lado positivo e o esquerdo o negativo. Imagine que você está do lado direito de uma árvore e começa a caminhar para o lado esquerdo. Seu deslocamento nesse momento tem um sinal negativo, após passar a árvore e continuar seu caminho a esquerda dela, você terá uma distância cada vez mais "negativa" pois está indo cada vez mais longe para o lado esquerdo.

Velocidade

A velocidade nada mais é do que a taxa com a qual a gente se distancia do referencial. Exemplo 1: 5 m/s significa que andamos 5 metros para a direita do nosso referencial a cada segundo. Exemplo 2: 50 km/h significa que andamos 50 km para o lado direito do nosso ponto de referência a cada hora. Exemplo 3: -15 m/s significa que andamos 15 metros em direção a esquerda do nosso referencial a cada segundo.

Aceleração

A aceleração é uma taxa que diz como a velocidade se altera ao longo do tempo. Então, queremos saber o quanto a velocidade [metros/segundos] muda a cada segundo [s]. Velocidade a cada segundo: v/s ou [m/s]/s, por isso m/s².

Trocando isso em palavras, a aceleração é "o quanto a velocidade muda a cada unidade de tempo". Exemplo 1: 4 m/s² significa que a velocidade aumenta em 4 m/s a cada segundo. Exemplo 2: -1 m/s² significa que a velocidade diminue em 1 m/s a cada segundo.

Espero ter ajudado a esclarecer a matéria para você. Qualquer dúvida, entre em contato comigo. Ficarei feliz em lhe ajudar.

R$ 50 / h
Jamuarê S.
Porto Alegre / RS
Jamuarê S.
5,0 (4 avaliações)
Horas de aulas particulares ministradas 17 horas de aula
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Física para Pré-Vestibular Física para Concursos Física para o 2º ano do Ensino Médio
Mestrado: Ciências de Materiais (Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS))
Venha aprender Física
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil