Espanhol com Eficiência << A DISCIPLINA >>
Por: Jancleide G.
05 de Janeiro de 2015

Espanhol com Eficiência << A DISCIPLINA >>

Espanhol Linguística Gramática Língua Cultura Leitura Online Conversa Música Latino Aprender Espanhol

1. Disciplina, o ponto mais importante para aprender uma língua.

A disciplina para quem deseja aprender algo é o elemento mais importante para ter qualquer progressão em um curto tempo de estudo. Inicialmente, essa "DISCIPLINA" também é conhecida como "EMPOLGAÇÃO". Estar empolgado faz com que tenhamos certo vício de querer sempre descobrir algo novo naquela atividade. Isso se aplica para qualquer atividade nova que nos propomos a aprender. Com o espanhol não é diferente. Mas, para aprender espanhol é preciso mais cuidado com a comparação entre as línguas, ou a impressão de que se sabe mais do que a realidade.  

O Espanhol é uma língua muito próxima do português, "as duas línguas são tidas como irmãs da mesma família linguística - a das neolatinas. Ambas têm um troco comum, o Latim, e uma história evolutiva paralela, a da popularização diaspórica do idioma latino clássico na península ibérica para Américas, África e Ásia" (FILHO 1995). Nós percebemos a aproximação dessas línguas a partir de um contato direto com qualquer falante ou produção de língua espanhola. Por achar que podemos compreender o Espanhol sem estudar ou sem ter qualquer contato constante com a língua, que grande parte dos aspirantes a falante de espanhol tendem a não manter a disciplina necessária.

QUAL O ESQUEMA DE DISCIPLINA ADEQUADO PARA:

APRENDIZES INICIAIS

Estar em contato diário com a língua-alvo a todo o momento. Esse é o momento do vício. Para manter uma periodicidade é aconselhável que veja alguns vídeos de diferentes temas – claro, temas que sejam do seu interesse. É preciso estabelecer um laço cultural entre o que é do seu agrado e o que deseja aprender na nova cultura. Música, teatro, esporte e tantas outras curiosidades podem ser importantes para inicialmente se envolver com a língua e cultura alheia. É importante lembrar que aprender uma nova língua é aprender, compreender e respeitar uma nova cultura.

1.     Buscar sites na internet de países hispanofalantes para, a partir deles, ter referências dos assuntos que mais são interessantes para seu estudo.

2.  Pesquisar coisas da sua rotina em países falantes do espanhol, entender como funciona a rotina em casa, a rotina comercial, como funciona o transporte público, qual a alimentação, como funciona a saúde, os bancos e tantas outras instituições comuns a nossa realidade.

3. Trazer, inicialmente, 5% de sua rotina de algo que faz cotidianamente na língua de origem e passar a fazer na língua alvo. Leitura de jornal; conversa com falantes da língua alvo; Ouvir músicas. Vídeos jornalísticos; Ouvir rádio online; Minisséries, novelas, seriados e filmes. E tantos outros produtos culturais, comerciais etc.

4. Buscar material voltado ao estudo formal da língua, como no caso do estudo da gramática.

Executar essas atividades diariamente e fazer dentro de períodos fixos uma progressão, tanto no aumento do tempo de estudo como na variedade do material estudado. Essas são algumas dicas. Nas próximas postagens apresentarei lugares onde buscar informações culturais dos países falantes de espanhol. 

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil