O que são semicondutores?
Por: João A.
09 de Fevereiro de 2024

O que são semicondutores?

Química Inorgânica materiais Físico-Química Ensino Superior ENEM Ensino Médio Ensino Fundamental Pré-vestibular Química Geral Química Orgânica Concursos Básica Cálculo Estequiométrico Química Analítica Técnico

Os semicondutores são materiais que possuem uma condutividade elétrica intermediária entre condutores (como metais) e isolantes (como vidro). Eles são fundamentais para a eletrônica moderna, pois permitem o controle preciso do fluxo de corrente elétrica em dispositivos como diodos, transistores e circuitos integrados.

Alguns exemplos de semicondutores incluem:

  1. Silício (Si): É o material semicondutor mais amplamente utilizado na indústria eletrônica devido à sua abundância e propriedades semicondutoras. É usado em uma variedade de dispositivos, desde diodos simples até microprocessadores complexos.

  2. Germânio (Ge): Antes do silício se tornar dominante, o germânio foi usado em muitos dispositivos semicondutores. Embora seja menos comum hoje em dia, ainda é utilizado em aplicações específicas, como em fotodetectores e em algumas aplicações de alta frequência.

  3. Arseneto de gálio (GaAs): É um semicondutor composto usado em dispositivos de alta frequência e alta potência, como em circuitos integrados para comunicação sem fio e em diodos emissores de luz (LEDs).

As aplicações dos semicondutores são vastas e incluem:

  • Eletrônica de consumo: Como smartphones, tablets, laptops e televisões, que contêm uma variedade de semicondutores em seus circuitos integrados.

  • Eletrônica automotiva: Os semicondutores são usados em sistemas de controle de motor, sistemas de navegação, sistemas de entretenimento e muito mais.

  • Energia solar: Células solares fotovoltaicas são feitas de materiais semicondutores, como silício, para converter a luz solar em eletricidade.

  • Iluminação: LEDs (diodos emissores de luz) utilizam semicondutores para produzir luz de forma eficiente e são amplamente empregados em iluminação residencial, comercial e pública.

  • Telecomunicações: Dispositivos semicondutores são usados em equipamentos de transmissão e recepção de sinais de comunicação, como roteadores, modems e antenas.

Referências:

  1. S. M. Sze, Kwok K. Ng, "Physics of Semiconductor Devices", John Wiley & Sons, 2007.
  2. S. M. Sze, "Semiconductor Devices: Physics and Technology", John Wiley & Sons, 2001.
  3. K. Streetman, S. Banerjee, "Solid State Electronic Devices", Prentice Hall, 2005.
R$ 50 / h
João A.
Salvador / BA
João A.
3,8 (31 avaliações)
Tarefas resolvidas 39 tarefas resolvidas
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Cadeias Carbônicas Reações Orgânicas Química - Curso superior
Graduação: Química Bacharelado (Universidade Federal da Bahia (UFBA))
Professor de ciências exatas e biológicas. Apoio em provas, exercícios, trabalhos acadêmicos em geral. Apoio para vestibulares e concursos
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil