Iluminismo - 8° ano
Por: João C.
07 de Julho de 2023

Iluminismo - 8° ano

Iluminismo - A Luz da Razão na Luta contra a Opressão

História História Geral Ensino Fundamental

O Iluminismo foi um movimento intelectual e filosófico que floresceu no século XVIII e teve um impacto significativo na transformação da sociedade e na busca por liberdade, igualdade e justiça. Caracterizado pelo uso da razão e da ciência como instrumentos para a compreensão e aprimoramento do mundo, o Iluminismo desafiou as estruturas opressivas do Antigo Regime e defendeu a ideia de um governo baseado na soberania popular e no respeito aos direitos humanos.

Os pensadores iluministas, como Voltaire, Rousseau, Montesquieu e Diderot, criticaram abertamente o absolutismo monárquico, a intolerância religiosa e os privilégios injustos da nobreza e do clero. Eles defendiam a ideia de que todos os seres humanos nascem livres e iguais em direitos e que o governo deveria garantir a liberdade de expressão, a igualdade perante a lei e a separação de poderes.

O Iluminismo teve um impacto significativo nas Revoluções Inglesas, na Revolução Americana e na Revolução Francesa, inspirando os ideais de liberdade, igualdade e fraternidade. Através de suas obras, os filósofos iluministas disseminaram conhecimento e questionaram as estruturas opressivas que dominavam a sociedade da época.

O legado do Iluminismo perdura até hoje, influenciando a forma como enxergamos a importância da razão, da ciência, da democracia e dos direitos humanos. Esse movimento revolucionou o pensamento político, social e científico, proporcionando as bases para a construção de sociedades mais justas e igualitárias.

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil