A Importância do programa de monitoria

Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

Matemática Geometria Ensino Superior
A Importância do programa de monitoria
José M.
em 28 de Setembro de 2020

A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA DE MONITORIA

Resumo: Este artigo faz uma análise do aumento da procura por cursos de graduação pela população brasileira e como o programa de monitoria acadêmica alcançou fundamental importância diante dessa situação, tanto na modalidade presencial quanto a distância, como forma de auxílio aos alunos principalmente no início da jornada acadêmica. Para tanto, foram analisados os dados mais recentes disponibilizados pelo MEC e pelo Inep, além de dados da Universidade Federal de Ouro Preto com relação às reprovações e aprovações na disciplina Geometria Analítica e Cálculo Vetorial. Complementarmente, faz-se uma análise da participação dos alunos no programa de monitoria bem como das ações e resultados obtidos. Com os dados e análises observados, pode-se constatar o efetivo aumento de ingressantes no ensino superior nos últimos anos e a diferença positiva que o programa de monitoria pode trazer para a adaptação a uma nova forma de estudo e vivência dos alunos nas universidades.

INTRODUÇÃO
A monitoria no Brasil, de acordo com a legislação divulgada pela Casa Civil da Presidência da República, começou a ganhar forma no ano de 1968. No dia 28 de novembro daquele ano, foi criada a Lei n° 5.540, que dispõe sobre o ensino superior no Brasil, em seu artigo 41, que era especialmente voltado para a prática de monitoria, havia os seguintes dizeres: “As universidades deverão criar a função de monitor para os alunos de graduação que se submeterem a provas específicas, nas quais demonstrem capacidade de desempenho em atividades técnico didáticas de determinada disciplina”.
Na Universidade Federal de Ouro Preto, a monitoria é um dos programas de apoio oferecidos. De acordo com a Pró-Reitoria de Graduação, ele visa contribuir para a melhoria do ensino da graduação na UFOP, através da articulação teoria e prática, a integração curricular em seus diferentes aspectos e a cooperação acadêmica entre discentes e docentes, de modo a intensificar o relacionamento entre alunos e professores. Neste contexto, ao professor cabe o papel de supervisionar o monitor em caso de dúvidas em relação a seus deveres e ao conteúdo ministrado, sendo ao monitor estabelecida a responsabilidade de realizar as atividades do programa com o cumprimento de horários a preparação de material para as aulas, quando solicitado, e o atendimento aos alunos. E o aluno, por sua vez, tem mais uma oportunidade, através do monitor, de tirar as dúvidas que ficaram pendentes no decorrer da disciplina e relembrar os conteúdos aprendidos em sala de
aula.
Assim, o programa, entre outros benefícios, promove uma integração entre os docentes e os discentes, e para a universidade, ele pode ser uma oportunidade de iniciar a formação de futuros professores, já que a partir dele, o aluno pode interessar-se pela carreira de docência. Nesta função, o monitor observa e participa junto com o professor das atividades docentes e, com isso, existe a possibilidade de que seu interesse pela docência seja despertado.

EXPERIÊNCIA DE ATUAÇÃO NO PROGRAMA DE MONITORIA E SUA IMPORTÂNCIA

Durante o período de atuação no programa de monitoria da Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP, no departamento de matemática, na disciplina MTM131 – Geometria Analítica e Cálculo Vetorial, pode-se observar uma melhora no conhecimento acerca dos conteúdos abordados na ementa da matéria por parte do monitor ocasionando o amadurecimento na forma de explicar e esclarecer as dúvidas apresentadas pelos usuários da monitoria. Ademais, por ser uma das disciplinas com maior número de matrículas dentre as do ciclo básico dos cursos de exatas da universidade, a demanda por apoio nos estudos e na resolução de exercícios por parte dos discentes foi constantemente alta, com isso o trabalho para inovar a maneira de explicar os conteúdos se apresentou necessário durante toda a participação no projeto.
Com a referida experiência, o interesse na atuação profissional dentro na universidade, mesmo após a conclusão da graduação, tornou-se mais significativo, ou seja, a iniciativa se mostrou como uma porta de entrada para a experiência de dar aulas e atuar, de certa forma, como um professor dentro do ambiente acadêmico, antecipando uma parte do que se pode esperar no início do trabalho como docente universitário. 

SITUAÇÃO DOS ALUNOS NA DISCIPLINA E RESULTADOSOBTIDOS
Com base em dados da Pró-Reitoria de Graduação da UFOP, constando dados a partir do período 2015.1, que apresentou 48,35% de aprovações e 49,01% de reprovações, houveram sucessivas quedas nas aprovações, apresentando nos quatro períodos posteriores as seguintes taxas: 36,76%, 34,41%, 44,77% e 37,86%, respectivamente, contrastando com o número de reprovações, que atingiram os patamares de 60,88%, 62,58%, 53,88% e 57,24% respectivamente. Além de que, o número de trancamentos atingiu seu ponto máximo no 2017.1.

Nota-se também que a partir do período 2017.2, início da atuação na monitoria, as aprovações apresentaram aumento, atingindo 45,01% neste período e 40,08% no 2018.1, sendo estes os dois períodos com maior número de matriculados (451 e 524, respectivamente). Observa-se inclusive, um elevado decréscimo na porcentagem de trancamentos, que era de 4,9% no período 2017.1 e passou a ser 2,21% e 2,29%, nos dois posteriores, respectivamente, ou seja, uma diminuição de 54,56% e 45,45% em relação ao período de pico dos trancamentos.
Tem-se como dado explicativo para a melhora do índice de aprovações nos dois períodos considerados após 2017.1, o início de uma ação por parte da monitoria em realizar simultaneamente ao esclarecimento das dúvidas dos alunos, a realização de avaliações teste, baseadas na metodologia dos professores responsáveis por lecionar a disciplina em cada período. Além da apresentação de trabalhos e realização de exercícios perante suas respectivas turmas por parte dos discentes, sendo estes avaliados pelo professor responsável e pelo monitor.
Um fator de destaque pode ser observado, a alta queda de aprovações no período 2018.2, onde tais ações não foram realizadas, devido à saída do monitor responsável do programa. No entanto, devido aos índices positivos observados, foi introduzida a realização de um programa específico de tutoria e monitoria simultâneas para a disciplina, sendo idealizada pelo professor do departamento de matemática - DEMAT que orientou o monitor que atuou nas atividades. Esta ação foi implementada no período letivo, 2019.2, cabendo concordância dos devidos responsáveis.
Outra ação desenvolvida pela Universidade Federal de Ouro Preto e seguida pelo departamento de matemática foi a possibilidade de realizar a disciplina em questão no período de férias, como Período Letivo Especial (PLE), de 04 de fevereiro a 1 de março de 2019. Neste houveram 70 alunos matriculados somente em Geometria Analítica e Cálculo Vetorial, dos quais 45,71% foram aprovados. Outro ponto importante a se destacar, é a inexistência de reprovações, em todos os períodos analisados, exclusivamente por excesso de faltas.

Como método ativo aplicado para melhorar os resultados das aprovações, foi solicitado junto à Pró-Reitoria de Graduação um aumento no número de bolsas para monitoria, com isso têm-se a partir do período 2018.1 duas vagas para bolsistas, além de uma modificação na seleção para ocupar tais vagas, sendo necessária a análise de coeficiente semestral acumulado, devendo ser maior ou igual a 6.0, nota na disciplina maior ou igual a 7.0, e realização de prova escrita e avaliação didática, onde todas se caracterizam como etapas eliminatórias. Ademais, há também a existência de vagas para voluntários, com emissão de certificados, como uma possibilidade aos alunos interessados.

CONSIDERAÇÕES FINAIS
Em vista disso, formas de orientação de estudo e de ajuda ao discente para superar suas dificuldades devem ser buscadas integrando-o melhor à vida acadêmica. A função básica da instituição de ensino não pode mais se restringir à formação intelectual, mas também deve atuar na formação do aluno como indivíduo atuante na sociedade. Assim, torna-se necessário criar estratégias e intervenções que contribuam para desenvolvimento de aprendizagem significativa, levando os alunos a usarem o conhecimento adquirido na graduação para perceberem a realidade sob diferentes pontos de vista e a proporem formas alternativas de resolver os problemas com os quais lidam.
A monitoria, nesse sentido, confere ao aluno a possibilidade de esclarecer dúvidas que não foram sanadas em aula, além de despertar o interesse em poder vir a ser monitor de alguma disciplina com a qual criou afinidade, além de iniciar uma vivência mais aprofundada no meio acadêmico. Tendo claro que o programa não pode resolver todos os problemas em relação às reprovações, no entanto, pode atenuar as dificuldades de muitos alunos, e ser abarreira de separação para outros entre a reprovação e a aprovação.

REFERÊNCIAS


ARAÚJO, Roberta; MOREIRA, Lúcio F. N. Monitoria da disciplina de Cálculo. In: XXXIII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, 2005, Campina Grande.


Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Censo da Educação Superior. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/artigo/-/asset_publisher/B4AQ%20V9zFY7Bv/content/mec-e-inep-divulgam-dados-do-censo-da-educacao-superior-2016/21206.
Acesso em: 22 jan. 2019.


KOPKE, Regina C. M; KOPKE, A. M. Experiência em docência na engenharia: Graduação e Monitoria. In: XXXII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, 2004, Brasília. Legislação sobre o programa de monitoria no Brasil. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l5540.htm.Acessoem:5mai.2019.

Ouro Preto / MG
Graduação: Engenharia de Minas (UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto)
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