Estudante do 2º ano de graduação, licenciando em Ciências Biológicas, pela Unesp e inscrito
no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) - (2023). Participo do projeto de
Extensão "A década do Oceano", onde levamos às escolas e locais voltados a cultura pública, o
conhecimento e contato com os animais do mundo aquático, muitos taxidermizados, ou em processo
de pesquisa dos laboratórios da Universidade. Atuo também como titular do colegiado de permanência
estudantil na Unesp - Campi São Vicente.
Meu histórico se iniciou na licenciatura quando passei pelo voluntariado no…
Estudante do 2º ano de graduação, licenciando em Ciências Biológicas, pela Unesp e inscrito
no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) - (2023). Participo do projeto de
Extensão "A década do Oceano", onde levamos às escolas e locais voltados a cultura pública, o
conhecimento e contato com os animais do mundo aquático, muitos taxidermizados, ou em processo
de pesquisa dos laboratórios da Universidade. Atuo também como titular do colegiado de permanência
estudantil na Unesp - Campi São Vicente.
Meu histórico se iniciou na licenciatura quando passei pelo voluntariado no Programa de Jovens
Acolhedores do Estado de São Paulo, de 2013 a 2015, pela E.E. Zulmira de Almeida Lambert;
participando tanto de sua implementação, como de outras instituições de ensino dentro do estado,
fossem elas do fundamental, ensino médio, ou de ensino híbrido, capacitando alunos e professores
para o novo programa.
Aos 17 anos, me inseri no mercado de trabalho, bem como no ramo acadêmico pela
Universidade Federal de Uberlândia, onde realizei um semestre com aulas de Latim e Grego Antigo.
Aos 18 anos iniciei o curso de Letras ABI (área básica de iniciação) – estudando inglês, francês e
espanhol por 4 semestres. Após isso acabei voltando para o Curso de bacharelado/ licenciatura em
filosofia.
Entrei no ramo do turismo, trabalhando por 2 (dois anos) com viagens, e intercâmbio, e no ano
de 2023 me reinseri na educação.
Hoje busco por meio da divulgação científica, um modo para auxiliar na jornada de jovens,
neurotípicos, neuroatípicos ou PCDs um modo de trazer o pensamento crítico, e uma possibilidade de
aumentar seus horizontes.
Hoje falo 3 idiomas, além da minha língua materna, sendo eles: francês, espanhol e inglês.
Em minhas atividades com meus alunos busco aulas que possam abarcar a todos, todas e
todes, em qualquer que sejam suas limitações. Procuro inseri-los na educação costeira, mostrando o
que podemos fazer para termos um mundo melhor, um mundo nosso, ao nosso redor, em nossas
casas.
Habilidades técnicas:
• Domínio de ferramentas de informática (Word, Excel, Power Point, etc.);
• Conhecimento de metodologias de ensino;
• Capacidade de trabalhar com crianças ou adolescentes;
• Um bom relacionamento com todos os setores de uma escola;
• Empatia;
• Gerenciamento de crise;
Formação complementar:
• (2010 – 2012) - Língua Francesa (Carga horária: 3000h). E.E. Martim Afonso, CEL, Brasil;
• (2023 – 2023) - Curso de curta duração em Entre o prazer e o caos: uma jornada pelas drogas
de abuso. (Carga horária: 4h). EVEN3, EVEN3, Brasil;
• (2023 – 2023) - Curso de curta duração em Capacitismo x Inclusão. (Carga horária: 30h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Sao Paulo, Brasil;
• (2023 – 2023) - Curso de curta duração em Minicurso: Além do laboratório: abordagens
criativas e eficazes em divulgaç. (Carga horária: 4h). EVEN3, EVEN3, Brasil;
• I Simpósio de Resíduos, Inovação e Sustentabilidade, 2023. (Simpósio)
• IV Congresso Brasileiro Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia -, 2023. (Congresso)
• Permanência Estudantil e Culturas Afirmativas: 10 anos Cope e CPPE na Unesp, 2023.
(Congresso)
• VII SEMANA DA EDUCAÇÃO DA BAIXADA SANTISTA - SEDUCA, 2023. (Simpósio)Juan Arenciano
METODOLOGIA DE ENSINO E DIFERENCIAL:
Há um interesse e compromisso em mim com a educação inclusiva e a divulgação científica. Tenho experiência em trabalhar com crianças e adolescentes de diferentes origens e habilidades, e usar o ensino para promover o pensamento crítico e a criatividade.
Algumas estratégias específicas que utilizo em minhas aulas incluem:
• Aprendizagem baseada em projetos: Os alunos trabalhariam em projetos que lhes permitiriam explorar os conceitos científicos de forma prática e significativa.
• Aprendizado cooperativo: Os alunos trabalhariam juntos em grupos para resolver problemas e aprender uns com os outros.
• Aprendizado por investigação: Os alunos seriam encorajados a fazer perguntas e investigar os conceitos científicos por conta própria.
Essas estratégias me permitem criar um ambiente de aprendizagem estimulante e desafiador, onde todos os alunos teriam a oportunidade de aprender e crescer mediante suas possibilidades e limitações.
Diferencial
Meu compromisso com a educação inclusiva e a divulgação científica. Possuo as habilidades e a experiência necessárias para criar um ambiente de aprendizagem que seja acessível e significativo para todos os alunos. Me comunico de forma eficaz e tenho genuíno interesse em aprender e compartilhar conhecimento. Me permitindo conectar aos alunos de todas as origens e criar um ambiente de aprendizagem positivo e inspirador.
Acredito que educação é uma das coisas mais importantes do mundo. É através da educação que podemos aprender sobre o mundo ao nosso redor, desenvolver nosso pensamento crítico e nos tornarmos cidadãos mais conscientes.
Por isso, estou comprometido em oferecer aulas de ciências que sejam divertidas, envolventes e instrutivas. Eu quero que meus alunos aprendam a amar a ciência e a se interessarem por ela. E aulas voltadas para exercícios, realização de trabalhos e matérias de todas as áreas da Ciência e suas tecnologias – Como: Matemática, química, física, Biologia ou Ciências.
Se você está interessado em aprender mais sobre ciências, entre em contato comigo hoje mesmo. Estou disponível para dar aulas particulares ou em grupos, para crianças e adolescentes de todas as idades e habilidades.
Ofereço aulas em um ambiente descontraído e divertido, onde os alunos podem explorar sua curiosidade e aprender de forma significativa.
Estou ansioso para trabalhar com você e ajudá-lo a aprender mais sobre o mundo natural.
A ciência é o futuro. É através da ciência que podemos resolver os problemas mais urgentes do mundo e criar um futuro melhor para todos. Eu estou comprometido em ajudar a moldar o futuro da ciência, ensinando as próximas gerações sobre o poder da ciência.
A ciência pode ser complicada, mas eu vou te ensinar tudo o que você precisa saber de forma simples e fácil de entender.