A final, o que é a química?
Por: Juan B.
13 de Agosto de 2023

A final, o que é a química?

Conceitos básicos da ciência.

Química Ensino Médio Ensino Fundamental Pré-vestibular ENEM Química Geral Técnico

Química é a ciência do estudo da matéria e de suas transformações. Okay, mas então o que seria a "matéria"? de nada adianta o conceito se não conseguirmos o entender.

Para entender o que é a matéria, precisamos entender suas propriedades, que são duas:

  • Apresentar massa.
  • Ocupar lugar no espaço.

Partindo dessas duas propriedades conseguimos estudar os materiais, e claro compreender que o estudo da química é aplicado a tudo no nosso redor.
Estamos rodeados de substâncias e objetos que continuamente passam ou que passaram por processos químicos. Seja a roupa que vestimos, os alimentos que comemos, o ar que respiramos, a tela que você está lendo este artigo.

A química é uma ciência muito ampla e que anda abraçada com a física, biologia e outras ciências. A amplitude e a pluraridade dessa ciência é o que possibilita que a química seja subdividida em diversas áreas de estudo: Bioquímica, Físico-química, Química Ambiental, Química de alimentos, Química de materiais, Química Tecnologica, etc.

Por ter tanto impacto no nosso dia a dia, impossível não estudarmos essa ciência e compreendermos seus conceitos básicos.

Ao obeservar o mundo ao nosso redor precisamos entender que tudo é formado pela combinações de elementos, como exemplo: ferro, alumínio, carbono, hidrogênio, oxigênio, etc. E esses elementos, como desde a antiguidade os filósofos suspeitavam, são formados por partículas muito pequenas chamadas de átomos. Com os diversos séculos de histórico de pesquisa foram desenvolvidos alguns modelos atômicos, sendo eles: o de Demócrito, de Dalton, de Thomson, de Rutherford, Bohr e o de Schrödinger.

A partir desses modelos os estudos vão se desenvolvendo, podemos ter moléculas, substâncias, misturas. Cada uma delas, que embora possam ter os mesmos elementos, possuem diferentes propriedades devido a sua composição, ou estrutura.

  • Sendo as moléculas a combinação de dois ou mais átomos.
  • As substâncias qualquer matéria que possua características e propriedades constantes, podendo ser dividida em substâncias puras simples e compostas
      • As simples são formadas por apenas um elemento, por exemplo o gás hidrogênio (H2).
      • As compostas são formadas por mais de dois ou mais elementos, como exemplo a água (H2O).
  • A mistura, como seu próprio nome diz, são formadas pela junção de duas ou mais substâncias, como exemplo o ar que respiramos que é formado pelos gases: oxigênio, nitrogênio e argônio. As misturas podem também ser subdivididas em homogêneas e heterogêneas.
      • Homogêneas, não apresentam divisão de fases, a olho nu ou miscroscopicamente vemos tudo como se fosse uma coisa só, como exemplo: água com açúcar.
      • Heterogêneas, apresentam divisão de fases, ou seja, a olho nu ou microscópicamente vemos que há divisão entre as substâncias, como exemplo: água com óleo.

As transformações da matéria portanto ocorrem desde o mundo observável (Como a queima de um combustível) ao invisível microscópico (como as reações que acontecem no interior de nossas células). Precisamos entender aquilo que acontece no microscópico entre os átomos e as moléculas, para compreeendermos aquilo que acontece no mundo visível.

Voltando a definição inicial do que é química: A ciência da matéria. Para que seja possível compreender a matéria estudamos os comportamentos dos átomos e das moléculas.

 

A partir do momento que compreendemos esses conceitos iniciais e o que realmente estamos estudando podemos ir avançando no básico da química.

Espero que esse breve artigo colabore e bons estudos!


Referências bibliográficas:

BROWN, T. L. et al. Química: a ciência central. 1. ed. São Paulo, SP: Pearson, 2016. E-book. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br. Acesso em: 13 ago. 2023.

PICOLO, K. C. S. de A. (org.). Química geral. 1. ed. São Paulo, SP: Pearson, 2014. E-book. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br. Acesso em: 13 ago. 2023.

R$ 40 / h
Juan B.
São Paulo / SP
Juan B.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Química para Ensino Fundamental Química Pré-Vestibular Química para Ensino Médio
Graduação: Bacharelado em Química Industrial (IFSP)
Professor de química, física e matemática. Venha destravar nas ciências exatas!
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil