Química é a ciência do estudo da matéria e de suas transformações. Okay, mas então o que seria a "matéria"? de nada adianta o conceito se não conseguirmos o entender.
Para entender o que é a matéria, precisamos entender suas propriedades, que são duas:
Partindo dessas duas propriedades conseguimos estudar os materiais, e claro compreender que o estudo da química é aplicado a tudo no nosso redor.
Estamos rodeados de substâncias e objetos que continuamente passam ou que passaram por processos químicos. Seja a roupa que vestimos, os alimentos que comemos, o ar que respiramos, a tela que você está lendo este artigo.
A química é uma ciência muito ampla e que anda abraçada com a física, biologia e outras ciências. A amplitude e a pluraridade dessa ciência é o que possibilita que a química seja subdividida em diversas áreas de estudo: Bioquímica, Físico-química, Química Ambiental, Química de alimentos, Química de materiais, Química Tecnologica, etc.
Por ter tanto impacto no nosso dia a dia, impossível não estudarmos essa ciência e compreendermos seus conceitos básicos.
Ao obeservar o mundo ao nosso redor precisamos entender que tudo é formado pela combinações de elementos, como exemplo: ferro, alumínio, carbono, hidrogênio, oxigênio, etc. E esses elementos, como desde a antiguidade os filósofos suspeitavam, são formados por partículas muito pequenas chamadas de átomos. Com os diversos séculos de histórico de pesquisa foram desenvolvidos alguns modelos atômicos, sendo eles: o de Demócrito, de Dalton, de Thomson, de Rutherford, Bohr e o de Schrödinger.
A partir desses modelos os estudos vão se desenvolvendo, podemos ter moléculas, substâncias, misturas. Cada uma delas, que embora possam ter os mesmos elementos, possuem diferentes propriedades devido a sua composição, ou estrutura.
As transformações da matéria portanto ocorrem desde o mundo observável (Como a queima de um combustível) ao invisível microscópico (como as reações que acontecem no interior de nossas células). Precisamos entender aquilo que acontece no microscópico entre os átomos e as moléculas, para compreeendermos aquilo que acontece no mundo visível.
Voltando a definição inicial do que é química: A ciência da matéria. Para que seja possível compreender a matéria estudamos os comportamentos dos átomos e das moléculas.
A partir do momento que compreendemos esses conceitos iniciais e o que realmente estamos estudando podemos ir avançando no básico da química.
Espero que esse breve artigo colabore e bons estudos!
Referências bibliográficas:
BROWN, T. L. et al. Química: a ciência central. 1. ed. São Paulo, SP: Pearson, 2016. E-book. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br. Acesso em: 13 ago. 2023.
PICOLO, K. C. S. de A. (org.). Química geral. 1. ed. São Paulo, SP: Pearson, 2014. E-book. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br. Acesso em: 13 ago. 2023.