7 dicas para interpretar um texto
Por: Júlio P.
19 de Julho de 2022

7 dicas para interpretar um texto

Neste artigo apresento 7 dicas simples que vão te ajudar a interpretar textos e gabaritar questões

Português Pré-Vestibular ENEM Exercícios Concursos 3º Ano Preparatório Interpretação de texto interpretação de textos Língua Portuguesa Concursos públicos

A área de interpretação de texto não é uma área em que você precisa entender inúmeras regras gramaticais para poder acertar as questões. Tendo isso em vista, passarei algumas dicas práticas de como resolver questões de interpretação textual. Antes, porém, tenho dois conselhos para meus leitores: leia bastante (livros, jornais, poemas, etc.) e faça muitos exercícios de interpretação. Dito isso, vamos para o que interessa.

 

Como fazer uma questão de interpretação de texto?

 

Leia o título do texto

Primeiramente, a fim de saber sobre o que se trata o texto, leia seu título. Essa dica parece óbvia de mais, porém tem gente que quer otimizar tanto o tempo de uma prova que corta tudo que parece "desnecessário". Mas como dizem: "a pressa é inimiga da perfeição".

 

Leia a fonte de referência

Sabe aquelas informações com letrinhas pequenas que fica no final do texto, onde está escrito o ano, o autor, o local de publicação, etc.? Então, leia isso antes de ler o texto. Dependendo de qual é a pergunta, você mata a questão apenas com as informações da referência.

 

Leia as alternativas

Em terceiro lugar, leia a pergunta e suas alternativas, grifando a ideia central de cada uma. Nesta etapa você vai conseguir eliminar pelo menos uma alternativa, aquela mais absurda.

 

Leia o texto uma vez

Caso você não tenha conseguido resolver a questão apenas nas etapas anteriores, então leia o texto pela primeira vez. Uma leitura rápida vai te ajudar a pegar a ideia central.

 

Leia o texto de novo

Em seguida leia o texto novamente. Agora, entretanto, você deve grifar a ideia central de cada parágrafo, para que fique mais fácil na hora de comparar as alternativas da questão.

 

Volte para as alternativas

Leia cada alternativa atentamente e elimine as obviamente erradas. Geralmente você vai ficar entre duas. Muito mais fácil de resolver agora, não é?!

 

Compare as alternativas com o texto

Pegue essas duas alternativas que sobraram e compare com o texto. Se uma das alternativas extrapolou ou restringiu o que está no texto, então ela está errada.

Agora é só marcar a que sobrou e bola para frente!

R$ 40 / h
Júlio P.
Londrina / PR
Júlio P.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Português para Concursos Português para Adultos Português no 2º Ano
Graduação: Letras Vernáculas e Clássicas (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA)
Professor de português com 4 anos de experiência em sala de aula e 5 como revisor de textos. Venha atingir seus objetivos! Venha aprender!
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil