Resumo - Qual a estrutura?? Como Fazer???
Por: Jussara S.
28 de Outubro de 2017

Resumo - Qual a estrutura?? Como Fazer???

Redação Artigos Científicos Estrutura Teses Tema Modelo Dúvidas Entrevistas

Olá pessoal...

Estamos aqui novamente para falar de uma tema que gera muitas dúvidas quando estamos elaborando um trabalho acadêmico...

O RESUMO...

Se você se pregunta: o que ele deve conter?? Como eu devo elaborar?? Quais elementos são indispensáveis??? Venha comigo!!!

 

Basicamente são CINCO elementos que o seu resumo deve apresentar:

  • Justificativa/Problema
  • Objetivos
  • Metodologia
  • Resultados
  • Conclusão

Justificativa e/ou Problema - neste elemento você tem que explicar a importãncia do trabalho, o motivo pelo qual ele merece ser estudado. E partindo da justificativa, o autor deve apresentar o problema que norteou a pesquisa. Mas o que isso, professora?? O que é o probelma?? 

O problema é a pergunta que você quer responder oa finla do seu trabalho... Caso sejam elaboradas hipóteses inicias de resposta para a pergunta, o autor deve apresentá-las. 

Objetivos - os objetivos são os resultados nos quais o autor quer chegar com o desenvolvimento do trabalho ou da pesquisa. Para trabalhos mais curtos, geralmente é selecionado um ou dois objetivos. Para trabalhos mais longos, como teses e dissertações, os objetivos são subdivididos em Objejtivo Geral e Objetivos Específicos.

Metodologia - na metodologia o autor vai explicar para o leitor qual foi o caminho que ele seguiu para realizar o trabalho. Também aqui são apresentados os instrumntos utilizados, ou seja, se o pesquisador se utulizou de pesquisa bibliográfica, de entrevistas, de questionários, em fim... todo o percurso para a realização da pesquisa deve aparecer na metodologia.

Resultados - o autor demonstra aqui quais foram os resultados que ele alcançou com a pesquisa. Se os objetivos foram alcançados. Nas áreas do conhecimento que pesquisam através de hipóteses, nos resultados o autor demonstra se a hipótese ou hipóteses levantadas no início da pesquisa se comprovaram ou não.

Conclusão - na conclusão o autor articulao problema, a hipótese e os resultados. Apresentando as conclusão que foi possível elaborar a partir da pesquisa feita.

 

MODELO DE RESUMO...

Considerando (justificativa/problema), objetiva-se (objetivos).

Para tanto, procede-se à (metodologia).

Desse modo, observa-se (resultados), o que permite concluir que (Conclusão)*.

 

*GUIMARÃES, J. A. C. O resumo como instrumento para divulgação e a pesquisa científica. Revista Brasileira de Educação Especial. Marília, v. 11, n. 1, p. 3-16, 2005.

 

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil