Resumo, resenha e fichamento ???
Por: Jussara S.
18 de Abril de 2016

Resumo, resenha e fichamento ???

Redação Escrita Resenha Teses Tema Estrutura Ideias

Olá pessoal!!

 

Hoje vamos conversar sobre três tipos de trabalhos que são bastantes solicitados em diversos cursos e em várias etapas do aprendizado, mas também para facilitar a elaboração de TCC, Monografias e Teses.

 

Você já se perguntaram qual a diferença entre RESUMO, RESENHA e FICHAMENTO?

Vamos lá??

Resumo - é um pequeno texto que vai trazer de forma sintetizada as principais ideias de outro texto. Ou seja, o objetivo do resumo é que ele explique as ideias principais do texto em poucas palavras para que você não tenha necessidade de retornar ao texto original para relembrar ou para ter uma visão geral sobre o assunto a ser tratado  e a forma como ele é tratado.

Resenha - a resenha por sua vez, além de trazer também um resumo sobre o texto ou o documento já lido, vai trazer uma posição crítica do autor em relação aquele texto. Mas lembre-se, mesmo sendo um texto que contém a opnião do autor, deve-se evitar sua escrita em primeira pessoa do singular. 

 A resenha ainda se divide em dois tipos:

  • Resenha resumo, este tipo vai trazer apenas a descrição do texto, das ideias principais, dos pontos que mais importantes para se compreender a ideia central do texto ou do documento.
  • Resenha crítica, este tipo de resenha, conforme dito anteriormente, engloba o resumo do texto, mas também trás a opinião do autor que está escrevendo. Ele vai ao longo do texto apresentar seu posicionamento apresentadndo os pontos que considera positivo e os pontos que considera negativos do texto, bem como o motivo pelo qual pensar dessa forma.
  • Resenha temática é aquela em que se apresenta uma crítica em relação à vários textos que abordam um mesmo assunto, ou seja, textos e documentos que possuem um tema comum.

Fichamento - o fichamento contém todos os dados do texto ou documento lido. Pode ser considerado um método de armazenamento, controle e consulta de informações sobre seus livros ou documentos. Inicialmente era elaborado em fichas, porém agora pode ser feito no computador também.

O fichamento também possui dois tipos:

  • Fichamento de transcrição ou citação, este tipo de fichamento é voltado para a transcrição literal de trechos do livro ou documento, utilizando-se aspas no início e no fim da transcrição, lembre-se de anotar a página. Indica-se este tipo quandoo autor está elaborando outros trabalhos e já possui um assunto específico que pesuisa dentro do texto que está lendo. Mas nada impede que se transcreva trechos considerados importantes sem que se esteja elaborabdo um trabalho específico.
  • Fichamento de resumo ou conteúdo, este tipo é muito parecido com o resumo, posi apresenta as dieias principais do texto ou do documento, porém utilizando-se a estrutura da ficha.

 

Bom pessoal, se seu professor passou aquele trabalho que envolve algum desses tipos de textos ou com algum nome parecido, como ficha de leitura, roteiro de leitura e você está com dúvida de como fazer e por onde começar, venha conversar que marcamos uma aula e exploramos o trabalho juntos!!

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil