A ALIMENTAÇÃO COMPLENTAR DE FORMA SEGURA EM BEBÊS
em 16 de Março de 2021
Áutores: Karla Maria Linhares Pires da Silva e Colaboradores
O planejamento familiar é assegurado pela Lei nº 9.263/96 tem o objetivo de promover saúde do casal e/ou da mulher no âmbito da contracepção e concepção. As ações educativas, assistências, clínica e acolhedoras do enfermeiro são importantes para que mulheres e homens reflitam sobre quantos filhos desejam ter. É necessário que o enfermeiro promova o acesso a informação e ações depromoção da saúde, incluindo temáticas como infecções sexualmente transmissíveis e métodos contraceptivos.
Dentro de sua formação o enfermeiro desenvolve habilidades em educar para saúde, aprendendo a apoiar com respeito à autonomia do casal no que diz respeito ao planejamento familiar. O profissional de enfermagem deve informar sobre os métodos concepcionais, orientar e disponibilizar gratuitamente o contraceptivo mais adequado, além de motivar os regressos às consulta
A enfermagem possui papel importante no planejamento familiar uma vez que atua com educação em saúde esclarecendo dúvidas em relação às questões sexuais e reprodutivas.