Primeiros Passos com o Present Perfect
Por: Kauan D.
20 de Setembro de 2020

Primeiros Passos com o Present Perfect

Vamos começar a entender esse tempo verbal que gera confusão

Inglês Gramática Intermediário Avançado Ensino Médio Tradução Vestibular Profissional

Present Perfect


          O Present Perfect não é nada mais do que um tempo verbal, assim como o presente, futuro e passado, que funciona de um modo um pouquinho diferente, enão nosso primeiro passo é tomar conhecimento de que esse é o tempo verbal que não segue regras claras como os outros, e infelizmente, não possui equivalente exato em português.  Acompanhe uma regra básica:


          *Usamos o Present Perfect quando se trata de uma experiência que alguém teve, isto é,  sempre um evento no passado, que tem foco maior nas consequências que ocorrem no presente do que no ato em si. Daí formamos o Present Perfect com o verbo auxiliar "have"

Exemplos:
We have studied (Nós estudamos. Consequência relevante: O conhecimento ficou!)


You have eaten (Você comeu. Consequência relevante: Está cheio(a)!)


She has passed the exam (Ela passou na prova. Além de consequências relevantes, pondemos inferir deve ser porque estudou!)


          Como você pôde ver, o Present Perfect é formado pelo verbo auxiliar have + past participle. Mas o que isso quer dizer? É mais simples do que parece, o verbo "have" vai ajudar (por isso que é chamado de verbo auxiliar) a dizer que algo aconteceu no passado, mas seus efeitos permanecem no presente. Todavia, para que a construção esteja correta, é preciso que, em vez de utilizar o verbo no passado simples, seja empregado o verbo no past participle¸ que existe para isso.Veja comigo os verbos mais importantes no passado simples comparados com sua forma no past participle:

What is the Past Participle? - Wall Street English

Dica: Com exceção desses verbos mais comuns, muitos verbos tem formas iguais de Past Participle e de passado simples.


          Infelizmente, apenas as regras que acabamos de ver podem ser insuficientes para enxergarmos todos os casos de Present Perfect, então que tal vermos uma regra clássica estabelecida nos livros americanos? Ótimo! Mas antes disso, precisamos contextualizar lendo uma regrinha do passado simples:


*Usamos o passado simples para nos referir a algo que aconteceu em um ponto específico do passado.


Agora sim:


*Usamos o Present Perfect para nos referir a algo que aconteceu em um ponto NÃO especificado do passado.


          Ou seja, quando algo aconteceu no passado, mas por algum motivo, não importa em qual ponto específico. É assim que os americanos entendem o Present Perfect: I have lived in America (Eu já vivi na América, não quero especificar quando)


É AQUI QUE PODE FICAR CONFUSO!!! MUITA ATENÇÃO!!!


          Vamos construir a mesma frase com o passado simples: I lived in America since 2010. Qual a diferença? Ela está errada? Não há diferença de significado, eu vivi na América, mas ela está errada, porque o passado simples serve para um ponto do passado e aqui não há um ponto no passado, esse é um trabalho para o Present Perfect, pois de acordo com o exemplo, eu vivi na América desde 2010 (não há uma hora exata em que eu vivi lá, a ação simplesmente se estende no tempo).

          Então qual é a diferença? a diferença é que o Present Perfect não pode ser usado especificando o passado. É importante não procurar pelo em ovo quando se trata do Present Perfect, esse tempo verbal às vezes é só um outro modo de falar do passado, que deve ser usado quando não queremos especificar o ponto exato do passado. Assim, todas as frases que são feitas em Present Perfect poderiam ser reescritas com o Past Simples, desde que adaptadas para não quebrar outras regras.:
I have read this text - I read this text

I have studied music - I studied music

I have written a letter - I wrote a letter

         A única diferença entre as frases acima é gramatical. Você! que apenas quer falar inglês, não precisa se preocupar com estes casos. Todavia, não é sempre que a diferença é mínima, existem casos em que é necessário utilizar o Present Perfect e casos em que é necessário utilizar o Past Simple, como:

*Quando se trata de tempo delimitado utilizamos Past Simple (You played the ps2 from 2006 to 2009)

*Quando se trate de tempo não limitado, utilizamos o Present perfect (You have played the ps2 since 2006)

*Você não pode usar o Present Perfect especificar o tempo, a não ser que esse período de tempo ainda esteja aberto (I have relaxed this week - correto pois a semana ainda não acabou) (I have relaxed in 2010 - está errado pois 2010 é um período de tempo que já acabou)

          O truque para entender e aprender a utilizar este tempo verbal é observar o seu uso nas mídias (filmes, livros, jogos, etc.), adquirindo familiaridade com ele. Para recapitular então, vejamos alguns pontos importantes:


*Quando usamos o Present Perfect estamos mais interessados nas consequências do que no evento em si.

*É construído com o have (ou has para o He/She/It) + o verbo no Past Participle.

*Muitas vezes a diferença entre o Present Perfect e o passado simples é insignificante.

*Os casos em que há diferença entre o uso dos dois seguem as regras supracitadas.

*Devemos aprofundar os estudos sobre este tempo verbal através de aulas.


         É isso aí, veremos em aula outros casos em que faz diferença no significado utilizar o Present Perfect, e também veremos o próximo passo, que é juntar o tempo contínuo (ing no final do verbo) com o past participle e mais verbos auxiliares para formar o Present Perfect Continuous. Inscreva-se no blog para mais dicas, ou entre em contato para aulas personalizadas especialmente para o seu perfil, dificuldades, objetivos e ritmo.

R$ 80 / h
Kauan D.
Curitiba / PR
Kauan D.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Gramática em Inglês Inglês para Adolescentes Inglês para TOEFL
Especialização: Course in English Grammar (Bridge TEFL)
Professor de inglês certificado (reconhecido pelo Departamento de Educação dos EUA), possuo também experiência em traduções e adaptações
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil