Experiências do estágio em ensino de física
Por: Kaue A.
20 de Setembro de 2021

Experiências do estágio em ensino de física

Planejamento de aulas com abordagens de contextualização

Física Ensino Médio Ensino Fundamental Física básica

Resumo: Neste artigo apresento de forma breve como eu elaborei um planejamento de aula baseado em contextualizações para ministrar uma aula sobre leis de Newton. Discuto o que é contextualização e como foi que utilizei, explicitando meus passos para alcançar o meu planejamento que render uma ótima experiência como professor.

 

Introdução: 

É no estágio que muitos estudantes têm o contato direto com a sala de aula numa perspectiva de educador, então é comum que os estagiários busquem no pacote de referenciais teóricos que tiveram durante a licenciatura métodos, ideias, formas inovadoras para abordar o temo que eles devem ministrar como aula para determinada turma. Um destes métodos é a utilização da contextualização, seja ela da forma que for, um método simples e que não exige do educador a alta habilidade de oratória nem manual. 

Em meu segundo estágio uma de minhas atividades foi elaborar uma aula e ministrá-la para meus colegas de sala com intuito de fazermos uma avaliação pedagógica em conjunto. É baseado nesta experiência que escrevo este breve artigo, com intuito de debater e mostrar qual a importância de planejar sua aula focado em utilização o máximo de contextualização possível. Vou abordar o conceito básico de contextualização, qual era o tema da minha aula e como eu planejei para utilizar contextualizações e tornar a aula mais significativa para todos que estavam assistindo. A sequência que eu apresento a discussão é a mesma sequência que usei para elaborar a minha aula.

Discussão:

O que é contextualização? 

Contextualização é uma forma de unir conhecimento prévio com conhecimento específico, de forma a agrupar estes dois conhecimentos em apenas um. O conhecimento prévio é algo que interno do estudante, algo que ele já sabe e conhece, mesmo que este conhecimento esteja errado ou incompleto é um conhecimento prévio. O conhecimento específico é aquele conhecimento que os educadores querem ensinar aos estudantes. Então contextualizar, em termos bonitos e simples, é fazer com que o estudante parece de aprender o conhecimento específico, e sim comece a unir isto ao que ele ou ela já sabe.

É importante dizer que nenhum estudante é um ser sem conhecimentos, assim como nenhum educador é um ser com todos os conhecimentos. A realidade é que todas as pessoas são seres inacabado, como diz Paulo Freire em A Pedagogia da Autonomia. É importante dar atenção ao que as pessoas sabem e construir com isso o que eles têm que aprender. 

O tema da aula

O tema da aula em questão era as leis de Newton, um assunto simples de ensinar mesmo sem qualquer planejamento, mas, assim como toda a aula deve receber a atenção para não ensinar errado ou não atingi todos os estudantes. 

O básico das três leis que estão em livros didáticos é:

1ª Lei: Todo corpo tende a permanecer parado ou em movimento até que uma força atue sobre ele;

2ª Lei:

3ª Lei: Para toda força de ação existe uma força de reação, de mesma intensidade, mesmo direção e sentidos contrários.

Acima está o conteúdo básico que vem apresentado em livros didáticos, mas não há nenhuma aplicação contextualizada nessas palavras. Então o problema agora é abordar de alguma forma a contextualização, de forma com que o cotidiano dos estudantes, os conhecimentos prévios, a história do assunto esteja vinculada ao tema da aula, que é o conhecimento específico.

Como contextualizei as leis de Newton?

Quando se fala das leis de Newton estamos falando de movimento, e para além disto estamos falando de interações que alteram o movimento de corpos. Sendo assim as leis de Newton são combinam perfeitamente com assunto de perigo em veículos, sejam eles carros, motos, bicicletas. Todos esses veículos fazem parte do cotidiano do estudante, as visões de acidente também fazem parte, independente da forma de acidente. Portanto a contextualização entre acidentes, precauções e formas de proteção com as leis de Newton é fácil, rápida e eficaz. 

É importante saliente que contextualização não é usar uma aplicação como exemplo da importância do tema, e sim utilizar o contexto para aprender o tema. Assim, busquei uma forma de trabalharmos acidentes, precauções e proteções dentro de uma situação que foi criada por mim. Elaborei uma animação simples, habilidade que tenho por trabalhar com animações para o Youtube no canal Ciência e Animação, sobre um garoto que batia em uma pedra e caia da bicicleta. Para enfatizar o tema também apresentei notícias de acidentes de carros, motos e bicicletas que não apresentavam dados de mortes. 

O planejamento da aula se deu da seguinte forma:

1 - Resumir tudo que vimos até então e introduzir o assunto acidentes, apresentando as notícias.

2 - Introduzir o assunto leis de Newton como interações que alteram o estado de movimento do corpo, mas sem abordar as leis. 

3 - Apresentar a animação e perguntar diretamente aos estudantes, dando tempo para respostas, perguntas do tipo: Por que o garoto saiu voando da bicicleta quando bateu na pedra? Por que a pedra não se mexeu? E outras perguntas que eram respondidas diretamente com as três leis de Newton.

4 - Depois das respostas dos estudantes apresentar as três leis de Newton e tentar responder novamente as perguntas com as três leis.

5 - Apresentar equipamentos de segurança e onde são usados, como capacetes, cintos de segurança, cotoveleiras e afins, discutindo como aqueles equipamentos protegem a pessoa que o utiliza. Por fim, deixar duas perguntas que dão início ao próximo tema de aula.

Note que não houve espaços para realizar uma atividade, calcular a força ou aceleração, mas na realizado foi calculado tudo isso dentro do debate. Quando fomos discutir quando deveria ser a força para parar a bicicleta foi feito um exemplo calculando a força. A atividade não foi apresentada como atividade e sim apresentada como um tópico da discussão. 

Note também que a contextualização não foi uma forma de mostrar aplicação do assunto da aula, ela foi guia de como a aula foi planejada e ministrada. Desta forma não houve de fato uma discussão sobre leis de Newton ou acidentes, houve um aprendizado significado e útil para a vida, utilizando um conceito da física que eles tiveram que aprender para compreender a situação problema. 

Conclusão

Esta foi um breve artigo comentando o meu planejamento de aula utilizando contextualização para formar uma situação problema e ministrar a aula de leis de Newton dentro da situação abordada. Desta forma as leis de Newton são muito mais fáceis de se compreender, pois estão diretamente ligadas ao cotidiano dos estudantes, já que são situações comuns de ocorrer e importantes de evitar. 

Ao fim da minha aula eu recebi bastantes elogios pela criatividade de montar uma aula deste jeito e por utilizar contextualização dentro da minha aula, e de uma forma que muito bem aplicada. O problema é que se leva mais tempo para trabalhar com calma esta contextualização, mas o resultado é compensador já que transformar a sala de aula em algo que deve sempre ser, um espaço para ensino e aprendizagem de todos.

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Kaue A.
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Eletricidade Física para ENEM Cinemática
Graduação: Física licenciatura (Universidade Federal de Uberlândia (UFU))
Licenciando em Física, professor particular e pesquisador dá aulas diferenciadas e focadas num melhor ensino-aprendizagem!
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