Estratégias Metacognitivas
em 23 de Janeiro de 2025
Uma pesquisa científica conduzida com crianças brasileiras identificou evidências significativas sobre a influência do bilinguismo precoce no desenvolvimento cognitivo.
A investigação envolveu 120 crianças brasileiras entre 6 e 8 anos, distribuídas em dois grupos: bilíngues (português-inglês) e monolíngues. O período de observação foi de 24 meses, possibilitando uma análise detalhada do desenvolvimento cognitivo.
Os três instrumentos de avaliação utilizados na pesquisa foram:
A aplicação destes instrumentos revelou resultados significativos, como a redução de 23% no tempo de resposta em testes de controle inibitório, superioridade de 3.5 pontos na avaliação da memória de trabalho, e aumento de 30% na capacidade de adaptação.
O grupo bilíngue apresentou os seguintes resultados:
As conclusões indicam perspectivas positivas para o sistema educacional brasileiro. A pesquisa apresenta dados consistentes que fundamentam a implementação de programas de educação bilíngue na primeira infância, evidenciando benefícios que se estendem além da competência linguística.
Estas informações oferecem subsídios importantes para pais e educadores no processo decisório sobre educação bilíngue, indicando que o investimento em programas bilíngues precoces pode contribuir significativamente para o desenvolvimento cognitivo infantil.