Bilinguismo na Infância
em 23 de Janeiro de 2025
1. Introdução
O domínio de vocabulário em inglês é essencial para a compreensão de textos e para a comunicação oral. Em muitos contextos de ensino no Brasil, adolescentes enfrentam dificuldades nessa etapa. As estratégias metacognitivas podem ajudar a lidar com esse desafio. Elas incluem planejamento, monitoramento e avaliação da própria aprendizagem. Essas práticas levam o estudante a refletir sobre o que aprende e como aprende.
2. Fundamentação Teórica
Pesquisas em aquisição de segunda língua mostram que aprender vocabulário depende de exposição frequente e uso ativo das novas palavras. No caso de adolescentes brasileiros, fatores como motivação, tempo de estudo e método de ensino são relevantes. Estratégias metacognitivas são processos mentais que organizam e controlam o aprendizado.
3. Metodologia
O estudo foi feito em uma escola de ensino médio, com três turmas de adolescentes entre 14 e 16 anos. Participaram 60 alunos, divididos em dois grupos:
Cada grupo trabalhou com um conjunto de 50 palavras em inglês selecionadas de temas comuns no cotidiano adolescente (esportes, séries de TV, redes sociais, entre outros). A coleta de dados incluiu:
4. Exemplos de Atividades Fáceis de Aplicar
5. Resultados
Depois de oito semanas, o Grupo B apresentou crescimento maior no teste de vocabulário. Eles se lembraram de mais palavras e usaram termos novos com mais confiança em atividades orais. Nos questionários de autoavaliação, relataram praticar planejamento e monitoramento de forma regular. Já o Grupo A mostrou avanços, mas de forma menos significativa. Alguns estudantes do Grupo A também disseram não saber por onde começar a organizar seus estudos fora da sala de aula.
6. Discussão
A diferença de desempenho sugere que o treinamento em estratégias metacognitivas ajuda na organização mental do estudo. O Grupo B mostrou capacidade de refletir sobre o processo de aprendizagem e corrigir eventuais dificuldades. Essa prática, aliada a exercícios práticos, formou uma rotina de estudo mais consciente. Assim, o aluno não fica só memorizando palavras, mas entende melhor como integrá-las ao seu vocabulário ativo.
7. Conclusão
O uso de estratégias metacognitivas parece favorecer a aquisição de vocabulário em inglês por adolescentes brasileiros. Planejamento, monitoramento e avaliação criam hábitos de estudo mais autônomos e eficientes. Esses achados indicam que investir em treinamento direcionado para tais estratégias vale a pena para aprimorar o aprendizado de línguas. Recomenda-se ampliar o tempo de intervenção em pesquisas futuras e incluir diferentes faixas etárias, para verificar se os benefícios se mantêm em outros contextos.
Referências (exemplo)