Redação do Vestibular da UNEB - 2016:
Por: Larissa J.
04 de Janeiro de 2021

Redação do Vestibular da UNEB - 2016:

Cotas para mulheres no mercado de trabalho.

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Uma redação é dividida em introdução, desenvolvimento e conclusão. Para redigir com qualidade é necessário manter a linha da coesão e da coerência, assim como prestar atenção ao uso dos sinais de pontuação, regência verbal e nominal, concordância verbal e nominal e etc. 

Alguns esclarecimentos:

a) A introdução não ultrapassa 5 linhas. Deve manter a objetividade e o posicionamento diante do tema sugerido.

b) O desenvolvimento esclarece o posicionamento, caso seja contra ou a favor de algo, por exemplo. São os argumentos que irão firmar seu ponto de vista.

c) Seja objetivo, claro e mantenha a linha de pensamento quando concluir a redação. 

d) Evite o uso de palavras que desconheça o significado. 

e) Seja coerente.

Introdução:

Elas continuam buscando seu lugar no mundo. Querem visibilidade, para mostrar sua capacidade e derrotar de vez a ideia clichê, de que mulheres e homens não ocupam o mesmo patamar. Elas desejam direitos igualitários entre os gêneros na atuação do mercado de trabalho. Além disso, não aceitam os argumentos negativos que duvidam da sua capacidade profissional e acadêmica. Diante dessa situação, foram à luta pela criação das cotas para as mulheres.

Observação: O posicionamento é a favor das cotas para as mulheres. 

Desenvolvimento:

As profissionais objetivam fazer parte da vida das empresas de maneira direta, quebrando as teorias arcaicas que foram implantadas à força pela sociedade, elas acreditam que as cotas irão abrir portas, oportunidades novas, chances de mostrar o intelecto feminino, de destruir a distância salarial, excluir qualquer tipo de comparação entre os sexos. A implantação dessas mulheres, não deveria ser algo obrigatório, mas sim natural, já que elas possuem qualificação para a ocupação dos cargos, elas foram à luta para aprender, conquistar aquilo que deveria ser direito no mercado brasileiro. Os dados comprovam, que por mais que essa busca pela qualificação tenha aumentado as empresas não obtiveram crescimento da participação feminina, relacionando os fatos com a criação das cotas, a ideia ganha força para prevalecer, impulso para ser aceita de maneira positiva pela sociedade.

Observação: Os argumentos utilizados são fimados nas chances que as mulheres podem ter, a destruição da diferença salarial, por exemplo. 

Conclusão:

As cotas irão garantir a participação feminina na atuação do mercado, que os 20% desejado, seja alcançado, mas que elas não se apeguem aos vinte e sim queiram 100% de aceitação no mercado, 100% de direitos igualitários entre homens e mulheres, 100% de respeito e 100% de visão ampla para enxergar a nova realidade social.

Por Larissa Sousa.

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Especialização: Curso de Logística EAD. (Senai / SP.)
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