Recordar e Ensinar

Recordar como é ser aluno para ser um bom professor

Comunicação Comunicação e Relacionamento
Recordar e Ensinar
Laura E.
em 26 de Maio de 2020

Quase uma missão impossível encontrar uma pessoa que nunca tenha criticado um professor na vida. Isso porque só notamos com clareza as falhas de um profissional x quando estamos na posição de espectador. Dentre as falhas que merecem destaque estão a voz (e suas particularidades) e os toc’s pessoais inerentes a cada pessoa.

O desejo por ensinar pode ser uma tarefa ineficaz se você não se fizer ouvido. E ser ouvido é saber ponderar velocidade e a entonação da voz. Uma voz lenta demais provoca sonolência no ouvinte, levando-o aos mais delicados sonhos, enquanto que uma voz rápida causa aquela face de desespero por dificuldade de assimilação sobre o que está sendo informado. Por sua vez a projeção vocal é uma ferramenta que permite prender a atenção do aluno, sendo que na sua ausência são disparados inúmeros pensamentos aleatórios e infrutíferos, em alguns casos.

Os Toc’s acima mencionados seriam palavras ou ênfases que são repetidas com frequência. Podemos relembrar dos casos mais simples como dizer “ok ?” ao final de cada frase ou dos mais irritantes como “éeeeee…” de quem emite um som durante a busca de um raciocínio inconcluído. Diferentemente da repetição utilizada como instrumento de fixação, essa repetição, que por vezes é involuntária e imperceptível pelo interlocutor, pode dispersar o aluno da finalidade da aula e até criar uma implicância pelo tema que é falado.

As características apresentadas sempre remetem a alguma memória afetiva, as quais podem ser utilizadas como tópicos de verificação dos métodos pessoais de cada professor. Uma alternativa interessante seria a gravação da própria aula com a finalidade de visualiza-la segundo a ótica de um aluno. Em resumo, o desenvolvimento pessoal de quem leciona pode ser realizado quando este se posiciona como um aprendiz.

Belo Horizonte / MG
Graduação: Engenharia (Universidade Federal de Ouro Preto)
Vendo aulas de Matemática
Oferece aulas online (sala profes)
Oferece aulas presenciais
R$ 160 / aula
Conversar Whatsapp do professor Laura E. Whatsapp do professor Laura E. Ver WhatsApp
1ª aula demonstrativa
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Listas de exercícios, Documentos, Revisões de textos, Trabalhos?

Se seu problema for dificuldade em uma lista de exercícios, revisão de teses e dissertações, correção de textos ou outros trabalhos, peça uma ajuda pelo Tarefas Profes.

Enviar Tarefa

Confira mais artigos sobre educação

Ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil