Os benefícios da modelagem matemática em sala de aula
Foto de Lauro S.
Por: Lauro S.
15 de Junho de 2023

Os benefícios da modelagem matemática em sala de aula

Veja como a modelagem matemática pode melhorar o ensino de matemática em sala de aula

Pedagogia Educação Matemática matemática Geral ensino

Durante os meus anos ensinando matemática para alunos de diversas partes do Brasil, venho observando a dificuldade que os alunos têm de compreender os conceitos abstratos da matemática. Nós sabemos que a matemática é uma área do conhecimento que trabalha com a abstração e sabemos também que não é fácil para a mente humana entender ideias que são abstratas, ideias que não são palpáveis. O professor, seja de matemática, seja o pedagogo ou seja lá quem for que ensine tal disciplina, por mais esforço que ele faça, ele nota a dificuldade dos alunos em entender as ideias matemáticas. Será que é possível ensinar matemática de modo que os alunos possam compreender? 

A modelagem matemática é um ramo que busca modelar situações reais em linguagem matemática. Por exemplo, desde o ano de 2020 estamos enfrentando a pandemia da COVID-19. Lembra quando víamos nos noticiários quando se falava da previsão de infectados e mortos em x semanas? Pois bem, aquilo ali era um modelo matemático que havia sido desenvolvido para descrever o alastramento da doença ou o número de óbitos com o decorrer do tempo. Veja que a matemática passa a ter aplicabilidade e isso torna ela algo mais fácil de se estudar, pois se percebe a praticidade dela. Assim, o professor, principalmente o professor de matemática, deve procurar trazer situações reais que possam trazer uma aplicabilidade da matemática no cotidiano, procurando assim facilitar a aprendizagem dos discentes. Trabalhar apenas enunciando definições e teoremas não será nada didático e tampouco efetivo para a aprendizagem. Trabalhar com situações reais, usar a criatividade para bolar problemas que possam explorar o espírito investigativo nos alunos, que gere o pensamento crítico neles. O objetivo da educação é gerar um pensamento crítico nos alunos. Assim, cada professor que ensinar matemática, seja pedagogo, seja matemático, mas principalmente os matemáticos, devem procurar despertar um espírito investigativo nos alunos. "Por que somamos 12 com 16?" "Por que temos que dividir nesse problema e no outro tivemos que multiplicar?" "Ele me disse que temos que subtrair esse valor daquele, mas está incorreto. Alguém pode me dizer o motivo?" São perguntas como essas que devem fazer parte da vida dos professores, não apenas de matemática, mas de qualquer professor. Na matemática obviamente não seria diferente. Gerar um espírito investigativo, esse deve ser o objetivo. Gerar a curiosidade, gerar questionamentos, debate, tudo isso enquiquecerá a aula de matemática. Trabalhar com situações reais onde a matemática aparece irá facilitar e muito a aprendizagem dos estudantes. Façamos então bom uso da aplicabilidade matemática no cotidiano em nossas aulas, gerando alunos com pensamento lógico, dedutivo e com capacidade de racionar.

Lauro S.
Lauro S.
Olinda / PE
Responde em 21 h e 30 min
Identidade verificada
1ª hora grátis
5,0
nota média
17
avaliações
R$ 40
por hora
Curso Técnico: Técnico em Manutenção e Suporte em Informática (IFPE)
Professor de matemática com 5 anos de experiência e múltiplas aprovações em concursos públicos ensina estudantes de todo o brasil.

Confira artigos similares

Aprenda sobre qualquer assunto