Siga essas dicas e melhore seu desempenho em matemática
Por: Lauro S.
14 de Junho de 2023

Siga essas dicas e melhore seu desempenho em matemática

Veja dicas que podem ajudá-lo a aprender essa tão temida disciplina

Matemática Ensino Fundamental Ensino Médio ENEM Reforço Escolar Resolução de problemas Álgebra Funções Geometria Trigonometria Concursos Ensino Superior Números

Estudar matemática não é uma tarefa muito fácil para a maioria dos brasileiros. Pesquisas mostram que grande parte dos brasileiros não se sentem muito confortáveis em estudar matemática. Se você pergunta a qualquer pessoa se ela gosta de matemática, você verá que a maioria responderá de forma negativa. Um resultado do Saeb (Sistema de Avaliação do Ensino Básico) que saiu antes da pandemia mostrou que 95% dos estudantes brasileiros terminam a escola sem o conhecimento adequado em matemática. Consequentemente, a tendência é que esses mesmos estudantes passem a não gostar dela. A maioria argumenta que ela é difícil ou pouco prática. Mesmo assim, é possível aprender matemática? 

A resposta é sim! Matemática pode não ser uma disciplina das mais fáceis, mas é possível aprender. Não é preciso ficar apaixonado por matemática para aprender essa disciplina. Muitos estudantes têm conseguido ser aprovados em certames bem concorridos, sejam vestibulares ou concursos públicos mesmo tendo um histórico passado ruim na disciplina. O que essas pessoas fazem que podem ajudá-lo? O que você pode fazer para melhorar o seu desempenho nessa temida disciplina? Dê uma olhada nas dicas a seguir. 

 

  • Tenha em mãos um bom material: em primeiro lugar, é preciso ter em mãos um bom material. Você precisa de um material de estudo que seja de qualidade e que se adapte a você. Não vai adiantar você querer pegar um livro de matemática com uma linguagem muito rebuscada se você não sabe nem o básico. Sendo assim, quem está começando os seus estudos em matemática deve priorizar pelo material mais simples possível, mas ao mesmo tempo que tenha a devida qualidade. 
  • Fortaleça a sua matemática básica: outra coisa que é necessário fazer é fortalecer a matemática básica. Operações básicas, frações, trabalhar com números decimais, equações, geometria básica, porcentagem, são coisas elementares que você precisa saber para poder dominar a disciplina. Então, estude primeiro o básico e vá avançando com o tempo. 
  • Se apegue as ideias: quem estuda matemática não deve memorizar teoremas, definições e tampouco resoluções, pois caso contrário, a aprendizagem não será efetivada. É necessário entender as ideias, os significados, as ideias por detrás dos teoremas. Somente assim será possível tirar melhor proveito. Ah, lembrando que é sempre importante revisar periodicamente o que está sendo estudado. 
  • Pratique com muitos exercícios: essa parte com certeza é uma das mais importantes. Quem estuda matemática deve praticar muitos, mas muitos exercícios. Matemática é um treino constante. Assim, quanto mais treino, melhor você fica. Faça os exercícios aumentando o nível de dificuldade. É importante também resolver situações-problema para aprender a interpretar questões mais contextualizadas e não apenas fazer questões mais objetivas. 
  • Tire dúvidas: busque a ajuda de um bom profissional para tirar as suas dúvidas. Se você tem um bom professor, fale com ele. Se você tem um colega que domina matemática, que tal falar com ele? Buscar ajuda nunca é uma má escolha. 
  • Revise constantemente: não esqueça de revisar o que é estudado, pois do contrário com o tempo você vai esquecer uma boa parte do que aprendeu. Não caia nessa de achar que vai lembrar na prova, ok? Então, sempre esteja revisando.

 

As dicas dadas acima são bem úteis, mas não são uma fórmula mágica. Aprender matemática como foi dito é um processo construtivo e deve ser feito a cada dia, com muita paciência. Seja paciente, resiliente e se esforce em aprender. Seja humilde, peça ajuda a um profissional qualificado, como os que você encontra aqui na plataforma Profes. Com esforço, dedicação e muito estudo, você vai passar a dominar essa disciplina e vai conseguir alcançar todos os seus objetivos. Desistir jamais. 

 

 

R$ 45 / h
Lauro S.
Olinda / PE
Lauro S.
5,0 (17 avaliações)
Horas de aulas particulares ministradas 3 horas de aula
Tarefas resolvidas 1 tarefa resolvida
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
Trigonometria Geometria Números
Graduação: licenciatura em matemática (Unicesumar)
Professor com experiência ensina matemática de forma presencial ou online
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil