O conceito de velocidade
Por: Leonardo L.
30 de Maio de 2020

O conceito de velocidade

Este artigo é dedicado a todas as pessoas que possuem dificuldades em entender o motivo pelo qual podemos aplicar a fórmula da velocidade.

Física Ensino Médio Pré-Vestibular ENEM Mecânica Reforço escolar Física básica Cinemática Concursos Velocidade velocidade média Movimento Uniforme movimento dos corpos movimento uniformemente variado

Muitas pessoas possuem dificuldade em entender por qual motivo aplicamos alguns conceitos em ciências exatas, muitos acham que são apenas fórmulas, que simplesmente existem e estão lá somente para resolver uma "continha". Um destes conceitos é a velocidade.

  • Mas afinal, de onde surgiu este conceito?

Os mais antigos estudos sobre movimento de corpos que conhecemos são os de Aristóteles, há mais de 2000 anos atrás, após ele, muitos outros filósofos, cientistas, estudaram a cinemática (ramo que estuda o movimento dos corpos), dentre eles Galileu Galilei, que introduziu o conceito de inércia, e posteriormente, Isaac Newton, com suas leis de movimento.

  • Então, o que é a velocidade?

A velocidade nada mais é que uma medida que indica a distância percorrida por um corpo em um determinado intervalo de tempo, ou seja, quando falamos que um corpo está se movendo a 20 km/h, queremos dizer realmente que, em uma hora, este corpo percorrerá vinte quilômetros. Parece bobo, mas muita gente não faz este tipo de ligação lógica, o que realmente é muito perigoso pois este é um conhecimento de base que será necessário para quando a pessoa tentar entender conceitos mais aprofundados. 

Mas agora, prestemos mais atenção nas duas palavras em negrito acima. O que seria a distância? A distância é uma medida que pressupõe duas posições no espaço, é diferente de quando falamos que um corpo está na posição X, pois quando nos referimos a posição, estamos nos referindo a um ponto no espaço somente, quando nos referimos à distância, nos referimos ao caminho entre dois pontos, duas posições. Então ok, mas agora, como representamos matematicamente a distância? Normalmente ela é representada por \Delta S, onde S é um símbolo comum para a distância, e \Delta se refere a um intervalo, de modo geral. Podemos ainda representá-la como \Delta S = S_{f} - S_{i}, que seria sua expressão explícita, onde S_{f}  é a posição final do corpo, ou seja, onde o corpo chega, e S_{i} é a posição inicial do corpo, de onde o corpo sai.

Ok, agora prestemos atenção em "intervalo de tempo". Intervalo e distância são sinônimos em essência, ambos exprimem a ideia de que estamos falando de dois pontos, no caso do tempo, dois instantes. Então, para clarear um pouco: intervalo de  tempo está para distância, assim como instante está para posição. Matematicamente expressamos o intervalo de tempo como \Delta t = t_{f} - t_{i}, ou seja, temos o instante de tempo inicial t_{i}, que pode ser entendido como o momento que começamos a contar, a prestar atenção no movimento, no caso, e temos o instante de tempo final t_{f}, que é o momento em que paramos de contar, paramos de prestar atenção no movimento; juntos, estes dois instantes formam o intervalo.

Agora finalmente, vamos para a velocidade. Eu disse anteriomente, que a velocidade nada mais é do que uma distância, \Delta S, percorrida em um intervalo de tempo, \Delta t. Supondo que nossa distância é de 20 km e nosso intervalo de tempo é de 1 hora, temos o exemplo que eu usei lá em cima, a velocidade é de 20km/h, matematicamente representada por V = \frac{\Delta S}{\Delta t} = \frac{20 km}{1 h}. Poderia ser por exemplo escrita em metros por segundo, mas a essência não muda, metro pode ser uma medida de distância assim como quilômetro, e segundo pode ser uma medida de intervalo de tempo assim como hora.

Espero que de alguma forma este artigo tenha te ajudado, seja para instigar a curiosidade sobre o porquê das coisas serem como são, ou até mesmo se ajudou em um prova por exemplo. Pretendo continuar postando alguns textos assim, explicando conceitos e tentando focar em coisas que a maioria das pessoas deixam passar batido. Se você gostou, já siga meu blogue para não perder outros textos! Qualquer dúvida, estou à disposição, seja pelos comentários aqui abaixo, ou por mensagem!

Grande abraço!

R$ 40 / h
Leonardo L.
Franco da Rocha / SP
Leonardo L.
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Leis de Newton Reforço Escolar em Física Magnetismo
Mestrado: Mestrado Acadêmico em Física (Universidade de São Paulo)
Mestrando em física na universidade de são paulo - usp. Minhas aulas são totalmente adaptadas para cada aluno, vamos fazer uma aula experimental!
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil