A importância da repetição no ensino de línguas     
Por: Hugh G.
18 de Junho de 2015

A importância da repetição no ensino de línguas  

Letras

O aprendizado de um idioma engloba o desenvolvimento de quatro habilidades: compreensão oral, fala, leitura e escrita.

O mais comum dos objetivos para aprender uma língua estrangeira é falar o idioma fluentemente. Vamos, então, refletir aqui sobre a seguinte questão:

A repetição é importante para desenvolver a fala em uma língua estrangeira?

Repetição e drill, que são exercícios orais no ensino de língua estrangeira, são considerados inadequados por muita gente. Será que são mesmo inadequados?

O QUE É REPETIÇÃO?
Repetir palavras ou frases para aprimorar a pronúncia e a entonação.

O QUE É DRILL?
Exercitar e fixar usos da língua.

Aqui está um exemplo de drill que ajuda a fixar a forma afirmativa do verbo to have no presente do indicativo:

Professor: I have a car.
Professor: John
Estudante: John has a car.
Professor: Tom and Peter
Estudante: Tom and Peter have a car.

A técnica da repetição é usada desde cedo quando aprendemos a falar nossa língua materna. Através da repetição de palavras emitidas pelos pais, as crianças começam a balbuciar os primeiros sons que se transformam em sílabas, palavras e frases, progressivamente.

Sabe-se que uma língua é, primeiramente, uma questão de fala e apenas posteriormente uma questão de escrita. Por isso, a prática oral é imprescindível no ensino de idiomas. Através da repetição, as pessoas têm a oportunidade de produzir novos sons (o “th aspirado” do inglês, por exemplo), aprimorando a pronúncia, a entonação do material apresentado.

Então, os exercícios de repetição tornam as pessoas capazes de utilizar a língua fluente e automaticamente, fixando-a ao mesmo tempo.

Em uma pesquisa sobre o que os professores podem fazer para melhorar o desempenho do aluno, Jere Brophy chegou à seguinte conclusão sobre a relação entre drills, atividade prática e desempenho criativo: o desenvolvimento de conhecimentos básicos e habilidades para o desempenho automático e sem erros requer uma grande quantidade de drills e muita prática. Essas atividades não podem ser consideradas de “baixo nível” porque, se forem realizadas corretamente, são tão essenciais para o desempenho intelectual criativo como o são para a performance de um excelente violinista, por exemplo.

Um recente levantamento – realizado com 85 estudos sobre alunos com dificuldade de aprendizagem – mostrou que, independentemente da orientação prática ou teórica do estudo, os melhores resultados foram obtidos por alunos submetidos à prática sistemática de drills e repetição.

Uma outra pesquisa, que comparou resultados de alunos que recitavam; ou seja, que repetiam em voz alta com os que não recitavam, apresentou os seguintes resultados:

Tempo Porcentagem do material lembrado pelos alunos que não recitaram Porcentagem do material lembrado pelos alunos que recitaram
7 dias(uma semana) 33% 83%
63 dias(nove semanas) 14% 70%

Adaptado de Memory and Related Learning Principles (2000)

Essas descobertas mostram o benefício que a repetição trouxe para os alunos que a utilizaram. Eles retiveram 50% a mais do material apresentado após uma semana da sua apresentação em relação aos alunos que não foram submetidos a essa técnica. Esta superioridade também aconteceu após nove semanas do aprendizado.

Continuamos, então, a perguntar:

A repetição é importante para o aprendizado de uma língua estrangeira?

Podemos verificar que a prática da repetição acontece em diversas formas de aprendizado:

  • Um treinador de futebol exige que o goleiro agarre inúmeras bolas em jogadas que simulam pênaltis.
  • Uma professora de piano insiste que seus alunos toquem uma escala várias vezes.

Não há dúvida: a prática da repetição, em suas várias formas, como drills, por exemplo, é essencial para o aprendizado de uma língua estrangeira.

 

 

ESTOU ESPERANDO SEU CONTATO PARA COMEÇAR NOSSAS AULAS HOJE MESMO !!

Hugo Henrique -  linugox@gmail.com

R$ 70 / h
Hugh G.
Barueri / SP
Hugh G.
5,0 (2 avaliações)
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Especialização: TOEIC ( (Test of English for International Communication) (Oxford londres)
PROFESSOR NATIVO (australiano) - Inglês, Espanhol, Francês, Italiano, Português (Método didático. inovador. diferente. prático)
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil