Aprendendo a estudar
Por: Hugh G.
13 de Novembro de 2016

Aprendendo a estudar

Letras

Muitos dos alunos que precisam de aulas particulares normalmente apresentam uma outra dificuldade em comum: organização para estudar.

Estudar é uma parte da rotina diária do estudante. Cada aluno possui seu próprio modo de organizar o racíocinio, uma hora especial e um tempo específico para compreender os assuntos estudados. Mas, antes é preciso lembrar que estudar é um hábito. A maioria dos alunos tende a se dedicar para estudar uma semana antes da prova, o que normalmente não significa bons resultados.

É claro que isto não é uma regra. Mas para os alunos com maiores dificuldades é preciso compreender o que está provocando esta dificuldade. A seguir discuto algumas das possíveis causas que são obstáculos para o sucesso nas provas.

Primeiro diz respeito ao seu estado mental. Você está se sentindo calmo, confiante e com vontade de estudar? Caso este não seja o seu estado de espírito no momento em que vai estudar é importante realizar alguns rituais antes de se sentar à mesa:

1. Você está alimentado? Já foi ao banheiro? 

2. A TV ligada não é necessária, agora é hora de estudar ;)

3. O celular não é necessário. Desligue a internet para evitar receber mensagens e atualizações de aplicativos, se algo importante acontecer você receberá uma ligação.

4. O mesmo para o computador. Se você está fazendo um trabalho no word e está utilizando um livro ou outro material impresso não há necessidade de estar conectado a internet.

5. Caso você esteja realizando uma pesquisa evite entrar em redes sociais, jornais ou em outros sites que comprometam sua atenção. O ideal é que você abra um novo documento no word e vá colando os sites e trechos que considerou importante antes de começar a escrever sobre a pesquisa.

6. O lugar onde você irá estudar é calmo e tranquilo? A mesa é espaçosa? Pense que quando menos irritação o ambiente te causar, melhor para se concentrar.

7. O material que você deve estudar está separado? Isso evita que você se levante da mesa várias vezes atrás de papéis, cadernos, livros, canetas e etc.

Após seguir este passo a passo  conhecer o material que irá estudar é o segundo passo. Tomar notas em sala de aula é um hábito muito bom porque permite lembrar o que aconteceu em sala e como o professor discutiu a matéria. Olhe seu caderno antes, tente compreender o assunto e depois leia o livro.

Muitas vezes os alunos pulam as partes explicativas do livro e se dirigem diretamente para os exercícios, às vezes algumas coisas simples estão muito bem explicadas nessas páginas. Enquanto você lê o livro faça um resumo ou tente resolver os exercícios resolvidos sozinho. 

Estudar pelo menos uma hora por dia é fundamental para deixar os exercícios enviados para casa em dia e se manter atualizado sobre as matérias apresentadas em sala de aula. Mesmo quando não há exercícios para casa é interessantes ler a matéria antes da próxima aula para rememorar o assunto. Isso você pode fazer no transporte até a escola ou antes de dormir.

O importante é tornar isto um hábito!

 

R$ 70 / h
Hugh G.
Barueri / SP
Hugh G.
5,0 (2 avaliações)
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Especialização: TOEIC ( (Test of English for International Communication) (Oxford londres)
PROFESSOR NATIVO (australiano) - Inglês, Espanhol, Francês, Italiano, Português (Método didático. inovador. diferente. prático)
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil