Aula ONLINE é para você ?
Por: Hugh G.
30 de Julho de 2016

Aula ONLINE é para você ?

Letras
O ensino da língua inglesa não para de se desenvolver.
 
O Brasil, por exemplo, é um dos países que mais participa desse desenvolvimento pois a procura por esta área é muito grande. Hoje em dia, ter o domínio deste idioma é essencial para quem quer boas oportunidades no mercado de trabalho ou crescer no emprego. Além disso, com a crise político-econômica por qual nós passamos, foi colocado em evidência a necessidade desta habilidade. Muitas vezes, saber ou não inglês pode determinar a sua permanência em um emprego. Mas, para muitos, não há horas suficientes no dia para se dedicar a um curso, principalmente se houver deslocamento. E é aí que a aula online se encaixa.

Quando os anúncios para cursos online começaram a aparecer na TV, eu fiquei um pouco incomodado. Primeiro, porque vende-se a ideia de que professores gringos são melhores professores. Existem inúmeros artigos que provam que isso nem sempre é verdade. Por exemplo, você já se imaginou dando aula de português? Você acha que você seria um bom professor capaz de alcançar resultados concretos só porque você é fluente na língua? Pois é, o mesmo acontece com o inglês. E sempre é melhor ser guiado nos estudos por uma pessoa capacitada independente de sua nacionalidade. Segundo, eu realmente achava que aulas online não dariam certo porque estar cara-a-cara com o seu professor é um elemento significativo no processo de aprendizagem.

Em relação a este segundo argumento: nossa, como eu estava errado!

Quando conheci o Portal Profes e comecei a me candidatar para dar aulas online, eu pensei intensamente como essas aulas iriam acontecer. Então, a primeira coisa que eu fiz foi garantir uma biblioteca de material didático digitalizado que eu pudesse usar online com meus alunos. Depois, pensei na metodologia que eu iria adquirir nessas aulas. E foi aí que eu percebi que a metodologia e/ou abordagem não seria diferente daquela que eu usaria na aula presencial. Por que ela haveria de ser diferente? Qual é realmente o grande obstáculo da aula online?

E a resposta é: não há obstáculo. Quando eu preparo uma aula online, eu a preparo da mesma forma que eu a prepararia se fosse encontrar pessoalmente com meu aluno. As estratégias de ensino que eu uso são as mesmas que eu usaria em aulas regulares. Como professor, o processo é o mesmo e o material é o mesmo. Quando estou dando aula online, minha postura e a forma de lidar com o aluno são as mesmas. E ainda há a melhor vantagem de todas: economia e flexibilidade de tempo.

Outro aspecto positivo é a disciplina que a aula online oferece. Em minha experiência com aulas particulares, percebi que alunos e professores acabam ficando muito próximos, abrindo portas para um relacionamento mais profundo, o que muitas vezes prejudica o andamento das aulas pois um deles quer compartilhar histórias de vida. Ademas, nesses momentos, as conversas tendem a acontecer majoritariamente na língua nativa pois o aluno ainda não tem o domínio de se expressar de maneira satisfatória em inglês. Nesse sentido, aulas online criam as limitações necessárias para que o foco fique 100% na aula a ser ministrada.

Mas, não há nenhuma desvantagem? Bom, a maior desvantagem que se pode ter é a internet. Se o professor e/ou aluno não tiverem uma boa conexão, há risco de a aula sofrer interrupções, mas na minha experiência isso só ocorreu uma vez e não só não foi algo absurdo como compensei esse tempo oferecendo minutos extras de aula para meu aluno em um outro momento. Além disso, eu diria que outra desvantagem é o fato de quase sempre a aula ter que ser individual. Eu acredito que aulas em duplas ou grupos pequenos são muito mais proveitosas para os alunos. No entanto, esta característica também se aplicaria para aulas presenciais.

Em conclusão, eu me considero um novo adepto a aulas online. Estou muito satisfeito com os resultados que tenho obtido e recomendo fortemente para todos os tipos de aluno, pois não vejo diferenças entre estas e aulas presenciais. No fim, o que importa é o seu professor e o quão capacitado ele é. Se ele for bom em aulas regulares, então ele o continuará sendo online.
 
Experimente, e você não vai se arrepender.
 
R$ 70 / h
Hugh G.
Barueri / SP
Hugh G.
5,0 (2 avaliações)
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Especialização: TOEIC ( (Test of English for International Communication) (Oxford londres)
PROFESSOR NATIVO (australiano) - Inglês, Espanhol, Francês, Italiano, Português (Método didático. inovador. diferente. prático)
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil