Como ensinar de forma certa
Por: Hugh G.
20 de Julho de 2016

Como ensinar de forma certa

Letras

COMO ENSINAR DA FORMA CERTA

É bem verdade que uma legislação bem feita pode contribuir para a difusão do ensino de línguas num país.

Entretanto, leis por si só não são suficientes. Para que o ensino obrigatório seja também de qualidade, os professores precisam estar preparados para repassar seus conhecimentos aos alunos. Carolina Ferreira possui uma vasta experiência no ensino de inglês para não nativos e de português para estrangeiros. Com graduação em Letras na Universidade Estadual de Campinas e mestrado na The New School, em Nova York, a professora já deu aulas não só no Brasil, mas também na cidade norte-americana de Santa Barbara e em países como Honduras. 

Copyright: colourbox.comQuando o assunto é o ensino de línguas, é necessário relacionar o que se ensina com algo que os alunos possam utilizar na vida. Essa identificação provoca a necessidade de se comunicar algo. Ninguém precisa falar do que não gosta, não quer ou não entende. Sua defesa vai contra o estudo da gramática pura de um idioma sem relação com o cotidiano da pessoa e não com o ensino de expressões estrangeiras prontas e, muitas vezes, fora da realidade do aluno.

Além disso, “Não assustar o aluno é algo extremamente importante. É fundamental que ele esteja completamente à vontade para cometer quantos erros forem necessários. O professor tem que criar esse ambiente favorável e mostrar que os tropeços fazem parte do processo, são normais e esperados.”

Eu costumo fazer apenas dois pedidos ao novo aluno que pretende aprender o idioma. “Primeiro, esqueça da dificuldade da língua. Depois, erre. Erre muito”, para, em seguida, relatar uma história: Tive um aluno que, nos primeiro seis meses de aula, era uma verdadeira negação em Francês. Mas ele não se importava com seus equívocos. Sempre quando falava algo errado, lembro dele sorrindo como se aquilo fizesse mesmo parte do aprendizado.

Hoje, quando ele fala Francês, a fluência é tão perfeita que é como se você estivesse falando com um nativo.

R$ 70 / h
Hugh G.
Barueri / SP
Hugh G.
5,0 (2 avaliações)
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Especialização: TOEIC ( (Test of English for International Communication) (Oxford londres)
PROFESSOR NATIVO (australiano) - Inglês, Espanhol, Francês, Italiano, Português (Método didático. inovador. diferente. prático)
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil