
Coisas que pode fazer com o Skype e você não sabia

em 19 de Janeiro de 2020
…mas você tem que colocá-las em prática. Tanto faz que tipo de aula você frequente: essas lições fortalecem qualquer curso de inglês.
Se você segui-las, em algum tempo vai ver progresso na sua compreensão e dali mais um pouco na sua habilidade de falar.
Cada vez menos você vai ter que se esforçar para lembrar como dizer algo no meio de uma conversa, e cada vez mais as palavras vão sair da sua boca sem você precisar puxar pela memória.
Não é de um dia para o outro e nem de um mês para o outro que você vai se tornar super fluente em inglês (apesar de que você pode ver, sim, diferença em pouco tempo).
Mas você pode começar hoje, e daqui a seis meses não vai estar se perguntando ainda: O que eu faço pra melhorar meu inglês e conseguir falar direito?
Sim, ouvir inglês é o que você pode fazer de mais importante para chegar a falar naturalmente.
Listening pesa MUITO mais do que ‘estudar gramática’, ‘fazer exercício’, e até mesmo ‘praticar conversação’ no caminho para a fluência, e eu acho que se mais gente realmente entendesse isso, mais gente estaria se expressando melhor em inglês.
Como você vai ver na próxima lição, o “grosso” de um idioma é adquirido inconscientemente, enquanto você ouve coisas que compreende naquele idioma. Uma língua é algo complexo demais para ser automatizada através de processos conscientes como estudo e memorização.
É? OK. Se você já faz listening há algum tempo e está obtendo tudo que deseja e mais, legal. Ou talvez você se identifique com um dos exemplos abaixo:
Quando alguém diz que já sabe que listening é importante, isso não quer dizer que a pessoa esteja fazendo, ou fazendo bem. É que nem exercício físico: todo mundo sabe que é bom mas pouca gente faz.
Isso ocorre porque lá no fundo muita gente associa essas atividades a esforço e dificuldade. Só que não precisa ser assim. Aliás, os melhores resultados vem quando não é difícil nem chato.
Se você já faz listening mas não viu grande progresso ainda, com pequenas mudanças em como você faz e o quê você usa, você pode tornar sua prática muito mais eficaz.
Com o tempo, sua resistência inconsciente diminui porque você constata por si mesmo que é totalmente possível adquirir a língua. Você se pega usando expressões que nunca tinha usado, que nem lembra onde ouviu.
Você relaxa, e a sua aquisição vira uma bola de neve. E se você não faz listening ainda… legal. Você vai se surpreender com a diferença que essa prática faz.
Ao longo das próximas dicas, eu vou dizer a você:
Sãp 7 lições + um checklist. Prepare-se!
Falar e entender inglês naturalmente é uma delícia, é viciante e abre mil portas para novas situações, oportunidades e pessoas na nossa vida. Você não vai querer parar mais.