Como lidar com NATIVOS DIGITAIS
Por: Hugh G.
15 de Novembro de 2016

Como lidar com NATIVOS DIGITAIS

Letras

Na hora de ensinar, um desafio comum é adequar a linguagem do professor à do aluno.

E os jovens de hoje, nascidos e criados dentro de um mundo repleto de tecnologias digitais, possuem uma linguagem muito própria e que, algumas vezes, pode representar barreiras ao aprendizado. Eles são os chamados nativos digitais. Preparamos esse post para falar um pouco sobre quem são e dar dicas de como lidar com eles.

Quem são os nativos digitais?

São os jovens que já nasceram e foram criados lidando com a Internet, jogando videogames, usando computadores, ouvindo MP3 e muitos possuem celulares desde cedo. Eles não precisaram se adaptar a cada nova tecnologia digital que surgiu, como a maioria dos adultos de hoje, e possuem grande facilidade em lidar com novidades.

Seu comportamento possui reflexos disso e muitas vezes pode entrar em choque com as gerações que tiveram que se esforçar para incorporar todos esses elementos ao seu cotidiano.

Como eles se comportam?

Os nativos digitais são capazes de obter informações de modo veloz, recorrendo aos computadores ou com um smartphone na palma das mãos. Em vez de recorrer a longos manuais, aprendem a utilizar tecnologias mexendo e explorando – e aprendem rápido.

Por isso, para captar sua atenção, é preciso dinamismo. Aulas longas e expositivas podem se tornar enfadonhas para esses jovens. Usar recursos que permitam sair do lugar-comum é uma excelente forma de lidar com eles e daremos algumas dicas de como conseguir isso em seguida.

Como você pode fazer para ensinar melhor os nativos digitais?

1) Utilize os recursos online a seu favor

Eles têm facilidade em lidar com conteúdos mais práticos e menos repetitivos. Por isso, uma vantagem das aulas particulares online para esse tipo de aluno é a possibilidade de usar os recursos digitais para torná-la mais dinâmica, capturando sua atenção. Uma boa dica é usar recursos como mapas, exercícios, vídeos e imagens para tornar o aprendizado mais interessante.

2) Atenção às necessidades específicas de cada aluno

Outro modo eficaz de lidar com esses estudantes é conhecer bem seus alunos. Se você conhece o perfil de cada um, consegue preparar materiais e aulas sob medida para as suas necessidades de aprendizado. A aula particular permite essa personalização do ensino e, para os nativos digitais, isso só tem a acrescentar.

3) Parceiros em vez de concorrentes

A Internet é um meio que pode ser muito útil para o professor na hora de obter novas ideias sobre como lecionar para os nativos digitais. Procure outros professores que possuem esse mesmo público, converse e troque experiências. Eles talvez possam fornecer (e receber de você) ideias interessantes.

4) Alimente seus alunos de feedbacks

É importante, também, oferecer feedbacks constantes para esse estudante. Quando o jovem sabe como está se saindo ele se sente motivado a continuar aprendendo ou, se for o caso, pode se esforçar para melhorar seu desempenho. É preciso ter cuidado com as palavras para não chatear o aluno mas, com um pouco de tato, oferecer feedbacks é um fator motivacional importantíssimo.

E aí, preparado para lidar com os nativos digitais e passar seus conhecimentos?

 

R$ 70 / h
Hugh G.
Barueri / SP
Hugh G.
5,0 (2 avaliações)
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Especialização: TOEIC ( (Test of English for International Communication) (Oxford londres)
PROFESSOR NATIVO (australiano) - Inglês, Espanhol, Francês, Italiano, Português (Método didático. inovador. diferente. prático)
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil