Se você quiser comprovar seu domínio sobre a língua espanhola em qualquer instituição séria, terá que apresentar o DELE. Oficialmente, o DELE é outorgado pelo Instituto Cervantes, em nome do Ministério da Educação, Cultura e Desporto da Espanha. A Universidade de Salamanca contribui para realização das avaliações.
Apesar de serem instituições da Espanha, o diploma é utilizado por diversos países, contemplando diversas variedades do espanhol. Não sei especificamente como é feita essa adaptação, mas do período em que morei na Espanha e convivi com diversos latino-americanos posso contestar que há grandes diferenças no vocábulo e sobretudo no modo de falar de chilenos, argentinos, dominicanos e equatorianos em relação aos espanhóis.
Uma dica para quem quer tirar o DELE é fazer a prova no Brasil, por meio de uma das sedes doInstituto Cervantes no Brasil. A correção por professores brasileiros ou por hispano hablantesque morem por aqui facilita a avaliação.
O DELE é atualmente regulamentado por dois decretos da realeza espanhola, um de 2002 e outro de 2008. Existem diversos níveis, em ordem crescente:
- DELE Nivel A1.
- DELE Nivel A2.
- DELE Nivel B1 (antigo nível Inicial).
- DELE Nivel B2 (antigo nível Intermedio).
- DELE Nivel C1.
- DELE Nivel C2 (antigo nível Superior).
Todos os anos, ocorrem três rodadas de provas, geralmente em maio, agosto e novembro. No Brasil, é possível realizar provas aqui em Brasília ou em São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Curitiba e Porto Alegre. Para fazer a inscrição, comece por este link no site do Instituto Cervantes (em espanhol).
Como funciona a prova do DELE
O DELE avalia tanto a sua capacidade de leitura/escrita quanto a compreensão auditiva e a fluência verbal. O nível de exigência para cada um desses itens varia de acordo com o nível do DELE.
A melhor dica para quem não sabe bem qual nível tentar é baixar e fazer os modelos de provas passadas do DELE. Neste link você encontra os PDFs das provas do DELE, o gabarito e até mesmo exemplos de áudios em mp3 das provas de compreensão auditiva do DELE.
O próprio Instituto Cervantes e seus centros associados oferecem cursos preparatórios para o DELE em vários países do mundo.
Se você vai levar adiante sua ideia de tirar o DELE, recomendo o seguinte roteiro: baixar e começar a fazer as provas, do nível mais básico ao mais alto, para só depois procurar um centro associado e se matricular em um curso preparatório. Depois, é só realizar a prova, obter seu certificado e enriquecer seu currículo com a proficiência no terceiro idioma mais falado no mundo, com mais de 500 milhões de falantes.
ESTOU ESPERANDO SEU CONTATO PARA COMEÇAR NOSSAS AULAS HOJE MESMO !!
Hugo Henrique - linugox@gmail.com