Como tirar o DELE – Diploma de Español como Lengua Extranjer
Por: Hugh G.
24 de Junho de 2015

Como tirar o DELE – Diploma de Español como Lengua Extranjer

Espanhol Língua Intermedio Cultura Provas Compreensão Básico D.E.L.E. Superior Latino Falar Español

DELE é um certificado de proficiência no idioma espanhol internacionalmente reconhecido.

Se você quiser comprovar seu domínio sobre a língua espanhola em qualquer instituição séria, terá que apresentar o DELE. Oficialmente, o DELE é outorgado pelo Instituto Cervantes, em nome do Ministério da Educação, Cultura e Desporto da Espanha. A Universidade de Salamanca contribui para realização das avaliações.

Apesar de serem instituições da Espanha, o diploma é utilizado por diversos países, contemplando diversas variedades do espanhol. Não sei especificamente como é feita essa adaptação, mas do período em que morei na Espanha e convivi com diversos latino-americanos posso contestar que há grandes diferenças no vocábulo e sobretudo no modo de falar de chilenos, argentinos, dominicanos e equatorianos em relação aos espanhóis.

Uma dica para quem quer tirar o DELE é fazer a prova no Brasil, por meio de uma das sedes doInstituto Cervantes no Brasil. A correção por professores brasileiros ou por hispano hablantesque morem por aqui facilita a avaliação.

O DELE é atualmente regulamentado por dois decretos da realeza espanhola, um de 2002 e outro de 2008. Existem diversos níveis, em ordem crescente:

  • DELE Nivel A1.
  • DELE Nivel A2.
  • DELE Nivel B1 (antigo nível Inicial).
  • DELE Nivel B2 (antigo nível Intermedio).
  • DELE Nivel C1.
  • DELE Nivel C2 (antigo nível Superior).

Todos os anos, ocorrem três rodadas de provas, geralmente em maio, agosto e novembro. No Brasil, é possível realizar provas aqui em Brasília ou em São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Curitiba e Porto Alegre. Para fazer a inscrição, comece por este link no site do Instituto Cervantes (em espanhol).

Como funciona a prova do DELE

O DELE avalia tanto a sua capacidade de leitura/escrita quanto a compreensão auditiva e a fluência verbal. O nível de exigência para cada um desses itens varia de acordo com o nível do DELE.

A melhor dica para quem não sabe bem qual nível tentar é baixar e fazer os modelos de provas passadas do DELE. Neste link você encontra os PDFs das provas do DELE, o gabarito e até mesmo exemplos de áudios em mp3 das provas de compreensão auditiva do DELE.

O próprio Instituto Cervantes e seus centros associados oferecem cursos preparatórios para o DELE em vários países do mundo.

Se você vai levar adiante sua ideia de tirar o DELE, recomendo o seguinte roteiro: baixar e começar a fazer as provas, do nível mais básico ao mais alto, para só depois procurar um centro associado e se matricular em um curso preparatório. Depois, é só realizar a prova, obter seu certificado e enriquecer seu currículo com a proficiência no terceiro idioma mais falado no mundo, com mais de 500 milhões de falantes.

 

ESTOU ESPERANDO SEU CONTATO PARA COMEÇAR NOSSAS AULAS HOJE MESMO !!

Hugo Henrique -  linugox@gmail.com

R$ 70 / h
Hugh G.
Barueri / SP
Hugh G.
5,0 (2 avaliações)
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Tradutor de Espanhol Espanhol para Adultos Espanhol - Aulas de Espanhol
Especialização: TOEIC ( (Test of English for International Communication) (Oxford londres)
PROFESSOR NATIVO (australiano) - Inglês, Espanhol, Francês, Italiano, Português (Método didático. inovador. diferente. prático)
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil