De quanto tempo preciso para aprender um idioma?     
Por: Hugh G.
18 de Junho de 2015

De quanto tempo preciso para aprender um idioma?    

Letras

Hoje em dia, com tanta preocupação em aumentar a velocidade da informação, o tempomuitas vezes parece ser o grande vilão.

Há algumas décadas, cursos de idiomas tradicionais, especialmente os que oferecem ensino de inglês e espanhol, têm obtido êxito na formação de estudantes de língua estrangeira. Uma aprendizagem sólida é almejada por todos aqueles que se propõem a estudar idiomas em cursos livres. Mas, atualmente, muitas promessas de aprendizagem a curto prazo estão sendo veiculadas por vários cursos. Então, a questão central para pensarmos é:

Vale a pena investir em propostas a curto prazo?

Para ajudar você a encontrar a melhor resposta para essa pergunta, resolvemos consultar oCOMMON EUROPEAN FRAMEWORK OF REFERENCE (CEFR), também conhecido comoQuadro Europeu Comum de Referência para Línguas, que é um material criado em 2001, por especialistas em ensino / aprendizagem de línguas estrangeiras, a partir de pesquisas na área de ensino de línguas europeias como o inglês e o espanhol, para orientar nossas sugestões.

O CEFR considera a aprendizagem de língua estrangeira em três áreas de comunicação:Compreensão (ouvir e ler); Fala (interação falada e produção falada) e Escrita. E, apresenta seis níveis de aprendizagem dos alunos ao estudarem uma língua estrangeira.

Nível Usuário
A1 Básico
A2
B1 Independente
B2
C1 Proficiente
C2

É fundamental conhecermos os níveis de aprendizagem propostos pelo CEFR para entendermos a quantidade aproximada de tempo necessária para mudar de um nível para outro.

Como o velho ditado diz: A pressa é inimiga da perfeição! Para fazer bem alguma coisa é preciso tempo, paciência e dedicação. A aprendizagem de uma língua estrangeira não é diferente. Você precisa utilizar o idioma até que seu cérebro crie mecanismos para internalizar e automatizar as estruturas linguísticas de outro idioma. Essa tarefa requer muitas horas de estudo. Por essa razão, o CEFR fez uma pesquisa sobre o número aproximado de horas de estudo guiado que um estudante necessita para atingir determinado nível.

A1 Cerca de 90 – 100 horas
A2 Aproximadamente 180 – 200 horas
B1 Aproximadamente 350 – 400 horas
B2 Aproximadamente 500 – 600 horas
C1 Aproximadamente 700 – 800 horas
C2 Aproximadamente 1.000 – 1.200 horas

Uma grande preocupação do CEFR é esclarecer que, embora a mudança de um nível para outro lembre a subida em uma escada, na qual a distância entre os degraus é a mesma, é importante entender que a aprendizagem é mais bem comparada à escalada de uma montanha, pois quanto mais alto você quiser subir, de mais prática (experiência) você vai precisar. Practice makes perfect. Isso justifica a necessidade de mais horas de dedicação e estudo para passar pelos níveis mais altos.

Além disso, o número de horas necessárias para cada aluno mudar de nível varia bastante e depende de alguns fatores:

  • idade e motivação;
  • conhecimento de mundo;
  • quantidade de estudo prévio e grau de exposição à língua fora da sala de aula; e
  • quantidade de tempo gasto com estudo individual.

Para ficar mais claro: um aluno que se matricula em um curso de 18 meses com 2 aulas por semana, cada uma com duração de uma hora e meia, tem de fato 216 horas de estudo. Isso, seguindo a tabela do CEFR, significa que esse aluno terminou apenas o ciclo básico. Ele está longe de “dominar” o idioma como provavelmente foi vendido a ele.

Portanto, nosso conselho é: leia e conheça as propostas de cada curso antes de se matricular e comprar o material didático. Procure conversar com pessoas que já se formaram erealmente dominam com segurança o idioma que você pretende estudar. Pergunte onde elas estudaram! Valorize seu tempo e seu dinheiro. É mais vantajoso investir um pouco mais em um curso que coloque você em contato com o idioma por mais tempo, e que lhe ofereça um ensino sólido.

Acreditamos que a escolha de um curso de idiomas deva ser feita com atenção e responsabilidade. Afinal, esse é um investimento financeiro que deve ser bem calculado!

Isso vale mais do que investir na possibilidade de entrar para a estatística de estudantes insatisfeitos e desmotivados que entram e saem de cursos livres que apresentam propagandas milagrosas e desrespeitosas. Você não precisa conviver com essa frustração!

Pesquise e invista seu dinheiro e seu tempo em um curso que apresente resultados satisfatórios! Estudar faz bem! Então, quanto mais, melhor!

 

ESTOU ESPERANDO SEU CONTATO PARA COMEÇAR NOSSAS AULAS HOJE MESMO !!

Hugo Henrique -  linugox@gmail.com

R$ 70 / h
Hugh G.
Barueri / SP
Hugh G.
5,0 (2 avaliações)
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Especialização: TOEIC ( (Test of English for International Communication) (Oxford londres)
PROFESSOR NATIVO (australiano) - Inglês, Espanhol, Francês, Italiano, Português (Método didático. inovador. diferente. prático)
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil