Expressões que você precisa saber para falar espanhol como P
Por: Hugh G.
11 de Setembro de 2016

Expressões que você precisa saber para falar espanhol como P

Espanhol Negócios Falar Léxico America Latina Aprender Espanhol Expressões

A estreia da segunda temporada de Narcos já aconteceu !!

A seguir, mostramos 9 palavras imprescindíveis para que você fale com um verdadeiro Patrón. (Pablito)

Se você ficou viciado na primeira temporada de Narcos, então sabe que a segunda já está no ar. Ahorita pues é hora de afinar o seu espanhol para saber que diabos está acontecendo! Eu aproveitei para preparar algumas palavras e frases que são usadas frequentemente na série que você possa admirar ainda mais o caráter de Don Pablo.

Porém, caso sejas uma das poucas pessoas que não assistiu a uma das mais famosas séries feitas sobre a Narcolombia, leia mais para conhecer uma área do léxico que é útil não apenas para negócios suspeitos, mas que também permeia muitas conversas coloquiais. Aviso aos navegantes: as frases seguintes não são para os mais fracos ou muito sensíveis.

1. PLATA O PLOMO

Seríamos tontos se escolhêssemos plomo, não é? Com o preço do peso do chumbo… A prata, afinal de contas, é um metal precioso e em muitos países latinos o dinheiro é assim chamado, porque a princípio ele era composto de moedas de ouro, prata e bronze. O bronze valia muito pouco e o ouro valia bastante, já a prata era abundante o que fez com que o nome perdurasse até hoje. Mas nós não queríamos falar disso sem o famoso uso que faz Pablo Emilio Escobar Gaviria desta frase. Usada quase sempre com as pessoas que quer chantagear, ela significa: ou pega o dinheiro e fica bien calladito, ou leva uma bala (de chumbo) entre o peito e as costas.

— “Ustedes eligen, ¿plata o plomo?"

2. M’IJO

Aqui está algo que não é ofensivo. Por fim um nome afetuoso, inclusive carinhoso, se me atrevo a dizer. M’ijo (ou mijo) é a contração de “mi" e “hijo", e em Narcos parecem ser todos relacionados por algum parentesco (e muitos são), de tanto m’ijo e m’ija para cá e m’ijito para lá. Se Pablo chama você de “m’ijo" significa que você pode ficar tranquilo… por enquanto.

— “Le va a tocar caminar, m’ijo."

babbel_flag Quer aprender a falar espanhol como Escobar? Então entre no nosso curso único gratuito aqui!

3. BILLETE(ICO)

Sabemos o que é um bilhete, mas bilhete na Colômbia e, mais concretamente no mundo dos narcos, é uma quantidade grande de dinheiro… E quando usam o término “billetico" fala-se de muito dinheiro, dito com um toque de ironia, claro.

—“Se ganó un billetico con esa vuelta."

4. GONORREA

Em Narcos, existem muitos insultos, alguns muito sonoros e criativos, simples ou compostos, e este é, sem dúvida, um dos insultos estrelados. Se você não sabe o que é gonorreia… boa sorte ao procurar no Google.

—“Gonorrea malparido usted no sabe con quién se acaba de meter".

5. COMA MIERDA

Que maneira tão amável de mandar alguém se alimentar.

Apesar da forma imperativa da expressão, o uso tão generalizado do usted na América Latina faz essa expressão soar como um convite formal na Espanha, algo como "Coma mierda, si es tan amable", ou em bom português: "tu poderias ser tão gentil e comer essa merda"?

— "Señor Escobar, necesitamos renegociar, ¿no?"

— "Coma mierda. Coma. Mierda."

6. PAISA

Assim são chamadas as pessoas de Antioquia e do Eixo Cafeeiro (Quindío, Risaralda e Caldas), que é a região em que está localizada Medellín, centro da série e da vida de Pablo Escobar. Um paisa é um compadre, alguém de sua terra, um parce, com dizem lá aos amigos.

— “(Reportera) Pablo Escobar ha sido llamado el -Robin Hood paisa-."

7. GRINGO (hijoeputa)

Estes dois adjetivos se podem usar juntos ou separados. Gringo, por outro lado, é a palavra usada para se referir aos norte-americanos, embora, na realidade, qualquer pessoa ligeiramente loira e não colombiana possa ser considerada gringa. Gringo hijoeputa é um insulto mais completo e, dito à velocidade adequada, fica muito mais sonoro e indiscutível, não acha?

— “Voy a pagar medio millón por cada agente de la DEA que se quiebre. Gringos hijoeputas."

8. PATRÓN

El patrón é o chefe. Se a esta altura você ainda não sabe o nome completo, o apelido e tudo mais, você não prestou atenção suficiente ao artigo.

— “Pues nosotros hacemos lo que diga el patrón y listo."

9. PENDEJO

Um pendejo seria alguém tonto, estúpido, covarde, de vida irregular e desordenada. É, na escala de insultos, o mais suave que Don Pablo poderia usar. Portanto, dê graças, m’ijo.

— “No te hagas el pendejo. Entrégame a tu primo y te dejaré vivir."

 

Quer aprender espanhol? El Patrón com certeza aprovaria ...........

 

R$ 70 / h
Hugh G.
Barueri / SP
Hugh G.
5,0 (2 avaliações)
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Tradutor de Espanhol Espanhol para Adultos Espanhol - Aulas de Espanhol
Especialização: TOEIC ( (Test of English for International Communication) (Oxford londres)
PROFESSOR NATIVO (australiano) - Inglês, Espanhol, Francês, Italiano, Português (Método didático. inovador. diferente. prático)
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.
em 11 de setembro de 2016

Quero fazer aulas de Espanhol - Vou ligar

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil