Intercâmbio ou curso de inglês, eis a questão   
Por: Hugh G.
18 de Junho de 2015

Intercâmbio ou curso de inglês, eis a questão  

Inglês Básico Intermediário Apoio Aprendizado Atividades Imersão English Trabalho Língua Cursos Dúvidas Intercâmbio

O que é intercâmbio?

De acordo com o dicionário, intercâmbio significa: “1. Troca, permuta. 2. Relações comerciais ou culturais entre países ou instituições”.

Em educação, definimos intercâmbio como um período de, aproximadamente, seis meses a um ano em que os estudantes passam estudando e, às vezes, trabalhando em outro país.

As pessoas, geralmente, ficam hospedadas em alojamentos das próprias instituições nas quais vão estudar ou em casas de família onde, às vezes, recebem alimentação. De qualquer forma, para fazer um intercâmbio, você vai precisar de uma boa quantia em dinheiropara pagar passagem aérea, seguro saúde, alimentação, matrícula/anuidade do curso a ser realizado, passagem local em ônibus ou táxi etc.

Segundo pesquisas recentes, o Brasil é um dos países que mais envia estudantes para os programas de intercâmbio, ocupando a 3ª posição mundial. O aumento de 20 a 25% na quantidade de pessoas fazendo intercâmbio em 2011 é uma realidade, segundo dados da Associação de Agências e Operadoras de Intercâmbio. Em 2010, foram 170 mil brasileiros participando de intercâmbios para diversos países, sendo os mais procurados os Estados Unidos, o Canadá, a Austrália, além de alguns países da Europa. A maioria dos intercâmbios são para países de língua inglesa.

Quais são as vantagens de fazer intercâmbio?

O intercâmbio é considerado uma experiência muito positiva, pois os estudantes têm a oportunidade de conhecer diferentes lugares, pessoas de diversas nacionalidades e culturas, além de aprimorar o idioma através do processo de imersão; ou seja, os alunos têm contato com o idioma vinte e quatro horas por dia em diferentes situações, por exemplo, no ônibus, na rua, no bar, no supermercado, no noticiário da televisão etc. Os estudantes vivenciam uma outra realidade, longe de tudo e todos que conhecem, o que lhes proporciona responsabilidade e autonomia.

É fato que o mercado de trabalho valoriza muito os candidatos que possuem experiências internacionais, mas essas experiências não se comparam à proficiência do idioma; ou seja, o conhecimento que uma pessoa tenha de uma língua estrangeira. Essa característica é considerada um diferencial inclusive nos programas de seleção de trainees.

O intercâmbio substitui as aulas de inglês ou espanhol?

Para fazer intercâmbio, uma pessoa deve ter, no mínimo, o nível básico ou intermediário em uma dessas línguas, para que possa acompanhar as aulas nas quais um desses idiomas seja a primeira língua. Então, o conhecimento prévio do idioma é fundamental. Sabe-se que a maioria das agências exige que os candidatos façam uma prova para verificar se o nível de conhecimento é suficiente para o intercâmbio desejado.

Há casos embaraçosos de pessoas que pensam saber inglês, por exemplo. Sem dar importância ao aprendizado nos cursos de idiomas, elas se aventuram num intercâmbio nos Estados Unidos. Aqui está um breve caso:

Um estudante brasileiro estava com muita fome a certa altura do dia. No shopping (mall), ele leu uma placa que dizia “restroom” e disse aos dois amigos que o acompanhavam: “Pessoal, vamos almoçar agora. A placa está indicando para que lado fica o restaurante”. Os amigos caíram na gargalhada. O caso é que restroom em português brasileiro é o banheiro ou lavaboe não restaurante.

Uma das vantagens de se ter aulas no curso é que os alunos têm a presença constante do professor para esclarecer as dúvidas e dar apoio ao aprendizado.

Outra vantagem é que, no curso de inglês, por exemplo, os alunos são expostos ao standard english; ou seja, o inglês padrão, oficial, correto, livre dos erros cometidos pelos nativos no uso diário da língua…

Explicando: durante o período do intercâmbio, apesar do fato de que uma pessoa poderá aprimorar sua fluência, não podemos esquecer que ela também vai conviver com os vícios de linguagem dos nativos da língua. Daí a importância do conhecimento prévio, para que essa pessoa faça a distinção entre o uso culto e formal do idioma e o seu uso coloquial (língua culta x língua coloquial). Esse conhecimento só pode ser adquirido através do estudo tradicional do idioma; ou seja, através do curso de língua estrangeira.

Portanto, intercâmbio não substitui aulas de língua estrangeira.

O que fazer: intercâmbio, curso, ou os dois?

Tanto o intercâmbio quanto o curso de língua estrangeira são investimentos de tempo e dinheiro que devem ser igualmente considerados para que uma pessoa possa alcançar seus objetivos de proficiência no idioma.

O intercâmbio complementa e lapida o aprendizado em sala de aula, que não pode jamais ser desprezado. Então, o melhor é fazer um curso da língua estrangeira do país para o qual você pretenda fazer um intercâmbio.

As duas atividades combinadas – aulas no curso e intercâmbio – com o esforço e a dedicação dos estudantes são igualmente importantes para o sucesso do aprendizado de uma língua estrangeira.

 

ESTOU ESPERANDO SEU CONTATO PARA COMEÇAR NOSSAS AULAS HOJE MESMO !!

Hugo Henrique -  linugox@gmail.com

R$ 70 / h
Hugh G.
Barueri / SP
Hugh G.
5,0 (2 avaliações)
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Essays Inglês para ENEM Gramática em Inglês
Especialização: TOEIC ( (Test of English for International Communication) (Oxford londres)
PROFESSOR NATIVO (australiano) - Inglês, Espanhol, Francês, Italiano, Português (Método didático. inovador. diferente. prático)
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil