Metodologia ideal no ensino de idiomas para crianças
Por: Hugh G.
20 de Julho de 2016

Metodologia ideal no ensino de idiomas para crianças

Letras
Muitos pais buscam maneiras para que seu filho, desde cedo, aprenda um novo idioma. Mas existem muitas dúvidas e questionamentos sobre a metodologia de ensino de uma nova língua para a criança. Por esse motivo, separamos algumas dicas e conselhos sobre o que é fundamental no ensino de inglês ou outro idioma para crianças:
Qual é a idade ideal para a criança aprender um novo idioma?

Não existe uma idade certa para aprender um novo idioma. O que existe são fases da vida em que uma pessoa tem mais facilidade para aprender uma língua estrangeira.

O período da infância é a melhor época da vida para estudar um idioma estrangeiro, pois, nessa época, a criança está desenvolvendo sua fala, conseguindo aprender pronúncias muito mais rápido do que um adulto. A partir dos quatro anos de idade, uma criança já é capaz de assimilar e reproduzir dois ou mais idiomas. Mas atente para o fato de que cada criança tem seu ritmo de aprendizado que deve ser respeitado.

Quais técnicas podem ser usadas para ensinar um novo idioma?

A metodologia de ensino de idiomas para crianças envolve algumas técnicas para que o aprendizado seja eficaz.

  • Repetição

Para que uma criança fixe novas informações, ela precisa que o conteúdo seja constantemente repetido. Conforme forem sendo gravadas as novas palavras, as crianças passarão, com confiança, a reproduzi-las no dia a dia. Nessa etapa do processo é essencial que se use de muita criatividade. Dessa maneira, o ensino de um novo idioma não se tornará monótono para a criança.

Profissionais capacitados estão aptos para esse processo, pois, com a experiência de atividades anteriores, eles já sabem quais atividades aplicar para despertar a curiosidade dos pequenos.

  • Interatividade

As aulas para as crianças devem ser comunicativas e lúdicas, para que a criança se envolva. Algumas ideias interessantes e diferentes, para interagir com as crianças de forma divertida, é o “Cooking Classes” (aulas de cozinha) e festas culturais. Dessa maneira, o aluno vivencia a cultura e quer, cada vez mais, experimentar o idioma aprendido.

Em escolas de idiomas, profissionais especializados estão preparados para o ensino com aulas interativas. Através de jogos, apelos visuais, materiais atualizados, aulas práticas, multidisciplinaridade e dinâmicas em grupo, os pequenos aprendem na prática e têm a oportunidade de aplicar o idioma aprendido. Além disso, os materiais que serão usados são criados especialmente para cada idade, organizados de maneira em que o aluno sempre aprenda algo novo e aplique o que já conhece.

Como acompanhar o aprendizado de novos idiomas para criança?

É muito importante que a criança seja constantemente avaliada, para entender como está sendo sua relação com o novo idioma, mas também como é a sua percepção diante de um novo mundo. Avalia-se o nível de idioma, mas também sua maturidade.

Além disso, os profissionais envolvidos com o aprendizado devem estar preparados para trabalhar com a educação e as necessidades emocionais de cada faixa etária. Dessa maneira, o aprendizado de um idioma estrangeiro se torna mais eficaz.

Através de uma nova língua são também ensinados conceitos que cooperam com o processo cognitivo, emocional, psicológico e social da criança. É por isso que se faz tão importante sempre renovar os processos, para que o aprendizado seja inovador, atraente, divertido e, principalmente, efetivo.

R$ 70 / h
Hugh G.
Barueri / SP
Hugh G.
5,0 (2 avaliações)
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Especialização: TOEIC ( (Test of English for International Communication) (Oxford londres)
PROFESSOR NATIVO (australiano) - Inglês, Espanhol, Francês, Italiano, Português (Método didático. inovador. diferente. prático)
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil