Motivos para estimular o debate em sala de aula
Por: Hugh G.
18 de Junho de 2015

Motivos para estimular o debate em sala de aula

Letras
 
O maior desafio dos professores é encontrar estratégias que motivem os alunos a participarem da aula e a estudarem mais. Muitos deles têm receio de falar em público e de exporem as opiniões e, por isso, é muito importante que pratiquem essa habilidade, um grande diferencial no universo profissional.

 

O debate potencializa a capacidade de reflexão e de construção de argumentação embasada sobre determinado assunto. Assim, a prática fará com que a pessoa extraia bons resultados do debate, aumentando as habilidades citadas.

 

A maior parte dos alunos tende a acreditar que os debates são fundamentais para fazer com que eles percebam a relevância dos assuntos ministrados em sala de aula. Além disso, entendem que "debater" não implica brigar com os colegas, mas a exposição de argumentos sólidos, capazes de fazer com que as pessoas que pensem de maneira contrária mudem de opinião.

 

Assim, confira uma espécie de guia para aplicar debates na sala de aula de maneira funcional:


1 - Faça uma lista com temas 
propostos para a discussão e peça que os alunos façam uma votação. Após isso, o mais votado será o escolhido para que a sala discuta e reflita sobre as questões que o envolvem.

 

2 - Estimular que os alunos façam anotações sobre os pontos que concordam e discordam ditos pelos colegas de classe, para gerar um debate com a maior quantidade de conteúdos possíveis. Para que eles se sintam mais a vontade para falar, comece a discussão expondo seu ponto de vista.

 

3 - Você deve incentivar os alunos a avaliarem todos os argumentos, para que considerem se realmente permanecerão com a mesma opinião. O debate muitas vezes amplia os horizontes das pessoas e faz com que elas assumam uma nova postura frente a determinado assunto após argumentar sobre o mesmo.

 

R$ 70 / h
Hugh G.
Barueri / SP
Hugh G.
5,0 (2 avaliações)
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Especialização: TOEIC ( (Test of English for International Communication) (Oxford londres)
PROFESSOR NATIVO (australiano) - Inglês, Espanhol, Francês, Italiano, Português (Método didático. inovador. diferente. prático)
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil