O mito do bebê bilingue
Por: Hugh G.
31 de Julho de 2016

O mito do bebê bilingue

Letras

O cérebro é um órgão extremamente maleável.

Desde o nascimento até a velhice se desenvolve, se adapta, aprende e reaprende, mesmo depois de ter sofrido algum ferimento. A linguagem é um componente essencial para compreender como o cérebro funciona ao longo da vida. Mas assim como o próprio cérebro, a ciência ainda não tem uma visão completa de como a linguagem opera sua magia sobre essas vias neurais.

Aquela velha crença de que os bebês que são expostos a mais de um idioma se tornariam confusos, menos inteligentes ou mesmo esquizofrênicos caiu por terra (sim, as pessoas realmente acreditavam nisso). Nos últimos anos, o pêndulo vem oscilando em direção oposta. Livros e artigos chamados bilíngues transformariam qualquer criança em mini-gênio em um simples passe de mágica.

Dezenas de estudos frequentemente citados na imprensa alegam que, entre outras coisas, aprender duas línguas na infância melhoraria toda uma série de habilidades cognitivas, fazendo com que o cérebro tornasse mais hábil para alternar tarefas, desde experiências ativas em salas de aula a lembrar de fatos. Sugerem que o uso e o aprendizado de duas línguas deixariam as crianças mais inteligentes.

Porém, quando a jovem pesquisadora bilíngue Angela de Bruin debruçou-se sobre esses estudos, de maneira bem detalhada, descobriu que frequentemente essas vantagens todas apresentadas de formas conclusivas, na verdade não eram. O exagero em volta do bilinguismo e o discurso de que bilíngue é melhor materializou-se (com razão), mas sua conclusão foi que os benefícios não foram tão precisos ou abrangentes tanto o quanto foi propagado.

Não é possível medir as vantagens relacionadas às habilidades cognitivas na infância daqueles que cresceram em contato com um ou mais línguas, mas, com certeza sabe-se que a vantagem mais significante é que permitirá que o cérebro permaneça saudável à medida que envelhece.

 

R$ 70 / h
Hugh G.
Barueri / SP
Hugh G.
5,0 (2 avaliações)
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Especialização: TOEIC ( (Test of English for International Communication) (Oxford londres)
PROFESSOR NATIVO (australiano) - Inglês, Espanhol, Francês, Italiano, Português (Método didático. inovador. diferente. prático)
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.
em 20 de agosto de 2016

quero educar meus filhos desse jeito !

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil