Os 7 pecados do péssimo professor de Inglês
Por: Hugh G.
24 de Agosto de 2016

Os 7 pecados do péssimo professor de Inglês

Letras

Todos os professores sabemos que o aluno responde só por metade do SUCESSO do aprendizado de idiomas.

A outra metade é formada por tudo que é externo a ele: professor, metodologia usada, ambiente. Por isso, é preciso avaliar bem quem você escolhe para ajuda-lo na empreitada de ser fluente no idioma. Veja alguns indicadores de que é hora de trocar de professor:

1- Planejamento zero

Muitos professores ainda confundem aula com livro. Se o único recurso que seu professor usa é o livro, e, quando a aula começa, ele faz a clássica pergunta “onde paramos” pode ser que ele não esteja dedicando tempo à preparação da aula. Planejamento deve levar em conta o material, mas também os alunos. O ideal é que ele traga também um pouco do universo do aluno para a sala de aula porque nem sempre o livro faz isso.

2- Sem estímulo para que o aluno fale

O aprendizado de uma língua envolve 4 habilidades: escrita, leitura, compreensão oral e fala. A fala é a habilidade mais desafiadora. Bons professores sabem que não devem falar mais do que 20% do tempo da aula. É a regra geral. Afinal é o momento certo e o ambiente seguro para praticar e ser corrigido.

3- Nada de cobrança por empenho

Bons professores checam a evolução de seus estudantes periodicamente e criam mecanismos de motivação para eles. Eu vejo semelhança na relação entre líder e subordinado. Mau sinal é o professor não demonstrar a mínima preocupação com seu desempenho.

4 - Ensino da língua... e só

A língua é parte da cultura. Esta, por sua vez, reúne costumes, expressões não verbais, culinária, música, etc. Perdem pontos os professores que deixam de lado estes outros aspectos.

5- Ele deixa o aluno falar de qualquer jeito

Quem domina o idioma tem fluência (naturalidade e ritmo) e precisão (falar corretamente). Pecar na correção, tanto para mais quanto para menos, atrapalha a evolução. O nível de conhecimento do aluno é que deve nortear o volume de correções que o professor deve fazera. Quanto mais iniciante, menos correção e vice-versa.

6 - Atrasos e faltas

Estas são as principais razões objetivas de descontentamento de alunos. Professor que falta sem motivos, não respeita seus alunos.

7- Nunca se atualiza

A língua é viva e, portanto, muda com o passar dos anos. Ignorar este aspecto é estagnar-se como professor.  Além disso, bons professores estão sempre em  busca de métodos, recursos e ferramentas novas para estimular seus alunos e acelerar o seu aprendizado.

 

R$ 70 / h
Hugh G.
Barueri / SP
Hugh G.
5,0 (2 avaliações)
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Especialização: TOEIC ( (Test of English for International Communication) (Oxford londres)
PROFESSOR NATIVO (australiano) - Inglês, Espanhol, Francês, Italiano, Português (Método didático. inovador. diferente. prático)
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil