Para quem sonha em estudar na Universidade Yale - USA
Por: Hugh G.
21 de Julho de 2016

Para quem sonha em estudar na Universidade Yale - USA

Letras

Conheça a história da universidade e saiba como funciona seu processo seletivo.

A Universidade Yale – a 3ª instituição de ensino superior mais antiga dos Estados Unidos – está entre as 10 melhores do mundo, segundo os rankings universitários das publicações britânicas Times Higher Education (THE) e QS. A sua origem remonta à década de 1640, quando clérigos coloniais queriam criar uma faculdade para preservar a tradição da educação liberal europeia. Sua fundação, de fato, aconteceu em 1701. A instituição hoje integra à Ivy League (grupo que reúne as oito universidades de mais prestígio dos EUA) e possui mais de 11.800 alunos – sendo 5.400 de graduação e o restante de pós – oriundos de 108 países.

Passaram pela universidade cinco ex-presidentes americanos (dentre eles George Bush pai e filho, e Bill Clinton), além de dezenas de líderes mundiais e 49 ganhadores do prêmio Nobel. Ficou interessado?

Veja a seguir um guia com as principais informações publicadas no site para quem deseja estudar em Yale:

PROCESSO SELETIVO

O processo seletivo de Yale segue o padrão da maioria das universidades nos EUA e envovle a realização de testes padronizados e de proficiência em inflês, análise de currículo acadêmico, envio de cartas de recomendação e essays (redações). Não há uma pontuação mínima necessária para garantir vaga. Contudo, para a turma de calouros mais recente as notas menores foram 710 no SAT de 800 pontos possíveis; e 32 no ACT dos 36 pontos. Para ser aceito, os candidatos devem fazer a inscrição diretamente na escola, faculdade, ou programa de sua escolha: Yale College para cursos de graduação, a Escola Superior de Artes e Ciências para programas de pós, ou uma das escolas profissionais. 

BOLSAS DE ESTUDO

Yale concede ajuda financeira baseada na renda familiar do aluno. Cada escola tem seus próprios procedimentos para pedido de assistência financeira ou bolsas de estudo. Segundo a universidade, cerca de 55% dos estudantes recebem algum tipo de auxílio. 

A VIDA (COMO ELA É MESMO) EM YALE

As aulas – As universidades norte-americanas são reconhecidas também pela flexibilidade da grade curricular dos cursos de graduação. Os estudantes devem cumprir requerimentos (por exemplo: duas aulas da área de humanas, duas de ciências, etc), mas podem escolher as disciplinas que mais lhe interessam. 

Transições históricas – Yale tem 313 anos de história e teve apenas 23 presidentes. Assim, as transições de gestão são marcantes. 

Moradias estudantis – Em Yale, assim como em Hogwarts (a famosa escola do filme Harry Potter), os alunos passam por um sorteio para escolher em qual casa irão morar até o final da faculdade.

Old Campus – Cada aluno de Yale é designado a um dos 12 residential colleges da universidade, mas, em geral, eles só passam a ocupá-los a partir do 2º ano de graduação. No primeiro ano, a grande maioria mora no Old Campus, um espaço em que cada prédio é destinado a um ou dois residential colleges. Dica: More no Lanman Wright Memorial Hall. 

Possibilidade de pesquisa – Antes de optar por uma instituição de ensino, muitos alunos se perguntam sobre as possibilidades de pesquisa oferecidas. Em Yale, para fazer pesquisa, basta querer. Todos os alunos têm acesso à pesquisa em qualquer área, seja em Exatas, Biológicas, Ciências Sociais, Humanas etc. Para conseguir fazer pesquisa aqui, basta que você esteja interessado. Existem vários caminhos, desde aplicar pra um emprego em alguma posição de pesquisa até o jeito mais comum, que é literalmente mandar um e-mail para o professor ou professora que faz pesquisa na área de que você deseja. 

Férias – Pensa que as férias são para descansar? Aproveite a ausência de aulas para fazer pesquisas no CERN (European Organization for Nuclear Research), o maior laboratório de física de partículas do mundo. 

Atividades extracurriculares – As atividades extracurriculares são parte fundamental da graduação no exterior. No vídeo a seguir, Bárbara contam como funcionam alguns dos grupos de Yale.

Atividades culturais – Por fim, nem só de aulas e de pesquisa vivem os estudantes. A vida cultural dentro do campus é riquíssima. Há bandas, corais, grupos de dança e de teatro e muito mais!

Inscreva-se agora para a Yale Young global Scholars! - A Universidade Yale, está oferecendo uma bolsa de estudo para estudantes brasileiros do ensino médio. É para o Yale Young Global Scholars Program (YYGS), um programa que reúne estudantes do ensino médio do mundo todo em Yale para cursos de duas semanas sobre assuntos como política, direito, economia, tecnologia, inovação e empreendedorismo.

 

Site: http://globalscholars.yale.edu/

 

R$ 70 / h
Hugh G.
Barueri / SP
Hugh G.
5,0 (2 avaliações)
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Especialização: TOEIC ( (Test of English for International Communication) (Oxford londres)
PROFESSOR NATIVO (australiano) - Inglês, Espanhol, Francês, Italiano, Português (Método didático. inovador. diferente. prático)
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil