Terceira Idade - Dispara procura por cursos de inglês
Por: Hugh G.
07 de Agosto de 2016

Terceira Idade - Dispara procura por cursos de inglês

Letras

Acreditando na capacidade de aprender, do idoso, o projeto extensionista “Universidade Aberta para a Terceira Idade”, da Universidade Estadual de Ponta Grossa, inseriu, em 2005, a disciplina de Língua Inglesa, como parte das atividades ofertadas ao grupo da terceira idade, da cidade de Ponta Grossa, Paraná.

As pessoas pertencentes ao grupo da terceira idade desejam, podem e são amparadas pela legislação brasileira, a permanecerem ativas e independentes, tendo em vista que essa é uma fase natural da vida com possibilidades de mudanças e de realizações pessoais como outra qualquer. Para que isso acontecer, porém, é necessário conceder-lhes o apoio e os meios necessários para tal. Além disso, aprender coisas novas, buscar informações, e rever desafios leva o idoso a ter uma melhoria na qualidade de vida.

Em vista disso, cresce a preocupação com temas relacionados à terceira idade. Prova disso são os programas oferecidos pelas instituições de ensino superior através da Universidade Aberta para a Terceira Idade. Os programas para a terceira idade oferecem as mais variadas atividades, permitindo, ao idoso, maiores perspectivas de inserção social, além de melhorar consideravelmente sua qualidade de vida – física, intelectual e cultural. Um dos temas mais importante é propiciar aos idosos, ambientes em que eles se sintam bem, atingindo, assim, os objetivos de torná-los produtivos, incentivando a sua criatividade e o seu potencial individual.

O Estatuto do Idoso (Art. 21 da Lei nº 10.741/2003), estabelece que cabe ao Poder Público criar oportunidades, aos idosos, de acesso à educação, adequando currículos, metodologias e material didático aos programas educacionais a eles destinados. Para atender a essa regulamentação, o projeto extensionista Universidade Aberta para a Terceira Idade (UATI), da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), vem ofertando ao grupo da terceira idade, desde 2005, a disciplina de Língua Inglesa. Aprender um segundo idioma é importante para qualquer ser humano; sendo que, para o idoso, é mais importante ainda, como revela uma pesquisa, realizada por uma equipe de psicólogos, da Universidade York, Canadá, divulgada na Revista Veja (2004-p.96), que investigou a importância da leitura e do estudo para o aperfeiçoamento pessoal.

A pesquisa demonstrou que os jovens e os bilíngues alcançaram melhores resultados, pois “...quem aprende um segundo idioma retarda, em muitos anos, os efeitos do envelhecimento no cérebro.” Desse modo, as disciplinas de línguas estrangeiras já são ofertadas, há alguns anos, nas instituições de ensino superior, vinculadas aos programas de extensão, específicos para o idoso.
Cabe, pois, ao professor, criar condições para isso acontecer, seja com materiais didáticos e/ou com atividades/situações de interesse real para os alunos. A idéia de ensinar para a comunicação não é nova; ela tem aparecido implícita e explicitamente, nas formulações metodológicas de muitos autores. O clima intelectual que envolve o ensino de língua estrangeira tem apelo comunicativo. Exemplo disso são os inúmeros livros didáticos que utilizam a abordagem comunicativa.

A abordagem comunicativa constitui-se, para a maioria dos alunos, um fator de motivação, uma vez que otimiza os resultados de aprendizado da língua estrangeira, no qual as barreiras afetivas do aluno devem ser baixadas para que o aprendizado possa, de fato, ocorrer. Num primeiro momento, a preocupação foi maior com o próprio aluno, sujeito e agente, no processo de formação, através de língua estrangeira. Todos vivem tentando implementar planejamentos de cursos e de currículos comunicativos nas salas de aula, de língua estrangeira, mas sabe-se muito bem que os problemas não terminam, quando conteúdos e experiências são selecionados e esquematizados em unidades.

A questão do ensino comunicativo se torna ainda mais necessária de ser compreendida pelo professor, quando aplicada a uma clientela nova e com características próprias, como é o caso da terceira idade. Assim sendo, com o grupo de terceira idade existe uma preocupação especial, em preparar material didático específico, que realmente atenda aos interesses do grupo. Os temas e as atividades, utilizados nas aulas, são conduzidos de forma a motivar o aluno a comunicar-se. A gramática e o vocabulário são contextualizados de acordo com o interesse do grupo; sendo que, embora o planejamento das aulas priorize a habilidade oral, a compreensão oral e escrita também é contemplada nesse processo.

Como material de apoio, estão sendo utilizados jogos, música, filmes, entre outros; sendo que a prática de sala de aula, em grupos convencionais, demonstra que esse tipo de material representa um importante fator motivacional. Dessa forma, foram desenvolvidos materiais específicos para o grupo da terceira idade, utilizando-se o lúdico e filmes para esse fim.
Atividades lúdicas são usadas com a finalidade de avaliar a aprendizagem e de reforçar conteúdos linguísticos. Regras de jogos tradicionais – cartas, memória, bingo, etc., foram utilizadas, em material desenvolvido para esse segmento etário, mostrando-se bastante eficaz.

As atividades com filmes são elaboradas a partir de filmes clássicos como Ben-Hur, E o Vento Levou, Casablanca, dentre outros, são utilizados na prática docente, para motivar os alunos a aprenderem a língua, bem como para resgatar o conhecimento sobre os grandes clássicos do cinema. Constitui, inclusive, como elemento de nostalgia, pois esses filmes fizeram parte de momentos importantes, na vida de grande parte das pessoas dessa faixa etária, propiciando-lhes maior interesse pelo assunto e, consequentemente, facilitando o processo de ensino. 

 

R$ 70 / h
Hugh G.
Barueri / SP
Hugh G.
5,0 (2 avaliações)
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Especialização: TOEIC ( (Test of English for International Communication) (Oxford londres)
PROFESSOR NATIVO (australiano) - Inglês, Espanhol, Francês, Italiano, Português (Método didático. inovador. diferente. prático)
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.
em 10 de agosto de 2016

vou recomendar esse curso !!

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.
em 10 de agosto de 2016

vou recomendar esse curso !!

Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil