Você passaria na etapa da entrevista de emprego em inglês?
Por: Hugh G.
18 de Junho de 2015

Você passaria na etapa da entrevista de emprego em inglês?

Letras

Se você está no grupo de brasileiros que responderiam a essa pergunta com a frase “Até consigo me virar na hora de escrever, mas na hora de falar… eu travo.”, acredite: você pertence a um percentual altíssimo da população brasileira.

 

Estudos como o apresentado recentemente no jornal O Globo mostram que a maioria dos brasileiros não fala inglês; somente 5% dominam, de fato, o idioma, segundo uma pesquisa do British Council. E o mais intrigante é que esse número não combina com as necessidades de um país que, em breve, sediará eventos internacionais como a Copa do Mundo, em 2014, e as Olimpíadas, em 2016.

Então, o que você está esperando para se matricular em um curso de inglês onde você possa aprender a dominar o idioma e parar de simplesmente tentar “se garantir” em uma provinha escrita para conseguir aquele tão sonhado emprego?

Mas tenha muito cuidado. Não se deixe enganar por falsas promessas. Desconfie do que pode parecer fácil demais! Aprender um idioma demanda dedicaçãoinvestimento epaciência. Por essa razão, o número de horas de estudo é essencial para quem deseja dominar uma segunda língua.

E por falar em dominar um idioma, você sabia que, em pleno século XXI, ainda há muitos cursinhos no Brasil onde os alunos só ouvem a voz do seu professor e passam aulas e aulas traduzindo tudo como se fossem dicionários? Você realmente acha que esse é o melhor caminho para aprender inglês? É claro que não. Todos precisamos de desafios, uma metodologia que estimule nosso cérebro a elaborar perguntas, criar mecanismos para adaptar as estruturas gramaticais já conhecidas a várias situações do nosso dia a dia. E não pense que a repetição não é importante! Repetir faz parte da aprendizagem. É assim que aprendemos o português quando começamos a falar. Primeiro, repetíamos o que nossos pais e amigos diziam, repetíamos bastante, e só depois, quando nosso cérebro já tinha dominado determinadas estruturas da língua, é que passávamos a elaborar outras frases, tornando-nos mais independentes.

Então, busque estudar em um curso de idiomas sério; que apresente ótimos resultados. Estude onde você possa ter a oportunidade de desenvolver as quatro habilidades comunicativas: ouvir, falar, ler e escrever. Afinal, ouvir e compreender nativos da língua inglesa é importantíssimo para dominarmos esse idioma tão apreciado no mundo dos negócios.

E, como o ideal é unir o útil ao agradável, escolha um curso onde você aprenda inglês e, ao mesmo tempo, sinta-se bem; onde você tenha contato com o idioma através de recursos tecnológicos de última geração que possam oferecer a você o que há de mais atual na língua inglesa. Hoje em dia, há cursos que oferecem até aplicativos personalizados para seu computador ou tablet, o que estimula a aprendizagem do idioma em qualquer lugar que você esteja.

Em agosto de 2012, a revista Veja publicou uma matéria dedicada à importância de se aprender inglês e às vantagens que essa aprendizagem traz tanto para a vida pessoal quanto para a profissional. Saber inglês dá acesso a novos conhecimentos, e isso faz bem à vida.

Já no âmbito profissional, segundo dados da própria revista, quem fala inglês bem, pode receber entre 30% a 50% a mais do que os profissionais que não dominam esse idioma. Logo, se você é uma das pessoas a quem nos referimos no início desse texto, pense na quantidade de benefícios dos quais você poderá desfrutar se dominar o inglês.

Além disso, se você tem intenção de participar de algum processo de seleção, saiba que, em várias empresas multinacionais e nacionais no Brasil, a entrevista oral em inglês, por telefone e sem agendamento prévio, tem sido, cada vez mais, uma etapa importante do processo seletivo eliminatório. Por isso, é necessário se comunicar em inglês tanto ouvindo e compreendendo o que se ouve ou lê quanto escrevendo.

Mesmo assim, alguns candidatos a vagas para as quais o inglês é um dos requisitos ainda creem que serão escolhidos mesmo se comunicando na base da “embromation”. Situação delicada e que, segundo a matéria de O Globo, pode vir a “queimar” a imagem do profissional no mercado de trabalho.

 

ESTOU ESPERANDO SEU CONTATO PARA COMEÇAR NOSSAS AULAS HOJE MESMO !!

Hugo Henrique -  linugox@gmail.com

R$ 70 / h
Hugh G.
Barueri / SP
Hugh G.
5,0 (2 avaliações)
Identidade verificada
  • CPF verificado
  • E-mail verificado
1ª hora grátis
Especialização: TOEIC ( (Test of English for International Communication) (Oxford londres)
PROFESSOR NATIVO (australiano) - Inglês, Espanhol, Francês, Italiano, Português (Método didático. inovador. diferente. prático)
Cadastre-se ou faça o login para comentar nessa publicação.

Confira artigos similares

Confira mais artigos sobre educação

+ ver todos os artigos

Encontre um professor particular

Busque, encontre e converse gratuitamente com professores particulares de todo o Brasil